Ecoturismo com conforto e boa gastronomia

Viagens de ecoturismo normalmente são mais ativas e muitas vezes envolvem caminhadas para chegar até os atrativos, por isso, investir em uma estadia com conforto e boa gastronomia para descansar no final do dia é uma maneira de garantir energias renovadas para um seguinte cheio de atividades na natureza. Assim, o Blog Vida Ao Ar Livre cita algumas hospedagens  que oferecem aconchego e experiências memoráveis durante sua viagem de ecoturismo.

Diamantina - Pousada do Garimpo 

Diamantina é uma cidade histórica de Minas Gerais, que serve como porta de entrada para passeios na Serra do Espinhaço, famosa por sua receptividade a roteiros de trekking e cicloturismo. Nesse contexto, a Pousada do Garimpo é uma opção de acomodação com ótimo custo-benefício e localização, para visitantes que não querem renunciar ao conforto após um dia cheio de atividades.

A pousada está localizada no centro da cidade, e um dos seus destaques é a gastronomia. A culinária mineira é conhecida por ser simples, criativa e carregada de afeto, e o chef Vandeca eleva os pratos típicos da região a saborosas iguarias, ainda mantendo a ligação com os ingredientes de sua terra. O café da manhã está incluso , e o restaurante fica aberto para jantar de segunda a sábado, e almoço de sábado e domingo.

As acomodações incluem apartamentos e suítes equipados com frigobar, ar condicionado, telefone, e TV de tela plana, e todos os banheiros também dispõem de amenities, secador de cabelo e chuveiro com aquecimento central. Outras instalações da pousada são piscina com cascata, deck-bar, sauna a vapor, salas de jogos, sala de estar com TV a cabo, loja de artesanato do Vale do Jequitinhonha, e sala de Internet com dois computadores.

Foto: Pousada do Garimpo - Facebook

Confira aqui o roteiro para os Encantos de Diamantina.

Amazônia - Anavilhanas Jungle Lodge 

Conhecer a Amazônia nunca foi tão confortável. Localizado a 180 km de Manaus, em meio ao Arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o Anavilhanas Jungle Lodge é considerado um hotel de selva justamente por estar inserido em meio à própria Floresta Amazônica, contando com todo o aconchego de um hotel urbano.

O hotel está situado à beira do Rio Negro, e possui piscina de borda infinita, bar flutuante com drinks exóticos, mirante, além de 16 chalés, 4 bangalôs superiores e 2 bangalôs panorâmicos. Em todas as acomodações há ducha quente, ar condicionado, frigobar, cofre, varanda com redes e, claro, vista para a floresta. Também há café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar inclusos, que misturam técnicas internacionais com ingredientes locais.

O compromisso com a sustentabilidade também é uma das características do hotel, que utiliza energia renovável e contrata prioritariamente pessoas nativas da região. São essas mesmas pessoas que guiam as atividades fora do hotel, incluindo canoagem pelos igapós e igarapés, trilhas na mata de terra firme ou na mata de igapó, visita à comunidade cabocla, contemplação do nascer do sol, busca de botos cor-de-rosa e focagem noturna, pescaria recreativa de piranhas, entre outras.

Confira aqui o roteiro para o Anavilhanas Jungle Lodge.

Chapada Diamantina - Hotel Canto das Águas 

A Chapada Diamantina é um destino clássico do ecoturismo no Brasil, e o Hotel Canto das Águas, na cidade de Lençóis, é uma maneira de tornar a sua estadia ainda mais charmosa e especial. O hotel se preza por ter uma localização privilegiada entre o centro histórico da cidade e o Rio Lençóis, e por incluir arte em cada detalhe. Olhando de fora, ele parece até um resort, tanto é a sua magnitude e beleza.

Há uma imensa área de lazer que inclui tendas de massagem, salas de leitura, salão de jogos, sauna a vapor e uma piscina cheia de curvas que busca homenagear o rio que corre em seu paralelo, além de áreas de relaxamento para meditação e terapias corporais. O café da manhã é maravilhoso, e a gastronomia leva a assinatura criativa do chef Vagner Aguiar. No restaurante, os pratos são inspirados na arte culinária local, aliando a isso criações surpreendentes que vão das carnes às massas.

São 43 quartos disponíveis, sendo que cada um conta com detalhes únicos que os diferenciam dos demais. Há obras de arte de artistas locais e de outros cantos do Brasil, e é possível escolher entre uma estadia mais intimista, na ala interna do local, e uma estadia embalada pelos sons do rio, na ala externa. Algumas suítes contam, inclusive, com piscinas particulares e hidromassagens.

Foto: Hotel Canto das Águas - Facebook

Confira aqui o roteiro para Chapada Diamantina - O Barato da Chapada.

Península de Maraú 

A Península do Maraú, localizada na Bahia, entre Salvador e Ilhéus, é um destino paradisíaco ainda pouco conhecido graças ao seu difícil acesso. Sendo assim, muitas pousadas e hotéis ainda contam com as suas faixas praticamente particulares de areia, e esse é o caso da Pousada Lagoa do Cassange.

A pousada está de frente a uma piscina natural que, durante as marés baixas, é excelente para crianças. Ela também está situada no meio da península, o que permite melhor acesso aos diferentes passeios disponíveis na região. As acomodações incluem bangalôs, uma suíte e uma casa de 230 m², e a gastronomia é um dos pontos fortes, contando com frutos do mar, peixes, frango, massas italianas, saladas, legumes e sopas.

Foto: Pousada Lagoa do Cassange - Facebook

A cidade de Itacaré, vizinha de Maraú, também possui hospedagens exclusivas e confortáveis, como a Pousada Vila do Dengo, que apresenta duas piscinas ao ar livre, bar, sauna, restaurante, ampla área verde e proximidade à praia. São 42 apartamentos disponíveis com cama king size, ar condicionado, TV e frigobar, e o café da manhã é gratuito. 

A rotina na pousada é simples: depois de tomar o café da manhã, basta escolher se você quer se aventurar pelas trilhas que levam às praias paradisíacas e desertas, testar suas habilidades num rafting no Rio de Contas, ou apenas curtir o dia à beira da piscina.

Foto: Vila do Dengo - Facebook

Confira aqui os roteiros para a Península de Maraú.

Grande Sertão Veredas - Pousada Trijunção 

A Pousada Trijunção está localizada em uma fazenda de 33 mil hectares, na divisa entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. O seu objetivo é apoiar a redescoberta e a preservação do Cerrado, fazendo referências constantes a personalidades ilustres da região, como Guimarães Rosa. 

Um exemplo onde essa influência é percebida é na gastronomia, que além de utilizar ingredientes locais, está separada entre a “cozinha de fora”, que na pousada é onde ocorrem os piqueniques, churrascos e café da manhã com violeiro cantando músicas tradicionais, e a "cozinha de dentro”, onde há um restaurante que serve uma combinação de comidas mineira, goiana e baiana.

Com uma arquitetura ao mesmo tempo rústica e refinada, a pousada apresenta três tipos de suítes, sendo que a Master possui sala de estar, duas varandas e banheiro com ofurô. Porém, o ponto alto da viagem está no lado de fora, com atividades como observação de aves e de estrelas, focagem noturna, passeios de caiaque e de bicicleta, e visita ao berçário de jabutis e ao criadouros conservacionistas.

Foto: Pousada Trijunção - Facebook

Confira aqui os roteiros para a Pousada Trijunção.

Aparados da Serra - Parador Casa da Montanha 

O Parque Nacional de Aparados da Serra está localizado na congelante divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul - portanto, nada mais justo do que optar por uma estadia no aconchegante Parador Casa da Montanha. O hotel oferece uma experiência intimamente conectada à natureza, aliando a isso uma gastronomia tipicamente gaúcha e acomodações para todos os gostos.

Nesse sentido, o destaque, sem dúvidas, vai para a hospedagem: uma barraca de formato cilíndrico, com 24 metros quadrados, que possui deck com banheira de hidromassagem, lareira e ar condicionado. Os demais ambientes, um pouco mais tradicionais, incluem bangalôs, barracas, suítes e chalés, todos contando com café da manhã gratuito, minibar cortesia, chuveiro, ar condicionado, entre outros serviços. 

Nos dias mais frios, é possível sentar ao redor dos fogos de chão disponíveis nas instalações do hotel, ouvindo o som da lenha queimando e apreciando as estrelas. Além de oferecer algumas atividades como passeio a cavalo, trekking pelos cânions, e caça ao cogumelos selvagens, o hotel também é ideal para quem quer curtir uma viagem mais romântica e contemplativa

Confira aqui o roteiro para Aparados da Serra - Parador Casa da Montanha.

Agora que você já conhece algumas opções de viagens de ecoturismo com conforto e boa gastronomia, que tal planejar a sua viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta