Pantanal em família, qual fazenda escolher?

Com a chegada da nova novela da Globo, cada vez mais pessoas começam a se interessar pela maior planície alagável do mundo, o Pantanal. A região é conhecida pelas suas belas paisagens, que se estendem entre morros, campos e rios, e grande biodiversidade, ao abrigar alguns dos animais mais emblemáticos do Brasil.

Em meio a isso tudo, existem pousadas e fazendas que permitem aos viajantes ter um gostinho mais autêntico da vida pantaneira. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta algumas das melhores fazendas para se hospedar com a família no Pantanal.

Fazenda Aguapé

A Fazenda Aguapé é uma pousada centenária que está localizada no Mato Grosso do Sul, a 195 km de Campo Grande. O seu terreno é marcado pela presença de típica vegetação pantaneira, onde também vivem os principais representantes da fauna da região, como onças, tatus, tamanduás, jacarés e capivaras.

Para conhecê-los, é possível embarcar em diversos passeios disponibilizados pela própria fazenda, como safári fotográfico, focagem noturna, caminhada ecológica e navegação pelo Rio Aquidauana.

Foto: Pousada Aguapé - Facebook

Uma das vantagens - que torna a fazenda tão atrativa para pais e filhos - é que boa parte dessas atividades não exigem bom condicionamento físico, acolhendo todos os tipos de visitantes. 

A fazenda possui 15 apartamentos aconchegantes, equipados com ar condicionado, além de áreas comuns que incluem piscina, redário, quiosques, sala de TV e de jogos e restaurante. Ou seja, mesmo passando um dia inteiro dentro dos recintos da pousada, você dificilmente ficará entediado.

Outro destaque é para o café da manhã, almoço e jantar, que seguem a tradição regional. Pães, sopas, massas, queijos e doces caseiros são servidos todos os dias, sendo que muitos deles são produzidos com ingredientes da própria fazenda, dando um sabor especial às receitas.

Foto: Pousada Aguapé - Facebook

Barra Mansa Lodge

O Barra Mansa Lodge também está localizado no Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Negro, em uma região conhecida como a mais rica e preservada de todo o Pantanal. Ele é marcado pelo contato íntimo com a natureza, que permite que os visitantes conheçam de perto a vida selvagem regional.

Aqui, os passeios contam com a presença de um guia exclusivo, que irá ajudar a família a organizar os seus dias e desbravar a natureza pantaneira. Há a possibilidade de fazer passeios a cavalo, canoagem, safári em 4x4 e caminhadas em trilhas pelas matas, florestas, lagoas e demais paisagens magníficas da região.

Foto: Hotel Barra Mansa - Facebook

No Barra Mansa, os visitantes também têm a oportunidade de participar do dia-a-dia de uma fazenda pantaneira típica. É possível acompanhar os peões no manejo do gado, aprender a laçar e curar bezerros recém-nascidos, participar da ordenha das vacas leiteiras e auxiliar a cozinheira a fazer queijo e doce de leite.

O hotel em si consegue abrigar até 16 hóspedes, garantindo uma recepção personalizada e calorosa. Os quartos são equipados com TV via satélite e ar condicionado, e as áreas comuns incluem redário, bar, restaurante e sala de TV. Também é possível se hospedar na Casa da Baía, que é mais isolada e possui capacidade para abrigar até 4 pessoas.

Foto: Hotel Barra Mansa - Facebook

Pousada do Rio Mutum

A Pousada do Rio Mutum está localizada no município de Barão de Melgaço, em Mato Grosso, uma das mais belas regiões do Pantanal do Norte. Somente 3% da área do município é constituída de terra firme - um chamariz e tanto para quem busca uma experiência genuinamente pantaneira. 

Em 2020, a pousada recebeu o prêmio “Traveller’s Choice”, concedido pelo site TripAdvisor, ficando entre os melhores hotéis do mundo. 

É verdade que quem se hospeda lá só tem coisas boas para contar: os quartos são cuidadosamente decorados, contando com móveis rústicos, ar condicionado, frigobar e TV. O restaurante serve pratos internacionais com ingredientes locais, enquanto o bar oferece coquetéis e sucos naturais. Também há piscina e terraço ao ar livre. 

Foto: Pousada do Rio Mutum

Mas é claro que o verdadeiro destaque é para o que está no lado de fora da pousada. Essa parte do Pantanal é uma verdadeira obra de arte, com paisagens marcadas por morros, savanas, rios, corixos, e enormes áreas alagadas, algumas temporárias e outras permanentes.

Nessas paisagens, há uma rica biodiversidade que pode ser observada através de passeios oferecidos pela pousada, como trilhas, safáris, observação noturna e saídas de barco. Não há quem passe por essa região do Pantanal sem fazer planos de voltar em breve.

Foto: Pousada do Rio Mutum

Agora que você já sabe qual fazenda escolher para ir ao Pantanal com a família, que tal já agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Pantanal. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre o Pantanal:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta