Categories: NoticiasViagens

Serra Fina já tem data de reabertura, após ter ficado fechada por 2 anos

A Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF) anunciou que o acesso ao complexo de trilhas da Serra Fina será reaberto a partir do dia 1º de maio de 2022, após ter permanecido fechado pelos últimos dois anos.

Em um comunicado publicado no Instagram, a APSF explicou que, a partir da data mencionada, o acesso passará a ser controlado através de portarias localizadas na Toca do Lobo e no Paiolinho, em Passa Quatro-MG, e na Nativa Serra Fina, em Itamonte-MG.

Segundo a Associação, os novos controles de acesso visam, principalmente, “proteger as cristas da Mantiqueira em todo o maciço da Serra Fina contra o turismo desordenado e irresponsável, que causava impactos potenciais neste ecossistema frágil e raro.”

O acesso à região foi suspenso em julho de 2020, depois que um incêndio criminoso devastou cerca de 600 hectares do maciço da Serra Fina. O fogo atingiu a base do Pico da Pedra da Mina e seu entorno em ambos os lados, mineiro e paulista, causando “um prejuízo incalculável, como a perda da biodiversidade.”

Foi a partir desse evento que os proprietários das terras que compõem o maciço da Serra Fina se uniram e fundaram a APSF. 

Agora, os visitantes que desejam desfrutar do complexo de trilhas terão que aderir a uma série de regras e normas, guiadas pelas Diretrizes para Boas Práticas de Uso Turístico das Cristas da Mantiqueira, elaborado pelo CT Montanha - CONAPAM (Conselho Consultivo da APA Serra da Mantiqueira).

Essas normas incluem: nunca utilizar atalhos ou abrir novas clareiras; jamais acender fogueira, substituindo-as por fogareiros; carregar todo o lixo, incluindo fezes, até o final do percurso; evitar a coleta de qualquer material botânico; evitar o uso de equipamentos sonoros, salvo mediante fones de ouvido, entre outros.

A Serra Fina está situada na tríplice divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e é uma das principais travessias de montanha do Brasil. Suas trilhas são consideradas técnicas, e o ambiente hostil com noites frias e dias quentes aumentam o desafio de transpor suas cristas. 

Para conhecer mais sobre o destino, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Serra da Mantiqueira. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Serra da Mantiqueira:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: Associação dos Proprietários da Serra FinaPico da Pedra da Minareaberturaserra da mantiqueiraserra finasudeste

Recent Posts

  • Viagens

O Marrocos é um país seguro para viajar?

Muitas pessoas sonham em conhecer as medinas históricas, os mercados vibrantes e as dunas do Saara em Marrocos, mas acabam…

14 horas ago
  • Viagens

Viagens para Antártica 2025 e 2026, uma aventura segura

Explorar a Antártica é um daqueles sonhos que parecem distantes — até o momento em que você decide realizá-lo. Se…

1 semana ago
  • Viagens

As Trilhas Incas no Peru que a Pisa recomenda

Explorar o Peru a pé é a melhor forma de se conectar com a história e as paisagens impressionantes dos…

2 semanas ago
  • Viagens

5 Travessias Imperdíveis no Brasil

O Brasil é cheio de paisagens impressionantes, e nada melhor do que percorrê-las a pé, imerso na natureza, enfrentando desafios…

3 semanas ago
  • Viagens

4 destinos no Brasil que precisa reservar com antecedência

Alguns dos lugares mais incríveis do Brasil demandam planejamento antecipado para garantir a melhor experiência. Seja pela infraestrutura limitada, pelo…

4 semanas ago
  • Viagens

Descubra o Explora, uma rede de hotéis de luxo em lugares remotos

O Explora é uma rede de hotéis de luxo para quem busca experiências imersivas nos lugares mais remotos e espetaculares…

1 mês ago