Destinos que serão tendência do turismo em 2022

Segundo dados compilados pelo Google e apresentados na Phocuswright Conference, na Flórida, o turismo em 2022 será definido pelos seguintes aspectos: momentos marcantes, envolvimento cultural e sustentabilidade. Cada vez mais, os viajantes buscarão experiências únicas e profundas, ao invés de vivências triviais e efêmeras. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta os destinos que serão tendência do turismo em 2022.

Campo Base do Everest

Uma visita ao Campo Base do Everest é capaz de abarcar todos os aspectos mencionados anteriormente. Afinal, o que poderia ser mais marcante do que chegar aos pés da montanha mais alta do mundo, passando por uma trilha de beleza estonteante? O Campo Base está situado a aproximadamente 5 mil metros de altitude, embora a altura total da montanha seja de impressionantes 8.800 metros.

O Everest está localizado no Nepal, e a chegada no país geralmente ocorre por Kathmandu, sua capital. Lá, é possível observar o casamento perfeito entre as culturas hinduísta e budista, que ficam evidentes através da arquitetura de seus templos e palácios e dos costumes da própria população. A gastronomia também é destaque, com seus sabores picantes e baseados em grãos.

Porém, é pela cidade de Lukla que iniciamos a jornada para o Campo Base. São diversas florestas de rododendros, bétulas e coníferas, além de cachoeiras, paredões de gelo e montanhas nevadas que rodeiam o caminho. Por vezes, também é possível visitar aldeias e povoados locais. O Campo Base é o principal acampamento para os montanhistas que se aventuram na montanha, e chegar lá é uma memória para a vida toda.

Confira aqui os roteiros para o Campo Base do Everest.

Peru

O Peru é uma nação que descende de uma das principais civilizações pré-colombianas do mundo, os Incas, e guarda uma cultura rica em cores, sabores e sorrisos. A sua capital, Lima, oferece a seus visitantes uma experiência urbana repleta de costumes e tradições vívidas, enquanto o restante do país representa a junção perfeita entre Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica.

Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas que se tornou uma das 7 Maravilhas do Mundo, é o destino mais conhecido do país. Construída sobre uma montanha de 2.400 metros de altitude, lá é possível encontrar vestígios de templos, relógios de sol e até tumbas onde múmias haviam descansado por milhares de anos. 

Uma viagem a Machu Picchu geralmente se inicia em Cuzco, que também abriga sítios arqueológicos dos antigos Incas. Outros destinos de destaque do país são o Lago Titicaca, o mais alto lago navegável do mundo, localizado na fronteira com a Bolívia, e a Cordilheira Blanca, com seus majestosos picos nevados que saltam em direção ao céu. São cerca de 60 montanhas com mais de 5 mil metros de altura, criando o ambiente perfeito para trekkers e aventureiros.

Confira aqui os roteiros para o Peru.

Jordânia 

Talvez você nunca tenha pensado na Jordânia, localizada no Oriente Médio, como um destino para as suas viagens. Porém, se você é fã de culturas milenares e não perderia uma visita a uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, então está na hora de aprender mais sobre esse destino e se encantar com as suas descobertas. 

A capital do país é Amã, mas é a cidade de Petra que rouba a atenção de todos os turistas. A região abriga um famoso sítio arqueológico que data da época de 300 a.C, sendo que o seu principal atrativo é o Al Khazneh, ou “O Tesouro”, que consiste em uma tumba escavada na face de um penhasco, e que recebeu uma fachada helenística com pilares. O monumento já foi cenário de filmes, mas é apenas um entre os diversos monastérios, tumbas e teatros que merecem atenção.

Em meio ao deserto, outras construções instigantes despontam ao olhar, como castelos do século VII que serviam como centros comerciais e fortalezas. Os principais são Qusayr Amra e Qasr Azraq, por serem os mais bem preservados. Também não podemos deixar de mencionar o Mar Morto, famoso pela sua elevada concentração de sal, que permite aos visitantes boiar nas suas águas sem esforço algum.

Confira aqui os roteiros para a Jordânia.

Antártica 

A Antártica é, com certeza, o continente que sofreu menor interferência do ser humano em toda a sua existência, e é provavelmente um dos destinos mais exclusivos do mundo. Ela é considerada o paraíso ecológico da Terra, além de ser uma das regiões mais frias, isoladas, secas e com mais ventos no planeta. Como é de se imaginar, a sua beleza também é incomparável.

Durante os longos dias do verão austral, quando o céu fica claro por 24 horas, é possível conhecer enormes colônias de pinguins, observar baleias, assistir centenas de focas descansando sobre o gelo, e maravilhar-se com as espetaculares formas, tamanhos e cores dos icebergs. A depender do roteiro, também podemos acampar sob o céu polar e andar de kayak.

A chegada na Antártica ocorre através de um cruzeiro que sai de Ushuaia, na Argentina, e cruza a famosa Passagem de Drake. Nesse percurso, é possível desfrutar de algumas das mesmas experiências encontradas pelos grandes exploradores polares que mapearam essas regiões, como brisas salgadas, mares revoltos, e até a avistagem de grupos de baleias em migração. De começo a fim, é uma viagem sem igual.

Confira aqui os roteiros para a Antártica.

Tanzânia 

A Tanzânia é o país ideal para quem quer se reconectar com a vida selvagem. A região abriga Ngorongoro, a maior cratera vulcânica intacta do mundo; Serengeti, o parque onde ocorre a maior migração animal de mamíferos do mundo; Selous, uma das maiores reservas selvagens do mundo; e, para completar, o Monte Kilimanjaro, pico mais alto do continente africano.

"Serengeti" significa "planícies sem fim" na língua Masai, e é sem dúvidas uma das áreas de vida selvagem mais celebradas do mundo. O parque é palco para a Grande Migração, que ocorre anualmente, quando estimados três milhões de antílopes - na maioria gnus - migram para a Reserva Masai Mara, no Quênia. Porém, na região é possível encontrar diversas outras espécies, como elefantes, leões, girafas, zebras, leopardos, entre outros.

O Monte Kilimanjaro, por sua vez, é o destino ideal para os trekkers de plantão. Essa é a maior montanha da África (5.895m de altitude), e também a mais alta fora de uma cordilheira. O seu cume costuma estar encoberto por neve, algo que favorece os mitos que diziam que Kilimanjaro era a conexão da Terra com os céus, e a neve, o trono de Deus. A caminhada ao topo é acessível para qualquer pessoa que tenha bom condicionamento físico e possa aguentar uma média de 5 horas diárias de ascensão.

Confira aqui os roteiros para a Tanzânia.

Agora que você já sabe quais destinos serão a tendência do turismo em 2022, só falta agendar o passeio ideal para você. Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta