4 trekkings imperdíveis na Europa que todo mundo deveria fazer

Alguns dos trekkings mais famosos e mais antigos do mundo estão localizados na Europa. Dos Alpes às praias mediterrâneas, existem percursos para todos os gostos e condicionamentos físicos. Em todos eles, também é possível conhecer mais sobre a cultura local e aproveitar as atividades complementares à caminhada.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta 4 trekkings imperdíveis na Europa que todo mundo deveria fazer.

Dolomitas

As Dolomitas são uma cordilheira localizada nos Alpes da Itália, onde os picos nevados, os bosques e os lagos de águas verde-azuladas compõem a paisagem de trekking. Aqui, a caminhada se dá nas alturas - e, de vez em quando, encontramos mirantes naturais que nos permitem ter uma visão panorâmica do mar de montanhas, vales e nuvens.

A região abriga trilhas para todos os gostos, condicionamentos físicos e níveis técnicos. Uma das mais conhecidas, e também das mais desafiadoras, é a Alta Via N.1, que passa por atrativos imperdíveis como o Cinque Torri, uma formação rochosa composta por cinco cumes, e o Lago di Braies, cujas águas cristalinas são rodeadas por montanhas.

A travessia compreende 95 km, com 6.700 metros de ganho de elevação acumulado. A dificuldade, porém, é compensada pela excelente infraestrutura hospitaleira que se espalha pelas montanhas. Os refúgios apresentam graus de requinte diferentes, mas todos são aconchegantes e oferecem a gastronomia típica da região.

Além da travessia mencionada anteriormente, outra que merece destaque é a caminhada ao Tre Cime di Lavaredo, a formação rochosa que se tornou cartão-postal das Dolomitas. Caracterizada pelos seus três cumes de 500 metros cada, ela é uma parada imprescindível a todos que visitam a região. A travessia completa é de 11 km, e pode ser feita em 4 horas.

Confira aqui os roteiros para as Dolomitas.

Sardenha

Também localizada na Itália, a Sardenha é uma grande ilha no Mar Mediterrâneo, contando com mais de 2.000 km de litoral. O trekking na ilha ocorre pela costa do Golfo Orosei, onde temos uma combinação perfeita de montanhas e mar, passando por praias completamente inexploradas que ficam escondidas entre penhascos. 

O percurso é considerado intenso, apresentando longas distâncias entre subidas e descidas. São cerca de 5 horas diárias de caminhada. Em alguns momentos, é inclusive necessário fazer rapel, que apesar de ter um nível de dificuldade baixo, com certeza não é indicado a pessoas que têm medo de altura. 

Entre os atrativos que avistamos ao longo do caminho, há a Pedra Longa, uma formação rochosa de aparência piramidal que se encontra rodeada por um mar azul. Ela mede aproximadamente 120 metros de altura, e é conhecida como o símbolo da Sardenha. Também há a Punta Salinas, um mirante natural que dá vista ao mar e aos desfiladeiros verticais que o rodeiam.

A viagem inclui quatro noites dormindo sob as estrelas, utilizando apenas abrigos naturais. Uma noite dormindo em barraca, outra dormindo em refúgio compartilhado e duas noites dormindo no convés de nosso barco particular. 

Confira aqui o roteiro para a Sardenha.

Caminho de Santiago de Compostela

Há centenas de anos, o Caminho de Santiago corta o norte da Espanha e desafia peregrinos a saírem do vilarejo francês de Saint Jean de Pie de Port em direção à Catedral de Santiago da Compostela, onde foram enterrados os restos mortais do apóstolo Santiago Maior. O caminho clássico tem cerca de 800 km, e leva um mês para ser percorrido.

Apesar de ter uma conotação originalmente religiosa, o Caminho recentemente passou a ser procurado por outros motivos, como cultura, lazer e autoconhecimento. Afinal, ao longo do trajeto, existem diversos atrativos como castelos, igrejas e fortalezas centenárias, aliados a oportunidades para conhecer a população local e degustar de sua gastronomia.

Quem não tiver a disposição física ou o tempo disponível para percorrer o caminho clássico inteiro, pode optar pelo Caminho Curto, de 5 dias, que se inicia na cidade de Sarria, a apenas 100 km do destino final, ou pelo caminho que começa na aldeia de O Cebreiro, a 165 km.

Também é possível divergir completamente do caminho clássico francês e aproveitar para contemplar outras paisagens. Há, por exemplo, o Caminho da Costa, que se inicia por Portugal e passa por dunas, praias e bosques, contando inclusive com uma parada para pegar um ferry. Ou, então, o Caminho do Norte, que cruza as florestas espanholas.

Confira aqui os roteiros para o Caminho de Santiago de Compostela.

Tour du Mont Blanc

O Tour du Mont Blanc é um dos trekkings mais famosos do mundo, explorando tudo o que há de mais bonito em termos de picos nevados, que chegam a alcançar 4.800 metros de altura e parecem encostar no céu. A travessia passa por três países - França, Itália e Suíça -, acompanhando o delineado dos Alpes europeus.

Os trekkings começam, geralmente, pela vila barroca de Notre Dame de la Gorge, ou por Les Houches, uma simpática cidadezinha francesa com alguns restaurantes e lojas. São 6 horas diárias de caminhada, em terreno sem muitas dificuldades técnicas mas com grande variação de altitude.

Há aproximadamente 1.000 metros de subida e 1.000 metros de descida todos os dias. O pico mais alto do roteiro é o Grand Col Ferret, a 2.532 metros.

A cidade-base para as atividades na região é a francesa Chamonix, considerada a capital mundial da vida ao ar livre, que conta com um centro cheio de restaurantes, cafés e lojas de esportes. Lá, também é possível fazer o passeio de teleférico até a Agulha de Midi, conjunto impressionante de torres rochosas e um lugar espetacular para avistar o Mont Blanc.

Confira aqui os roteiros para o Tour du Mont Blanc.

Agora que você já conhece os 4 trekkings imperdíveis na Europa que todo mundo deveria fazer, não perca tempo e agende logo a sua viagem. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros de trekking. Encontre o melhor para você aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta