Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

A atratividade turística dos Lençóis Maranhenses é definida principalmente pelo regime de chuvas. No ápice da sua beleza, a região abriga lagoas cheias de águas cristalinas, dunas branquinhas e oásis de vegetação exuberante. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses.

Recomendado: junho a agosto

O período que compreende os meses de junho a agosto é considerado o mais indicado para visitar os Lençóis Maranhenses. Para entender o porquê disso, é necessário se ater ao fato de que o ano na região é dividido em duas épocas: de chuvas, que vai de janeiro a junho, e de seca, que vai de julho a dezembro.

Durante a época de chuvas, as lagoas que se formam entre as dunas começam a encher de água. Aliás, praticamente todas são dependentes dessa pluviosidade sazonal: apenas poucas são lagoas perenes, que ficam cheias ao longo de todo o ano. Chegado junho, as chuvas diminuem, mas o volume das lagoas permanece.

Lençóis Maranhenses - Sobrevoo

A paisagem que se forma é dos típicos Lençóis Maranhenses: lagoas profundas e largas, com águas verde-azuladas, intercaladas por dunas de mais de 10 metros de altura. Durante os meses de julho e agosto, essa paisagem é favorecida pela ausência de chuvas, que permite que os turistas conheçam a região despreocupadamente.

As temperaturas, nessa época, são apenas um pouco mais elevadas do que a média anual, variando entre 24ºC a 32ºC, aproximadamente. Porém, é possível esperar um volume elevado de visitantes, tendo em vista que essa é a alta temporada, que coincide com as férias escolares.

O que esperar de setembro a maio

A partir de setembro, as lagoas começam a esvaziar, e os Lençóis Maranhenses passam a perder parte de seu grande chamariz. O ápice da seca ocorre nos meses de novembro e dezembro - por isso, quem viaja nessa época é aconselhado a priorizar os passeios no litoral, como nas cidades de Atins e Caburé, onde o mar é o foco. 

Em janeiro, as chuvas retornam e as lagoas começam a encher de novo. Até meados de maio, os dias são chuvosos e podem atrapalhar os passeios. Mesmo em dias mais secos, as águas das lagoas tendem a permanecer turvas, enquanto o tempo nublado torna o lugar menos deslumbrante.

É preciso notar que essas épocas não são exatas e podem mudar de acordo com o ano. Se o período de chuvas for robusto e prolongado, por exemplo, é possível encontrar lagoas cheias até outubro. 

Agora que você já sabe qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, que tal agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para os Lençóis Maranhenses. Confira todos aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre os Lençóis Maranhenses:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta