Viagens no verão para curtir o Brasil

Dezembro já chegou, os recessos de fim de ano estão logo ali, e em breve começará a estação mais esperada por quem ama viajar pelo litoral brasileiro: o verão. São destinos para todos os gostos, incluindo reservas ecológicas paradisíacas, praias badaladas e faixas de areia desertas e exclusivas. Se você já está planejando seu itinerário para os próximos meses, confira algumas viagens no verão para curtir o Brasil.

Fernando de Noronha

O arquipélago pernambucano Fernando de Noronha é um verdadeiro santuário ecológico. Ao todo, são 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica que guardam dezenas de praias paradisíacas. Apesar de ser um dos destinos turísticos mais conhecidos do país, ele nunca perdeu a sua autenticidade, e suas águas cristalinas, trilhas em meio à mata, e monumentos históricos continuam encantando visitantes do mundo inteiro.

Um de seus principais atrativos é a formação rochosa conhecida como Morro dos Dois Irmãos, localizada em meio às águas azul-esmeraldas da Baía dos Porcos e da Cacimba do Padre. Embora a contemplação seja a principal atividade praticada no destino, também é possível optar por algumas opções mais ativas, como mergulho livre, surfe, trekking, e passeios de barco e canoa.

A sua distância do continente é de aproximadamente 500 km, o que permite que as impurezas da cidade permaneçam distantes. Noronha apresenta clima quente durante o ano inteiro, mas é no verão que a ausência de chuvas é garantida e que o mar está com a temperatura ideal, a cerca de 26ºC.

Confira aqui os roteiros para Fernando de Noronha.

Ilha de Boipeba 

A Ilha de Boipeba é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e sossego no litoral nordestino. Ela está localizada no Arquipélago de Tinharé, na Bahia, cercada pelo oceano e pelo estuário do Rio do Inferno, e se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.

A ilha apresenta remanescentes da Mata Atlântica, extensas áreas de manguezais e praias desertas com águas cristalinas. A Praia da Boca da Barra é um de seus destinos mais populares, situada no encontro entre o rio e o mar, onde boa parte dos restaurantes e pousadas se concentra. 

Por outro lado, é a Praia de Moreré que se destaca pela beleza. Ela é rodeada por areias branquinhas, coqueiros, mar calmo e diversas piscinas naturais que se formam na maré baixa, ideais para a prática de snorkeling. Ao final da praia está o Vilarejo de Moreré, mais afastado, tranquilo e rústico do que a Velha Boipeba, principal vilarejo da região.

Confira aqui os roteiros para a Ilha de Boipeba.

Itacaré 

Itacaré é uma pequena cidade situada no litoral sul de Salvador, marcada por praias paradisíacas e bastante mata preservada, por onde é possível fazer trekking e tomar banhos de cachoeiras. Não muito tempo atrás, ela era um paraíso isolado conhecido apenas por surfistas e pescadores.

Há praias para todos os gostos. A Prainha, uma das principais, é acessível apenas por trilhas, cercada por Mata Atlântica e coqueiros, e contando apenas com um pequeno quiosque que serve bebidas e aperitivos, duchas e banheiros. Já a Praia da Tiririca é uma das praias consideradas “urbanas”, apresentando quiosques e restaurantes e sendo ponto de encontro para surfistas.

Em Itacaré, aliás, várias atividades podem ser praticadas, incluindo rafting, mountain bike, tirolesa, arvorismo, além de caminhadas por trilhas e praias.

Confira aqui os roteiros para Itacaré.

Península de Maraú

Vizinha de Itacaré, a Península de Maraú foge do circuito turístico tradicional da Bahia, mas não deve nada aos destinos mais conhecidos. As suas praias desertas, lagoas de água doce, manguezais e pequenas ilhas tornam-na uma região ideal para quem busca tranquilidade e paisagens naturais mais selvagens, e o seu difícil acesso foi o que permitiu que a natureza local permanecesse intocada.

Um de seus principais atrativos são as piscinas naturais de Taipu de Fora, caracterizadas pela presença de corais e arrecifes. Essas formações viram abrigo para peixinhos coloridos e deixam as marés mais suaves, permitindo passeios de stand-up paddle, mergulho de snorkel ou apenas simples banhos de mar. 

À beira-mar, para quem prefere relaxar e se bronzear na areia, é possível adquirir bebidas e petiscos. Em Maraú, muitas pousadas contam com faixas de areia praticamente exclusivas, facilitando o acesso ao mar para quem se hospeda nesses lugares.

Confira aqui os roteiros para a Península de Maraú.

Jericoacoara

Jericoacoara, popularmente conhecida apenas como Jeri, é uma das praias mais ilustres do Nordeste brasileiro. Localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, entre dunas, lagoas, mangue e o mar, há alguns anos a região era uma simples vila de pescadores. Mas, hoje, é justamente essa diversidade de paisagens que atrai tantos turistas.

Um de seus principais atrativos é a Pedra Furada, uma curiosa formação rochosa esculpida pelas águas do mar. Para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha pelo Morro do Serrote ou pela beira da praia, se a maré estiver baixa. Outro atrativo de destaque é a Duna do Pôr do Sol, onde todo mundo se encontra no fim de tarde, se preparando para uma noite de agito nos bares e restaurantes locais.

Apesar de ter crescido em popularidade, Jeri preservou parte do seu ar pacato de antigamente. As ruas são estreitas, de areia fofa e com pouca luminosidade, lembrando uma cidade do interior. Por outro lado, há hotéis e pousadas com excelente estrutura, e restaurantes que oferecem gastronomia internacional.

Confira aqui os roteiros para Jericoacoara.

Praia da Pipa

A Praia da Pipa é uma das praias mais paradisíacas e badaladas do Rio Grande do Norte, marcada pela presença de falésias, coqueirais, piscinas naturais, águas mornas e cristalinas, e bastante proteção à natureza. Ela já foi eleita uma das dez praias mais bonitas do Brasil pelo Guia 4 Rodas, e a sua popularidade cresce ano a ano.

Apesar do nome no singular, a Praia da Pipa abrange mais do que uma única faixa de areia. A Praia do Centro é a praia mais movimentada de todas, e conta com a maior infraestrutura, incluindo pousadas, restaurantes de gastronomia internacional e bares. Já a Praia do Amor é o principal ponto para os surfistas, vide as suas ondas caudalosas, e a Baía dos Golfinhos é o melhor lugar para observar os golfinhos e fazer um mergulho relaxante. 

Em Pipa, é possível fazer trilhas pela Mata Atlântica, passear pelas praias de 4x4, de bicicleta ou a pé, e praticar outras atividades como caiaque, surfe e snorkel. Quem opta por fazer o roteiro de Travessia também tem a oportunidade de conhecer o povo potiguara, que habita a região desde antes da chegada dos portugueses ao Brasil.

Confira aqui os roteiros para a Praia da Pipa.

Agora que você já conhece algumas viagens no verão para curtir o Brasil, que tal começar a pensar em qual destino combina mais com você? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta