Categories: Prepare-seViagens

Como prevenir bolhas em trilhas?

Por Curtlo.

Nada estraga tanto uma trilha como fazer bolhas nos pés... Desconfortáveis e dolorosas, as bolhas são uma das lesões mais comuns sofridas pelos praticantes de trekking e hiking. A boa notícia é que, ao tomar as medidas certas, elas podem ser evitadas! Este post mostra como prevenir bolhas durante a caminhada.

O que causa bolhas?

Para evitar as bolhas, primeiro você precisa entender como elas se formam. De acordo com o Medical News Today, uma bolha é uma bolsa de fluído corporal (linga, soro, plasma, sangue ou pus), formada na camada superior da pele. Essa bolha protetora amortece as camadas da pele abaixo, impedindo danos adicionais à sua pele e dando a você tempo para se curar.

Apesar de tudo, as bolhas são uma importante defesa de proteção para a sua pele. Elas também doem muito.

Mas o que as causa? No caso das trilhas, o atrito é um grande culpado. Imagine que você está usando um par de botas mal ajustadas... Depois de alguns quilômetros do seu calcanhar esfregando na parte de trás da bota, sua pele começará a se machucar. Esse dano faz com que seu corpo ative suas medidas defensivas. O resultado? Uma bolha.

A pele suada e úmida também pode ser um fator na formação de bolhas. De acordo com a Podiatry Today, a alta temperatura da pele (e a subsequente umidade/suor) aumenta o atrito. Esses fatores aumentam suas chances de desenvolver uma bolha.

Prevenir bolhas significa procurar opções que reduzam o atrito e o suor.

Quais são as melhores meias de caminhada para evitar bolhas?

As meias que você escolher para sua caminhada devem ajudar a diminuir o atrito dentro da bota e a manter os seus pés secos. Selecione meias com reforço extra nas áreas onde você é propenso a fazer bolhas, aquelas áreas vermelhas e sensíveis que aparecem antes da formação de uma bolha. Este reforço pode ajudar a impedir a formação de bolhas.

Evite meias de algodão! Por quê?

O algodão absorve a água e leva muito tempo para secar. Isso cria o ambiente úmido, perfeito para o desenvolvimento de bolhas. Em vez disso, procure meias para caminhadas feitas de microfibras sintéticas, que são materiais que absorvem o suor da pele, mantando a pele seca.

Créditos: Curtlo

A nossa dica de ouro é para você usar uma meia tipo Liner. Esse tipo de meia age como uma segunda pele, ficando embaixo do outro par de meias para reduzir o atrito. As meias Liners também absorvem a umidade da camada externa, mantendo os pés secos durante a caminhada.

A “segunda camada” de meia, você provavelmente conhece ou ouviu dizer... São meias mais grossas, que vão proteger o seu pé do atrito com a bota. A união desses dois tipos de meia minimiza o atrito e potencializam o conforto, pois, com a meia Liner, o atrito que normalmente aconteceria entre a meia mais grossa e a pele, fica entre os dois pares de meias.

Existem também opções de meias no mercado que combinam esses dois tipos em um único produto, como a Meia Duo da CURTLO.

As botas também contribuem para a formação de bolhas?

Certifique-se de escolher botas de caminhada de alta qualidade. Quando você está caminhando quilômetros a fio, seus pés com certeza notarão a diferença entre uma bota que foi feita para resistir aos elementos e uma que não. Se seus calçados não são resistentes à água, por exemplo, seus pés podem se molhar. Isso o exporia a condições causadoras de bolhas.

Suas botas também devem se encaixar corretamente. Se suas botas forem muito grandes, seu pé deslizará. Basta pensar no atrito que aconteceria em uma bota muito grande à medida que você sobe e desce a montanha. O constante movimento e atrito contra os dedos dos pés e o calcanhar forçaria a pele a ativar suas defesas formadoras de bolhas.

Por outro lado, uma bota pequena demais também causa bolhas. À medida que você caminha, seu pé começa a inchar com o movimento e se não houver espaço extra no seu calçado, seu pé começará a pressionar contra os lados - resultando em bolhas.

Preste bastante atenção, pesquise e teste diferentes modelos antes de comprar. O seu conforto deve prevalecer sempre!

Texto original de autoria da Curtlo.

A Pisa Trekking, operadora de viagens especializada em ecoturismo, possui diversos roteiros para você, que gosta muito de trekking e caminhadas. Encontre o ideal para você aqui, e tire suas dúvidas com nossos atendentes.

Leia mais textos com dicas como essa:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: bolhascurtlodicasequipamentohikinglinersmeiaspésprevina-setrekking

Recent Posts

  • Viagens

COP30 em Belém: O que a Amazônia Paraense tem pra mostrar pro mundo

A COP30 vai colocar Belém e o Pará no mapa do mundo, não apenas como palco do debate climático, mas…

5 dias ago
  • Viagens

Travessia da Costa Branca: Trekking por praias desertas do RN

No Rio Grande do Norte, há um pedaço de litoral onde o sertão toca o mar e o tempo parece…

2 semanas ago
  • Viagens

Rota das Emoções: 3 destinos do Nordeste em uma viagem

Imagine percorrer três estados do Nordeste em apenas sete dias e encontrar, a cada parada, um cenário mais surpreendente que…

3 semanas ago
  • Viagens

6 passeios imperdíveis em Ushuaia no verão

Ushuaia, a cidade do “fim do mundo”, não perde seu charme durante o verão. Muito pelo contrário: ainda há gelo…

4 semanas ago
  • Viagens

Cruzeiros na Patagônia Argentina e Chilena

Explorar a Patagônia em um cruzeiro é unir duas experiências únicas: o conforto a bordo e o privilégio de acessar…

1 mês ago
  • Viagens

Navegações na Amazônia: Anavilhanas, Jaú, Jauaperi e Xixuaú

Conhecer a Amazônia de verdade passa, quase sempre, pelos rios. Navegar por eles é entrar em um mundo onde o…

1 mês ago