Dicas para fazer Bonito com Pantanal na mesma viagem

Bonito e Pantanal, dois dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, estão a apenas 140 km de distância entre si. Conjugá-los em uma mesma viagem não apenas é fácil, como é indicado. 

Enquanto o Pantanal oferece uma experiência mais rústica, com safáris, passeios de barco e trilhas, Bonito é um destino mais popular, oferecendo banhos em cachoeiras, snorkeling e visitas a grutas. Ambos, porém, são indicados para viajantes que buscam relaxar e aproveitar a natureza.

A seguir, confira as dicas do Blog Vida ao Ar Livre para fazer Bonito com Pantanal na mesma viagem. 

Reserve um mínimo de três dias em cada lugar

Bonito e Pantanal são destinos riquíssimos, onde há muito o que conhecer e aproveitar. Em uma viagem que abrange os dois lugares, portanto, é preciso alocar um número suficiente de dias em cada um, a fim de não perder experiências essenciais e não fazer tudo às pressas.

De maneira geral, três dias são suficientes para conhecer cada lugar. Esse número leva em consideração o fato de que é possível realizar, em média, dois passeios por dia, sendo um de manhã e outro à tarde, resultando em seis passeios em cada destino. 

A quantidade de passeios disponíveis em cada lugar é parecida. No Pantanal, safári fotográfico, passeios de barco, cavalgadas, manejo de gado, focagem noturna e trilhas são os mais comuns. Já em Bonito, há passeios de bote, banhos em cachoeiras, mergulhos superficiais, visita às grutas e trilhas, por exemplo. 

Escolha a fazenda pantaneira certa

Existe uma distância de 140 km entre Bonito e Miranda, a cidade no Mato Grosso do Sul considerada a entrada do Pantanal. O bioma, porém, tem mais de 150 mil km², e se você quiser ter um acesso mais fácil e rápido à estrada que leva a Bonito, será necessário se hospedar em uma fazenda bem localizada.

Esse é o caso da Fazenda Aguapé, que fica na cidade de Aquidauana, a cerca de 200 km de Bonito. A fazenda é uma das mais tradicionais do Pantanal, pertencendo à mesma família há mais de 150 anos. Ela se destaca por abrigar projetos ecológicos, como o Projeto Arara Azul, e por ter um terreno marcado pela típica vegetação pantaneira.

A fazenda disponibiliza 15 apartamentos para a acomodação dos hóspedes, sendo todos equipados com ar condicionado, ventilador de teto, frigobar e chuveiro elétrico. Já nas áreas comuns, há piscina, redário, quiosques, sala de TV e de jogos e restaurante. 

Foto: Pousada Aguapé - Facebook

Providencie um meio de transporte

Seja para sair do Pantanal em direção a Bonito ou fazer o caminho contrário, é necessário providenciar algum tipo de transporte. Para fazer isso, é possível contar com os serviços de agências de viagens, ou mesmo das próprias fazendas e hotéis, que terceirizam os traslados.

A maneira mais comum de percorrer o caminho entre esses destinos é através dos transportes terrestres privativos. Eles podem ser carros comuns, que ficam restritos às ruas asfaltadas, ou podem ser veículos 4x4, que passam por trechos não pavimentados e aumentam as chances de avistar animais selvagens pelo caminho.

Já a forma mais exclusiva é através do transporte aéreo particular, embora as opções de partida/chegada sejam mais restritas. Os voos panorâmicos, além de serem mais rápidos, são um passeio por si só, apresentando o Mato Grosso do Sul de uma maneira que poucos conhecem.

Encontre a melhor época

Bonito e Pantanal recebem turistas ao longo de todo o ano. Porém, para garantir que a sua viagem seja inesquecível, é importante chegar em uma época que favoreça os passeios que você deseja fazer. 

Na época de chuvas, que vai de dezembro a março, o Pantanal assume a forma como é mais conhecido, com inúmeras baías e salinas. Aqui, os passeios de barco e canoa são mais favorecidos, permitindo que o viajante percorra rotas distantes e aviste inúmeras aves e jacarés.

Já em Bonito, as chuvas fazem com que as cachoeiras fiquem mais volumosas e a vegetação fique mais verdinha, acentuando o charme da região. Além disso, é nessa época que o sol incide na Gruta do Lago Azul, tornando o seu lago ainda mais exuberante. 

Por outro lado, existe o risco de que alguns passeios sejam cancelados por causa da chuva.

Na época de seca, que vai de abril a novembro, as águas do Pantanal dão lugar a campos e morros, facilitando a observação de mamíferos e permitindo a realização de trilhas. Aqui, também começam a ressurgir as praias de areias claras, onde é possível tomar banho e desfrutar da paz pantaneira.

Já em Bonito, essa é a época mais indicada para fazer snorkeling, tendo em vista que as águas dos rios ficam mais cristalinas e com mais peixes. Fora isso, também é possível conhecer o Festival de Inverno de Bonito, que voltará a ser realizado em julho deste ano, após uma pausa na pandemia. 

Agora que você já conhece as dicas para fazer Bonito com Pantanal na mesma viagem, que tal começar a planejar o seu passeio? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Mato Grosso do Sul. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta