Para onde viajar em setembro?

É setembro. As férias escolares já acabaram, a alta temporada passou, as temperaturas estão amenas e começa uma das melhores épocas para viajar. Aproveite os preços mais baratos e os atrativos turísticos mais vazios para sair da rotina e usufruir do mundo que te espera. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te ajuda a decidir para onde viajar em setembro. 

Espanha - Caminho de Santiago de Compostela 

Qualquer destino na Europa está na sua época ideal em setembro. Por que não, então, visitar vários países de uma vez? Santiago de Compostela, na Espanha, é um destino que oferece essa variedade. Existem diversos caminhos espalhados pela Europa que levam até ele, seguindo a tradição do século IX, quando peregrinos caminhavam rumo à Catedral de Compostela em busca das relíquias do apóstolo Santiago Maior.

O Caminho Francês é atualmente o que conta com melhor infraestrutura, sendo, portanto, o mais procurado. Nele, você sai do vilarejo francês Saint Jean de Pie de Port e percorre mais de 100km até o seu destino final. O Caminho do Norte, por sua vez, é a rota que te enfia no meio das lindas e misteriosas florestas espanholas para chegar a Compostela. Já o Caminho da Costa lusitano inicia-se em Portugal e vai descendo a costa ibérica, oferecendo uma ótima vista do outro lado do Oceano Atlântico. Todos os roteiros são autoguiados, para que você possa desfrutar deles no seu próprio tempo.

Confira aqui os roteiros para o Caminho de Santiago de Compostela.

França - Tour du Mont Blanc

O Tour do Mont Blanc também é uma ótima opção para quem quer ir à Europa e não ficar restrito a um único país. Esse trekking de referência no mundo inteiro atravessa França, Suíça e Itália, sendo definido apenas pelos limites dos Alpes. O campo-base para a expedição é a cidade francesa de Chamonix, considerada a capital mundial da vida ao ar livre. Nesse roteiro, você conhecerá tantos picos nevados que até começará a distinguir as tonalidades de branco!

Mas claro que todos as excepcionais vistas panorâmicas que você já está imaginando não virão de graça. São, em média, 6 horas de caminhada todos os dias, com cerca de 1000m de subida e de descida em trilhas irregulares e íngremes. Para aproveitar esse roteiro ao máximo, tenha certeza de se preparar com meses de antecedência, fazendo exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. 

Confira aqui o roteiro para o Trekking Tour du Mont Blanc.

Croácia

Na Croácia, a história é um pouco diferente. O foco é em apenas um país, mas o que ele tem para oferecer de natureza e cultura é certamente mais do que você consegue apreender em apenas uma viagem! Entre seus parques nacionais com lagos cor de esmeralda, cidades imperiais com um tom de medieval e pequenos vilarejos à beira do Mar Adriático, é difícil decidir qual a verdadeira estrela dos roteiros croatas. 

Além de visitar apenas a Croácia, você também tem a opção de fazer um roteiro conjugado com Eslovênia, Praga ou com os Balcãs. Nessa última opção, além do passeio por terra, um cruzeiro que passa pela costa da Dalmácia, região que une Croácia, Bósnia e Montenegro, também estará à sua disposição. É uma oportunidade única de conhecer ilhas paradisíacas de primeira categoria.

Confira aqui nossos roteiros para a Croácia.

Egito

É difícil dissociar o Egito de cenários áridos e quentes. Afinal, sua proximidade com o maior deserto do mundo não pode ser simplesmente ignorada. Mas o fato é que, em setembro, todo esse calor dá uma maneirada, e a ideia de ficar horas exposto ao sol observando pirâmides se torna mais agradável. 

Não tem como fugir da rota tradicional de turismo quando se trata de Egito. Mas, afinal, quem iria querer fazer isso? A cidade de Cairo, com suas Pirâmides e Esfinge de Gizé; o Vale dos Reis, local onde foram encontradas dezenas de tumbas de faraós; a cidade de Luxor, da onde parte o nosso cruzeiro que percorre o Rio Nilo… É cultura milenar até onde a vista consegue alcançar. Aproveite a época favorável para esquecer de si mesmo e apreciar tudo que está ao seu redor.

Confira aqui nossos roteiros para o Egito.

Peru

O hemisfério sul também está em uma de suas melhores épocas para receber turistas. No Peru, por exemplo, setembro representa o começo do fim da época de seca que se iniciou em maio. E para um destino que se baseia tanto em atividades ao ar livre, é de grande importância ter um céu azul sobre a sua cabeça para acentuar a beleza de paisagens que já são tão magníficas e não prejudicar os passeios que você planejou em fazer. 

Dentre todos os atrativos que o Peru oferece, Machu Picchu certamente é aquele de maior destaque: o desfiladeiro inca está a meio caminho entre a Cordilheira dos Andes e a Floresta Amazônica, oferecendo visuais lindos e intrigantes. Mas existem outras regiões peruanas que podem ser de seu interesse, como é o caso do Lago Titicaca, da Cordilheira Blanca e da própria capital do país, Lima

Confira aqui nossos roteiros para o Peru.

Brasil
Pará

A época da seca, que atinge seu ápice no período que vai de setembro a dezembro no Norte do Brasil, também é ideal para quem quer visitar o Pará e conhecer todos aqueles cenários de praias com areias branquinhas e caminhos de águas cristalinas. Esse também é um ótimo destino para quem quer ter uma experiência genuinamente amazônica sem ter que escolher entre selva ou civilização, já que existe uma maior integração entre ambos. 

Belém, capital do estado, é um caldeirão de influências europeias e indígenas, apresentando um mosaico interessante de arquitetura, gastronomia e artesanato. A Ilha de Marajó é famosa por ser a maior ilha flúvio-marítima do mundo, e é nos seus campos inundáveis onde a maioria dos mamíferos da ilha prosperam. Alter do Chão, por fim, é um destino que surpreende os turistas por ser comparável às praias nordestinas ou cariocas, mas que ainda está longe da fama que essas têm. 

Confira aqui nossos roteiros para o Pará.

Jalapão

O Jalapão é bom de conhecer o ano inteiro, mas setembro guarda uma vantagem especial: é nessa época que ocorre a colheita do capim dourado, uma jóia rara e exclusiva da região. Você é convidado a participar da colheita e, depois, a apreciar as maravilhas artesanais que a Comunidade da Mumbuca consegue fazer com esse produto. São vasos, chapéus, bolsas e pulseiras que parecem que foram tecidas com fios de ouro! Se você não sabe para onde viajar em setembro, ir ao Jalapão nessa época é como ganhar na loteria.

No que se refere à natureza, o Jalapão está longe de ser o deserto do Centro-Oeste que muitos imaginam. Além de dunas de 30m de altura, ele também abriga paredões de chapadas, grandes rios que desaguam em cachoeiras de águas esmeraldas e fervedouros com tamanha pressão da água que chega a ser impossível afundar. Você pode conhecer a região através de passeios de trekking, rafting, canoagem e 4x4. 

Confira aqui nossos roteiros para o Jalapão.

Fernando de Noronha

Ir para Fernando de Noronha é uma verdadeira lição sobre preservação. Esse é um destino com paisagens lindíssimas que hipnotizam qualquer um que veja uma foto de uma de suas praias. Antes de você perceber, você já estará querendo comprar uma passagem para ir lá! E essa talvez seja a vantagem de visitá-lo em setembro: a procura é menor, e a chance de conseguir aproveitar melhor a natureza, maior.

A distância do arquipélago em relação ao continente faz com que as águas de Noronha estejam livres de impurezas trazidas pelas chuvas e pelos rios, contribuindo para mergulhos de qualidade e com visibilidade que pode chegar a 50m. Existem também trilhas em meio a sua natureza exótica e palestras diárias com profissionais do Ibama, para você entender melhor a sua participação na preservação dessa magnífica ilha.

Confira aqui nossos roteiros para Fernando de Noronha.

Praia da Pipa

A Praia da Pipa é o destino mais popular do litoral sul do Rio Grande do Norte, sendo considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil. Aqui, o ano inteiro é uma boa época para visitar. Mas, novamente, as forças de setembro atuam para tornar as praias menos cheias, os preços menos excessivos e, consequentemente, você mais feliz.

Praias de águas mornas emolduradas por imensos coqueirais que revelam uma densa Mata Atlântica até te fazem entender o porquê de os portugueses terem ficado tão impressionados quando chegaram no Brasil pela primeira vez. A Pipa é morada de golfinhos e tartarugas marinhas, e você pode comungar com a natureza local através de trekking, caiaque, surf e snorkel. 

Confira aqui nossos roteiros para a Praia da Pipa.

Bonito e Pantanal Sul - Fazenda Aguapé

Para conjugar Bonito e Pantanal, os dois principais destinos naturais do Mato Grosso do Sul, o mês de setembro é o melhor. Durante a época de seca, os animais saem à procura de água e acabam ficando mais expostos para os visitantes. É também nessa época que começa a época de acasalamento das aves, que crescem uma plumagem exuberante para atrair parceiros e que, por vezes, acaba por atrair turistas também.

Esse é um roteiro mais contemplativo que oferece diversas maneiras de explorar a região. Passeios a cavalo, safáris fotográficos e caminhadas são algumas dessas maneiras que, inclusive, são potencializadas quando os campos estão secos. Além da observação de fauna e flora ao ar livre, é possível também apreciar o que há de escondido nas profundezas da Terra, através das lindas grutas de Bonito.

Confira aqui o roteiro para Bonito e Pantanal Sul.

Agora que você já sabe para onde viajar em setembro, não perca tempo e agende sua viagem! Para você não ter que se preocupar com a hospedagem e a programação das visitas, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Escolha o ideal para você aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e curta seu passeio!

Leia outros textos sobre boas épocas para viajar:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta