Dicas para viajar com segurança em tempos de Covid

Sabemos que muitas pessoas pretendem aproveitar qualquer oportunidade para viajar, porém algumas medidas de segurança podem ser adotadas para reduzir o risco desses passeios. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te dá algumas dicas de como viajar com segurança em tempos de Covid.

Cuidados para todas as horas

Alguns cuidados básicos já foram repetidos tantas vezes que eles já se tornaram parte dos nossos hábitos. Mas como a vacina já chegou e o clima de “relaxamento” parece ter tomado conta, muitas pessoas podem achar que esses cuidados não são mais tão necessários assim. Isso, claro, é um equívoco.

Portanto, quando for viajar, não se esqueça de utilizar máscara, levar álcool e não se aglomerar. O ideal, inclusive, é levar mais de uma máscara, para poder alternar o uso de ambas, lavando uma enquanto usa a outra.

E não se aglomerar abrange mais do que simplesmente ficar fora de grandes grupos de pessoas reunidas. Durante filas, por exemplo, respeite o distanciamento social e permaneça a pelo menos 2 metros de distância das demais pessoas. E em lugares onde geralmente há aglomeração, prefira os horários alternativos, contra o fluxo. Não há nada de errado em chegar bem cedo na praia e sair quando o grande público chega - você até acaba evitando os horários mais quentes do sol.

Embora a gastronomia seja uma parte importante de toda viagem, talvez agora seja hora de preferir os serviços de delivery, ou drive-thru. Mas se isso for fora de questão para você, então escolha restaurantes que oferecem ambientes ao ar livre, ou que tenham boa ventilação. Lembre-se: quanto mais tempo você passa em um ambiente fechado sem circulação de ar, maior a chance de se contaminar.

Em uma viagem, pagamos por serviços a todo o momento. Nessas horas, evite usar o dinheiro em espécie, que passa de mão em mão, e utilize o cartão. Alguns cartões até possuem uma função de pagamento por aproximação, em que não é necessário inserir o cartão na maquininha e nem mesmo digitar a senha. Todo cuidado é necessário.

Por fim, em todos os momentos que você estiver fora de casa, ou as suas mãos não estiverem devidamente higienizadas, evite levá-las ao rosto. E não se esqueça também de higienizar o seu celular, pois você está em constante contato com esse aparelho. 

Durante a hospedagem

O primeiro passo para saber se uma hospedagem é segura é pesquisar sobre as medidas que ela está tomando para prevenir a disseminação da COVID-19 nas suas instalações. O uso de máscara é obrigatório? Que medidas de distanciamento social estão sendo implementadas? Existem placas informando hóspedes sobre as políticas de segurança? Há opção de check-in/check-out sem contato? 

Ao chegar no quarto, para uma dupla carga de proteção, higienize os objetos que mais serão utilizados, como maçaneta da porta, interruptor, e controle remoto, e abra as janelas para ventilar o ambiente. Afinal, o vírus pode sobreviver em superfícies por até 3 dias. 

Em uma hospedagem de poucos dias, é totalmente possível cancelar o serviço de limpeza no quarto, tendo em vista que esse cuidado pode garantir mais segurança. Você também pode perguntar se é possível tomar o café da manhã no quarto, para não precisar se expor aos demais hóspedes em um ambiente de convívio comum.

Voltando para casa

Mas os cuidados não acabam quando você deixa o hotel e pega a estrada de volta para casa. Ao chegar em casa, ainda é preciso se ater a alguns cuidados básicos para não contaminar o ambiente. Tire os sapatos, coloque as roupas usadas para lavar e higienize as mãos e todos os itens que vieram da viagem, como malas e aparelhos eletrônicos. 

E nos dias seguintes, evite se encontrar com pessoas fora do seu círculo de convívio, ou até mesmo sair de casa, como uma maneira preventiva de não espalhar o vírus caso você o tenha contraído durante a viagem. O ideal é ficar ao menos uma semana de quarentena, mesmo que você tenha testado negativo. Muitos planos de saúde fazem a cobertura dos testes RT-PCR e sorológico.

Agora que você já sabe como viajar com segurança em tempos de Covid, você já pode realizar uma viagem mais responsável. Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para todo o Brasil. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre viagens na pandemia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta