Serra do Roncador: onde fica, como ir e melhor época?

Ainda pouco explorada pelo turismo, a Serra do Roncador é o destino perfeito para quem gosta de se aventurar entre trilhas, cachoeiras e grutas, e ainda ouvir histórias sobre os diversos “mistérios” que permeiam o coração do Brasil. Confira onde fica, como chegar, e qual a melhor época para ir à Serra do Roncador. 

Onde fica a Serra do Roncador?

A Serra do Roncador está localizada no sudeste do Mato Grosso, a aproximadamente 580 km de Cuiabá. Com 800 km de extensão de norte a sul, ela se inicia no município de Barra do Garças - cidade-base para as atividades na região - e vai até a Serra do Cachimbo, no Pará. Por conta disso, acaba abrangendo não só o bioma de Cerrado, como também a área de transição para a Floresta Amazônica. 

A serra é formada por grandes “chapadões”, cujo ponto de maior altitude atinge 700 metros. Entre eles existem diversas cavernas e grutas com galerias, estalactites, estalagmites e inscrições rupestres, como é o caso da Gruta da Estrela Azul, além de cachoeiras e trilhas. A cadeia de montanhas atua como divisora das águas dos rios Araguaia e Xingu

Como ir para a Serra do Roncador?

O acesso à Serra do Roncador se dá através do município de Barra do Garças. Assim, partindo de São Paulo, é possível pegar um voo para uma das três grandes cidades da região - Brasília, Cuiabá ou Goiânia -, e então seguir viagem de ônibus. De Brasília, o percurso dura 10 horas; de Cuiabá, 8 horas; e de Goiânia é cerca de 6 horas.

Também é possível pegar um voo de Cuiabá para Barra do Garças. Esse voo é feito poucas vezes na semana, e é operado apenas pela empresa Azul. A sua duração média é de 2h40. Uma vez na cidade-base, é possível encontrar veículos 4x4 que fazem tours pela região e são os únicos que aguentam os longos trechos de estradas de terra esburacadas. 

Qual a melhor época para ir à Serra do Roncador?

A Serra do Roncador tem duas estações predominantes: a época de seca, que vai de maio a outubro, e a época de chuvas, que vai de novembro a abril. Embora a região possa ser visitada durante o ano inteiro, o período ideal é o de abril a junho, em que as chuvas já estão indo embora, mas as cachoeiras ainda estão volumosas e a região está florida. 

Entre junho e setembro, o volume de águas é menor, mas a ausência de chuvas garante que os passeios possam ser executados. É também durante essa época que as águas dos rios recuam e as praias fluviais de areias branquinhas começam a aparecer, atraindo turistas que desejam praticar stand-up paddle, jet ski e pesca.

A partir do final de outubro a chuva começa a retornar, e isso pode inviabilizar alguns passeios de trekking. Por conta da elevação da serra, também é comum haver discrepâncias no clima: às vezes a chuva pode estar restrita ao topo da serra, ou restrita às planícies ao seu redor, ou então pode haver sol de um lado da serra e chuva do outro. Isso dificulta planejamentos e pode trazer mais aventuras para a viagem.

Na maior parte do ano, a temperatura varia de 23°C a 38°C durante o dia. Na época de seca, porém, as noites podem cair a 15°C, portanto é preciso levar roupas adequadas.

Agora que você já sabe onde fica, como chegar e melhor época para ir à Serra do Roncador, que tal começar a planejar os próximos passos? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Serra do Roncador. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre mais serras brasileiras:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um Comentário em: “Serra do Roncador: onde fica, como ir e melhor época?

Deixe uma resposta