O que acontecerá com o feriado de Carnaval?

Nós já sabíamos que, em 2021, as festividades tradicionais de Carnaval não poderiam ocorrer nas ruas da maneira que ocorrem todo ano. E agora, a Prefeitura de São Paulo decretou que os pontos facultativos dos dias 15, 16 e 17 de fevereiro serão suspensos, e que as repartições públicas municipais funcionarão normalmente. Mas esse não é o caso de toda cidade, ou toda empresa. 

Ponto facultativo cancelado

No dia 29 de janeiro, o governo de São Paulo decretou o cancelamento do feriado de Carnaval em todo o Estado para ajudar a conter o avanço do coronavírus. Embora as prefeituras tivessem autonomia para tomar suas próprias decisões, a recomendação era de seguir a decisão do Estado. No dia 30, a capital paulista também decretou que suspenderá o ponto facultativo dos dias correspondentes ao Carnaval e à Quarta-Feira de Cinzas.

Esse também é o caso de capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. Já no Rio de Janeiro, apesar de o ponto facultativo do dia 15 ter sido cancelado, o feriado do dia 16 foi preservado. 

Porém, nas cidades em que o ponto facultativo foi cancelado, algumas empresas privadas decidiram dar o feriado aos seus funcionários mesmo assim. A B3, Bolsa de Valores oficial do Brasil, por exemplo, já anunciou que não funcionará nos dias 15 e 16 de fevereiro. O mesmo foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que só retornará a partir das 12h da quarta-feira. 

Assim, se você ainda planeja viajar no feriado de Carnaval, confira abaixo as nossas sugestões de roteiros que permitem maior distanciamento social e segurança. Esses roteiros estão fora da rota turística comum, contando com hospedagens com baixo fluxo de pessoas, e envolvem atividades ao ar livre como trekking e cicloturismo. 

Serra do Roncador

A Serra do Roncador está localizada na divisa entre Mato Grosso e Goiás, na área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado. Essa é uma região tida como “misteriosa” por conta das lendas de OVNIs e de “portais” que estariam localizados lá. Mas o que realmente atrai os turistas são as suas paisagens pouco exploradas que abrangem cachoeiras e formações rochosas impressionantes. 

O roteiro de Carnaval tem duração de 6 dias e tem como cidade-base a Barra do Garças, no Mato Grosso. De lá, saem os passeios em carros 4x4, que são utilizados para se locomover de um atrativo a outro. Alguns dos principais são o Bico da Serra do Roncador, uma das formações rochosas de destaque, o Complexo de Cachoeiras do Bateia, que parece um parque aquático natural, e a Gruta da Estrela Azul, que abriga inscrições pré-históricas. 

Chapada dos Veadeiros 
  • Terra Ronca

E falando em grutas, o roteiro da Terra Ronca na Chapada dos Veadeiros tem muitas delas. Essa é uma viagem subterrânea por um dos maiores sítios de cavernas da América Latina, localizado em Goiás. O foco é na exploração dos lagos subterrâneos, nas estalactites, nos ninhos de pérolas, e em todas as demais formações rochosas impressionantes.

O roteiro de Carnaval tem 5 dias de duração, e começa com uma visita à Gruta da Angélica, uma das mais adornadas do complexo, que possui 14 km de extensão e diversos salões. Nos dias seguintes também serão visitadas a Gruta da Terra Ronca, dividida entre duas partes, e a Gruta de São Bernardo.

  • Travessia Leste

A Travessia Leste também ocorre na Chapada dos Veadeiros, e é considerado o primeiro roteiro de travessia com acampamento da região. Começando no Alto Paraíso e terminando no Vale do Macaco, a travessia consiste em uma caminhada de 51 km distribuída ao longo de 3 dias.

Apesar de ser um roteiro mais “alternativo”, ele ainda permite apreciar as mais belas paisagens da Chapada dos Veadeiros, como suas famosas cachoeiras. O Rio Cristal, por exemplo, abriga um complexo de seis cachoeiras cristalinas, e na Cachoeira da Água-Fria é possível fazer um canionismo acompanhado por instrutores especializados. As cachoeiras oferecem banhos ideais após caminhadas longas e cansativas. 

Cicloturismo em Urubici

Urubici é um município localizado na Serra Catarinense, em um dos pontos mais altos do Brasil. Ele vem se destacando como um importante destino de ecoturismo na região por oferecer uma natureza exuberante e vistas mais impressionantes ainda, favorecidas pela sua altitude elevada.

O roteiro de Carnaval tem duração de 4 dias, e ocorre na forma de cicloturismo. Serão percorridas estradas de terra, com diversas subidas e descidas, bem como trechos planos no fundo do vale. Durante o passeio, também serão visitados alguns atrativos de destaque, como o Morro da Igreja, a Serra do Corvo Branco, a Gruta da Nossa Senhora de Lourdes, e a Cachoeira do Rio Sete Quedas

Expedição OBB - Expandindo a Zona de Conforto

Esse programa de Expedição OBB, que ocorre na Serra da Mantiqueira, tem como objetivo fazer com que os participantes superem suas barreiras pessoais, e se desenvolvam física e emocionalmente. Isso ocorre não na forma de uma prova ou competição, e sim em um contexto de apoio mútuo e aprendizado, que envolve o trabalho em grupo e a sobrevivência na natureza. 

O roteiro de Carnaval tem duração de 4 dias, e é indicado para pessoas maiores de 18 anos. Não é preciso ter experiência prévia pois todas as técnicas necessárias são ensinadas na própria viagem, embora seja necessário ter boa resistência aeróbica. Aqui, os grupos são fechados e contam com um mínimo de 7 e máximo de 14 participantes. 

Serra da Canastra

A Serra da Canastra está localizada em Minas Gerais e, apesar de ser mais acessível do que já foi no passado, permanece como um paraíso pouco explorado. Os seus enormes campos de cerrado, as suas cachoeiras e até mesmo a sua gastronomia são os principais chamarizes para os turistas. Inclusive, é nessa região que existe a nascente histórica do Rio São Francisco.

O roteiro de Carnaval dura 5 dias, e ocorre na forma de fast trek: sem mochilas pesadas, e com esquema de veículos 4x4 para levar e buscar. Essa é uma viagem focada na caminhada, sendo que no total são percorridos 70 km. Ao longo do trajeto, passamos por alguns atrativos especiais, como a Serra do Rolador e a Serra da Babilônia, que oferecem vistas incríveis. 

Seja qual for a viagem de sua escolha, sempre busque se informar sobre as regras de cancelamento e remarcação em casos de pandemia, para não ter surpresas depois. Empresas aéreas e agências de turismo podem ter políticas diferentes, portanto é preciso ficar atento. 

Agora que você já sabe como ocorrerá o Carnaval 2021, que tal começar a planejar o seu passeio? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para todo o Brasil. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta