Melhor época para ir ao Jalapão

O Jalapão recebe visitantes ao longo de todo o ano. Embora o regime de chuvas altere um pouco as suas paisagens, favorecendo alguns passeios em detrimento de outros, a verdade é que a beleza desse paraíso formado por dunas, serras e cachoeiras permanece intacta. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te ajuda a decidir qual é a melhor época para ir ao Jalapão

Período de seca: de maio a setembro

Tanto o período de seca quanto o período de chuvas tem suas vantagens e desvantagens. Na seca, que vai de maio a setembro, as temperaturas são bastante elevadas durante o dia e baixas durante a noite, com máximas que chegam a 35ºC e mínimas que caem a 15ºC. Praticamente não chove, o que significa que os famosos fervedouros, os rios e as cachoeiras ficam com aquela típica tonalidade azul-esverdeada cristalina - a condição ideal para quem deseja fazer snorkeling. 

Outra vantagem é que, quanto mais seco o clima, mais belo é o pôr-do-sol. O céu está livre de nuvens e a luz alaranjada do sol se reflete nas dunas, criando um espetáculo de cores. O Jalapão também possui um “mirante” ideal para a observação do entardecer: a Pedra Furada, cuja localização privilegiada permite observar a imensidão da região e acompanhar o sol até ele sumir no horizonte.

A observação de animais também é mais fácil durante a seca, especialmente entre a segunda quinzena de maio e o final de julho, quando ocorrem os seus períodos reprodutivos. Com sorte, é possível avistar animais como araras-azuis e araras-canindés durante as suas expedições. 

Por outro lado, o período de seca é mais desafiador para quem pretende se deslocar pelo Jalapão sozinho, tendo em vista que os veículos 4x4 podem atolar na areia fofa que muitas vezes ocupam as estradas da região. 

A secura do ar também pode ser um incômodo, principalmente quando aliada às altas temperaturas. Por isso, optar por viajar em maio, quando as chuvas já se foram mas a umidade permanece no ar, talvez seja a melhor opção; nessa época, a vegetação também está mais verde e exuberante. 

Porém, para quem quer conhecer o capim-dourado no auge de sua cor, é preciso agendar a viagem para setembro, pois é nessa época que ocorre a colheita do vegetal, que então será usado para a confecção do artesanato local.

Período de chuvas: de outubro a abril

O período de chuvas no Jalapão vai de outubro a abril, encontrando seu auge em janeiro, quando o índice pluviométrico chega a 225mm em alguns dias. Ainda assim, apesar das temperaturas mais amenas, o calor reina na região, atingindo 30ºC durante o dia e caindo a 20ºC durante a noite. A vantagem é que, assim como ocorre em grande parte da região Norte, as chuvas não costumam ser longas e raramente ocupam o dia inteiro.

Durante essa época, a temperatura dos fervedouros e das cachoeiras ficam mais quentes e agradáveis, em torno dos 28ºC, e as águas, em geral, preservam alguma cristalinidade - exceto nos dias em que as chuvas são mais fortes e as águas assumem uma cor amarelada que se assemelha a chá.

Por conta das chuvas a vegetação também é mais vívida e exuberante, e o deslocamento por 4x4 é mais fácil, tendo em vista que as chuvas tornam o solo das estradas de areias mais compacto. Mas não se confunda: se você dirigir na chuva, o carro também pode ficar atolado na lama. É preciso esperar um pouquinho depois da chuva para seguir viagem. 

Porém, as desvantagens do período de chuvas são um pouco mais óbvias: o tempo ruim pode atrapalhar passeios como a subida na Serra do Espírito Santo, banhos de cachoeira, e até a observação do pôr-do-sol. O lado bom é que, por conta da umidade do ar, fazer exercícios ao ar livre como trekking se torna mais fácil e agradável. 

Agora que você já sabe a diferença entre os períodos de seca e de chuva no Jalapão, que tal escolher o melhor para você e agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Jalapão. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre o Jalapão:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta