4 fazendas para ficar hospedado no Pantanal

As fazendas são a principal porta de entrada para o Pantanal brasileiro. Muitas delas são centenárias, e só se abriram ao público nas últimas décadas, quando o ecoturismo começou a ganhar força na região. Hoje, visitantes sortudos podem fazer parte dessa história, aproveitando os passeios na natureza, as acomodações aconchegantes e toda a hospitalidade oferecida por esses lugares.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta 4 fazendas para ficar hospedado no Pantanal.

Refúgio Ecológico Caiman

O Refúgio Ecológico Caiman é uma dos refúgios mais conhecidos do Pantanal sul mato-grossense. Fundado em 1987, ele foi o primeiro empreendimento ecoturístico da região, e mudou profundamente o perfil dos turistas que visitavam lá: a pesca, que era um dos principais chamarizes, ficou de lado, dando lugar à contemplação da natureza.

Hoje, os hóspedes do refúgio têm acesso a um leque de passeios diferentes, que visam exaltar as belezas locais. Há cavalgadas, passeios de barco, caminhadas por trilhas e safári fotográfico, sendo que cada um é responsável por introduzir e valorizar um aspecto diferente do Pantanal.

Foto: Caiman, Pantanal - Facebook

Afinal, são mais de 53 mil hectares prontos para serem explorados, com a ajuda de guias bilíngues especializados em fauna e flora pantaneira. Vale notar que o refúgio está localizado dentro de uma fazenda de gado chamada Estância Caiman, que surgiu a partir da Miranda Estância, fundada em 1912 por investidores ingleses. 

As acomodações do refúgio estão divididas em dois tipos. A Casa Caiman é a pousada principal, contando com 18 suítes, ar condicionado, Wi-Fi, varanda, piscina e pensão completa. Já as villas são casas privativas fechadas para pequenos grupos - elas contam com 5 ou 6 suítes e também oferecem todo o serviço Caiman.

Foto: Caiman, Pantanal - Facebook

Pousada Refúgio da Ilha

A Pousada Refúgio da Ilha é uma típica fazenda pantaneira, situada na pequena ilha formada pelo Delta do Rio Salobra. A sua área se estende por aproximadamente 4 mil hectares, e a pousada se destaca por ser uma das mais acessíveis do Pantanal Sul, estando próxima de Bonito e na metade do caminho entre Campo Grande e Corumbá.

Lá, há diversas opções de atividades, como cavalgadas, caminhadas e safáris fotográficos de barco. Todas oferecem uma ótima oportunidade para conhecer os animais da rica vida selvagem da região, como tamanduás, jacarés, macacos, capivaras, garças, colhereiros e biguás.

Foto: Refúgio da Ilha - Ecolodge - Facebook

Também vale destacar que o Refúgio da Ilha frequentemente abriga projetos de pesquisa voltados a estudos biológicos e conservação. As ariranhas que habitam a região foram, inclusive, protagonistas de um documentário produzido pela BBC, em 2008, chamado “Sancho, a Lontra Gigante”, que foi muito difundido no canal Animal Planet.

Para o conforto dos hóspedes, a pousada oferece 8 apartamentos aconchegantes, equipados com banheiro privativo, chuveiro quente, ar condicionado, camas king-size e janelas teladas. Também há charmosos recantos externos e internos, como sala de estar, biblioteca, varandas, uma lojinha, restaurantes e deck.

Foto: Refúgio da Ilha - Ecolodge - Facebook

Pousada Pequi

A Pousada Pequi, criada a partir de uma fazenda centenária, também busca preservar e valorizar a cultura pantaneira. Ela está situada a 1 km das margens do Rio Aquidauana, e proporciona a seus hóspedes um atendimento familiar com aconchegantes acomodações e deliciosa comida típica.

Dentro da sua proposta de apresentar o Pantanal para visitantes, os destaques da pousada são os passeios. Entre eles, há tour a cavalo, caminhada ecológica, focagem de jacarés, lida de gado e safári fotográfico, sendo possível fazer dois passeios por dia.

Foto: Pousada Pequi - Facebook

Durante todos eles, os visitantes são acompanhados por guias simpáticos e competentes que conhecem profundamente a região, enriquecendo as atividades com suas histórias e curiosidades. A fazenda possui 2700 hectares e, portanto, há muita coisa para explorar sem ter que sair das suas dependências.

A pousada possui acomodação distribuída em 10 apartamentos, todos equipados com ar condicionado, ventilador de teto, frigobar e televisão. Nas áreas comuns, também há piscina, sala de estar, lojinha de lembranças, restaurante e redário. As refeições estão inclusas e são oferecidas no estilo self-service. 

Foto: Pousada Pequi - Facebook

Pousada Piuval

A Pousada Piuval é a primeira pousada da Rodovia Transpantaneira, que cruza o Pantanal Norte. Ela está inserida em uma fazenda tradicional que possui cerca de 7 mil hectares, oferecendo uma das mais belas paisagens naturais da região, com grande diversidade de fauna e flora.

Nos passeios ecológicos pela fazenda, passamos por campos abertos, florestas preservadas, baías e corixos. As atividades oferecidas incluem trilhas, passeios de barco, safáris fotográficos, focagem de animais e passeios a cavalo, sendo que todas contam com o acompanhamento de guias locais.

Foto: Pousada Piuval

A pousada oferece três tipos de acomodações: apartamentos standard, suítes luxo e uma suíte master. Essa última possui 45 metros quadrados, e banheiro privativo com hidromassagem. Porém, comodidades como frigobar, ar condicionado, Wi-Fi gratuito, cofre e janelas teladas estão presentes em todas as opções.

Um dos diferenciais da Pousada Piuval é que ela está completamente comprometida com o meio ambiente, ao contar com sistema de reuso e tratamento de água e coleta seletiva do lixo. Além disso, em breve, toda a sua energia será produzida por uma usina solar com placas fotovoltaicas.

Foto: Pousada Piuval

Agora que você já sabe qual fazenda escolher para se hospedar no Pantanal, que tal já agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Pantanal. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre o Pantanal:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um Comentário em: “4 fazendas para ficar hospedado no Pantanal

Deixe uma resposta