Categories: NoticiasViagens

Serra Fina já tem data de reabertura, após ter ficado fechada por 2 anos

A Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF) anunciou que o acesso ao complexo de trilhas da Serra Fina será reaberto a partir do dia 1º de maio de 2022, após ter permanecido fechado pelos últimos dois anos.

Em um comunicado publicado no Instagram, a APSF explicou que, a partir da data mencionada, o acesso passará a ser controlado através de portarias localizadas na Toca do Lobo e no Paiolinho, em Passa Quatro-MG, e na Nativa Serra Fina, em Itamonte-MG.

Segundo a Associação, os novos controles de acesso visam, principalmente, “proteger as cristas da Mantiqueira em todo o maciço da Serra Fina contra o turismo desordenado e irresponsável, que causava impactos potenciais neste ecossistema frágil e raro.”

O acesso à região foi suspenso em julho de 2020, depois que um incêndio criminoso devastou cerca de 600 hectares do maciço da Serra Fina. O fogo atingiu a base do Pico da Pedra da Mina e seu entorno em ambos os lados, mineiro e paulista, causando “um prejuízo incalculável, como a perda da biodiversidade.”

Foi a partir desse evento que os proprietários das terras que compõem o maciço da Serra Fina se uniram e fundaram a APSF. 

Agora, os visitantes que desejam desfrutar do complexo de trilhas terão que aderir a uma série de regras e normas, guiadas pelas Diretrizes para Boas Práticas de Uso Turístico das Cristas da Mantiqueira, elaborado pelo CT Montanha - CONAPAM (Conselho Consultivo da APA Serra da Mantiqueira).

Essas normas incluem: nunca utilizar atalhos ou abrir novas clareiras; jamais acender fogueira, substituindo-as por fogareiros; carregar todo o lixo, incluindo fezes, até o final do percurso; evitar a coleta de qualquer material botânico; evitar o uso de equipamentos sonoros, salvo mediante fones de ouvido, entre outros.

A Serra Fina está situada na tríplice divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e é uma das principais travessias de montanha do Brasil. Suas trilhas são consideradas técnicas, e o ambiente hostil com noites frias e dias quentes aumentam o desafio de transpor suas cristas. 

Para conhecer mais sobre o destino, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Serra da Mantiqueira. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Serra da Mantiqueira:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: Associação dos Proprietários da Serra FinaPico da Pedra da Minareaberturaserra da mantiqueiraserra finasudeste

Recent Posts

  • Viagens

Travessia da Costa Branca: Trekking por praias desertas do RN

No Rio Grande do Norte, há um pedaço de litoral onde o sertão toca o mar e o tempo parece…

5 dias ago
  • Viagens

Rota das Emoções: 3 destinos do Nordeste em uma viagem

Imagine percorrer três estados do Nordeste em apenas sete dias e encontrar, a cada parada, um cenário mais surpreendente que…

2 semanas ago
  • Viagens

6 passeios imperdíveis em Ushuaia no verão

Ushuaia, a cidade do “fim do mundo”, não perde seu charme durante o verão. Muito pelo contrário: ainda há gelo…

3 semanas ago
  • Viagens

Cruzeiros na Patagônia Argentina e Chilena

Explorar a Patagônia em um cruzeiro é unir duas experiências únicas: o conforto a bordo e o privilégio de acessar…

4 semanas ago
  • Viagens

Navegações na Amazônia: Anavilhanas, Jaú, Jauaperi e Xixuaú

Conhecer a Amazônia de verdade passa, quase sempre, pelos rios. Navegar por eles é entrar em um mundo onde o…

1 mês ago
  • Viagens

5 ideias de Cicloturismo para fazer em 2025

Se você gosta de viajar de forma ativa e diferente, o cicloturismo é uma escolha certeira. Pedalando, cada quilômetro traz…

1 mês ago