Expedição Onça Pintada: Conheça a complexa operação na Uakari Lodge

Por Uakari Lodge

Estamos em nossa temporada anual da Expedição Onça Pintada – e aqui estão algumas imagens e informações dos bastidores!

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá tem diferentes projetos nas mais diversas áreas – sendo o turismo apenas um deles, com seu Uakari Lodge.

Um dos programas mais bem sucedidos é o Projeto Iauaretê, relacionado ao comportamento das onças-pintadas na Reserva Mamirauá. O objetivo dos cientistas locais é compreender como esse felino pode sobreviver na reserva (uma floresta de várzea de mais de 1 milhão de hectares) durante as enchentes, quando nenhuma terra pode ser encontrada aqui e as onças vivem de 3 a 4 meses na copa das árvores.

Sim, é isso mesmo: as onças-pintadas em Mamirauá se tornam simpáticos (e grandes) “macacos” por alguns meses na reserva. Por essa razão, esses pesquisadores têm monitorado o comportamento das espécies em Mamirauá, encontrando-as na mata por meio de colares de GPS.

Este fato sempre trouxe a curiosidade dos nossos visitantes. Embora a concentração de onças-pintadas na reserva seja muito alta se comparada a outras regiões da Amazônia, avistá-la durante um programa regular é muito raro.

Mais recentemente, o Projeto Iauaretê propôs à equipe da Uakari Lodge um programa científico inspirado em seu trabalho – e, com o programa, conscientizar o público para o fato de que a espécie ainda está ameaçada na Amazônia.

O primeiro programa foi criado em 2014, e contou com os estudos desenvolvidos por Pedro Nassar, que acabou escrevendo sua dissertação de mestrado sobre os impactos desse programa para o Uakari Lodge, a Reserva Mamirauá, as comunidades locais, o Projeto Iauaretê e, mais importante, os impactos sobre a espécie.

A operação de 2019

No seu quinto ano de operação, a Expedição Onça-Pintada foi novamente desenvolvida durante a época de pico de cheia (maio a junho), quando os animais estavam "presos" na copa das árvores e pudemos seguramente nos aproximar deles.

O Projeto Iauaretê, no entanto, não monitorou animais neste ano – então a expedição de 2019 focou na ciência e nas atividades diárias que esses pesquisadores desenvolvem ao longo do ano. Nossos visitantes tornaram-se, assim, importantes “assistentes” dos programas de conservação relacionados às onças-pintadas na Amazônia.

Mesmo em tal situação, as pré-viagens exigem muita dedicação de ambas as equipes. Procuramos colares de GPS perdidos, instalamos armadilhas fotográficas, enviamos equipamentos científicos para a pousada, e até realizamos voos, para assim nos certificarmos de que essa atividade seja inesquecível durante a visita de nossos "assistentes".

Sim, nós levamos os turistas para ver a Reserva e a pousada em pequenos aviões!

Depois de muito trabalho de ambas as equipes, estamos prontos para receber nossos convidados. Eles pegam canoas, mergulham na selva, sobrevoam a pousada, aprendem muito sobre a espécie. E o mais importante: eles apoiam a conservação dos principais predadores da cadeia alimentar na Amazônia, um papel fundamental para o equilíbrio da vida selvagem no bioma.

(Crédito de imagens: Emiliano Ramalho (capa), Marcelo Santana, Gui Gomes, Bernardo Oliveira e Miguel Monteiro)

Agora que você já sabe o que está por trás da Expedição Onça Pintada na Uakari Lodge, falta só marcar o seu passeio. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para a Amazônia. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

Leia mais textos sobre a Amazônia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta