Tudo sobre a Fazenda Barra Mansa no Pantanal, da família Rondon

A Fazenda Barra Mansa, fundada em 1940 pela família Rondon, é uma das mais tradicionais do Pantanal. Ela está localizada em uma das áreas de maior biodiversidade da região, e ganhou destaque por ter sido escolhida para as filmagens da novela Pantanal tanto na versão original de 1990, como para o remake da Rede Globo.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta tudo sobre a Fazenda Barra Mansa.

Onde fica e como chegar na Fazenda Barra Mansa?

A Fazenda Barra Mansa está localizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, a cerca de 140 km de Campo Grande. A sua área é considerada privilegiada por estar próxima ao encontro do Rio Negro com a Vazante do Castelo, conhecida como a região mais rica e preservada de todo o Pantanal.

O acesso à fazenda se dá principalmente através do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que recebe voos de todos os cantos do Brasil. De lá, é possível pegar um traslado terrestre, que tem duração de aproximadamente 6 horas. 

O acesso terrestre é vantajoso por ser mais barato, e por ser uma ótima introdução às paisagens do Pantanal, proporcionando oportunidades para avistar diferentes espécies da vida selvagem no caminho.

Porém, também é possível pegar um traslado aéreo, que dura apenas 30 minutos. A vantagem dessa opção é que ela proporciona uma visão panorâmica e inesquecível do Pantanal, e está disponível ao longo de todo o ano, mesmo durante a época de cheia.

Para não perder nenhuma experiência, é possível escolher uma combinação de traslados, como chegar por terra e voltar por ar.

Foto: Hotel Barra Mansa - Facebook

Qual a melhor época para visitar a Fazenda Barra Mansa?

O Pantanal está aberto para visitas durante o ano inteiro. A única ressalva é que, dependendo da época, você encontrará paisagens diferentes.

De dezembro a março é a época de cheia, quando a água está no seu ápice e o Pantanal assume a forma como é mais conhecido. Incontáveis baías e salinas transformam os arredores da Barra Mansa em ilhas de florestas, que podem ser exploradas por barcos e canoas.

Em abril, chega a época de vazante, que dura até meados de junho. As águas da enchente escoam para o leito do Rio Negro, revelando campos e morros. Esta é uma excelente época para relaxar em banhos refrescantes e também para a prática da pesca esportiva.

De julho a novembro é a época de seca, ​considerado o melhor período para observar a vida selvagem do Pantanal. Os animais se movimentam pelos campos à procura de água e comida, facilitando os encontros com os viajantes. Aqui, também começam a ressurgir as praias de areias claras, onde é possível tomar banho e desfrutar da paz pantaneira.

Foto: Hotel Barra Mansa - Facebook

O que fazer na Fazenda Barra Mansa?

A Fazenda Barra Mansa oferece diversas atividades aos seus hóspedes, sendo possível realizar dois passeios por dia. Todos eles contam com o acompanhamento de um guia local, que enriquecem os passeios com suas histórias e curiosidades.

Alguns passeios são:

Canoagem: ocorre em canoas do tipo canadense, com capacidade para até duas pessoas. Envolve a observação de peixes, jacarés, arraias e inúmeras plantas aquáticas de diferentes cores e tamanhos.

Cavalgada: é a melhor forma de passear pelos campos, cerrados, cordilheiras, baías e salinas ao redor da fazenda. Os cavalos são dóceis, e os arreios típicos pantaneiros, que foram criados para longas jornadas, são extremamente confortáveis.

Passeio de barco: ocorre ao longo do Rio Negro, considerado o mais conservado do Pantanal pois não possui cidades, vilas ou comunidades em suas margens. Permite a observação de animais e tem paradas para banhos deliciosos.

Foto: Hotel Barra Mansa - Facebook

Safári em 4x4: saímos em busca da fauna pantaneira atravessando belas paisagens a todo o momento. Neste passeio, é possível desbravar áreas mais distantes que são de difícil acesso em caminhadas ou cavalgadas.

Caminhada em trilhas: são realizadas nos arredores da fazenda, em matas com vegetação típica do Pantanal, como cordilheiras, capões, vazantes e ambientes de cerrado. Os trajetos são diversos e atendem hóspedes de todas as idades.  

Vivência cultural: permite conhecer as atividades de uma típica fazenda pantaneira. Os hóspedes acompanham os peões no manejo do gado e auxiliam a cozinheira a fazer queijo e doce de leite, por exemplo.

Foto: Hotel Barra Mansa - Facebook

Acomodações na Fazenda Barra Mansa

As opções de acomodação na Fazenda Barra Mansa incluem apartamentos individuais, duplos, triplos e quádruplos. Todos possuem banheiro privativo, ar condicionado, chuveiro elétrico, ventilador de teto e janelas teladas contra insetos, sendo que a decoração fica por conta das paisagens que iluminam os quartos pela janela.

Também há uma casa privativa composta por dois quartos, um banheiro e uma sala de estar, que é ideal para famílias ou amigos viajando juntos.

No que se refere a áreas comuns, a fazenda oferece redário ao ar livre, biblioteca, restaurante e bar. A gastronomia, inclusive, é um dos pontos altos da hospedagem. Carne bovina orgânica, caribéu, sopa de piranha e uma grande variedade de legumes frescos são apenas alguns exemplos da culinária servida.

Foto: Hotel Barra Mansa - Facebook

Agora que você já sabe tudo sobre a Fazenda Barra Mansa, que tal agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Pantanal. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre o Pantanal:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta