Tudo o que você precisa saber sobre viagens ao Jalapão

O Jalapão é um destino singular que oferece um leque de experiências diferentes. Seja você um trekker experiente em busca de novos horizontes, ou um viajante contemplativo em busca de conforto e contato com a natureza, você irá encontrar algo adequado ao seu perfil aqui.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te diz tudo o que você precisa saber sobre viagens ao Jalapão.

Não existe melhor época para visitar

O Jalapão pode ser visitado em qualquer época do ano. Apesar de o regime de chuvas alterar um pouco as suas paisagens, favorecendo alguns passeios em detrimento de outros, a atratividade desse destino permanece intacta.

O período de seca vai de maio a setembro. Os primeiros meses são os mais indicados para visitas, tendo em vista que o ar ainda está úmido, a vegetação está verdinha e as cachoeiras permanecem volumosas. 

Durante essa época, o snorkeling é uma das atividades mais favorecidas, tendo em vista que os fervedouros assumem aquela típica tonalidade azul-cristalina. Por outro lado, com o avanço dos meses, a secura do ar começa a atrapalhar um pouco as atividades ao ar livre, e a vegetação se torna menos vívida.

safari camp no jalapão

Já o período de chuvas vai de outubro a abril, trazendo de volta as paisagens exuberantes, o ar mais úmido, e as temperaturas mais elevadas dentro da água. A desvantagem, porém, é um pouco mais óbvia: o tempo ruim pode atrapalhar os passeios ao ar livre.

Sendo assim, existe apenas um período que deve ser evitado por viajantes que buscam uma experiência exclusiva e imersiva: os feriados, quando a região recebe muitos turistas e os principais atrativos ficam mais tumultuados.

Bastante tempo no carro

Os grandes deslocamentos são uma das principais características de viagens ao Jalapão. 

Algumas dezenas de quilômetros separam as cidades-base dos principais atrativos turísticos, e estima-se que, ao longo de um roteiro que explora os lugares mais importantes, são percorridos mais de 1.000 km.

Mais da metade desse trajeto é percorrido em estradas precárias de terra e areiões. Por isso, o transporte ocorre em veículos 4x4, dirigidos por motoristas experientes que não deixam o carro atolar na areia fofa que se acumula pelo trajeto.

Por motivos de segurança, o deslocamento também sempre ocorre em velocidade reduzida. A vantagem é que esse tempo todo não é perdido, já que a contemplação das paisagens, mesmo de dentro do carro, permite conhecer um pouco mais dessa belíssima região.

Há vários tipos de hospedagem

Boa parte das pessoas que visitam o Jalapão ficam hospedadas nas pousadas localizadas nas cidades-base de São Félix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta. Em geral, elas são simples, e oferecem quartos ou chalés com televisão, ar-condicionado, banheiro e café da manhã incluso.

Há poucas pousadas que fogem dessa regra: o Refúgio Coração do Jalapão, localizado em São Félix, por exemplo, oferece uma experiência de glamping, em que o hóspede tem direito a ocupar um bangalô de madeira, mantendo um contato próximo com a natureza.

Também há o Jalapão Ecolodge, outra propriedade localizada em São Félix, cujos quartos luxuosos possuem varanda que dão vista às montanhas. A pousada possui bar, restaurante, jardim e até praia privativa.

Foto: Jalapão Ecolodge - Facebook

Fora das cidades-base, porém, também é possível encontrar hospedagens. Esse é o caso do Safari Camp, um modelo adaptado dos famosos acampamentos das savanas africanas, que fica às margens do Rio Novo. 

Ele consiste em um camping de barracas que têm camas, pia, sanitário e compartimento para guardar os pertences. Os chuveiros são cabines à parte, aquecidas pelo calor do sol. À noite, você pode optar por acender as luzes de LED que decoram as barracas ou apagar tudo e apreciar as estrelas no céu.

Nas regiões próximas aos principais atrativos, também é possível encontrar áreas de camping onde os viajantes podem armar suas barracas, à maneira mais tradicional dos acampamentos na natureza.

Pode optar por aventura ou contemplação

As viagens ao Jalapão não seguem sempre um mesmo roteiro, permitindo que o viajante escolha a experiência que mais se adequa ao seu perfil.

Existem, por exemplo, as viagens de aventura, como a Volta ao Parque com Trilhas e Rafting e as Travessias Jalapoeiras. Nelas, o viajante tem dias intensos de trekking pelo cerrado, percorrendo dezenas de quilômetros a pé e passando pelos principais atrativos da região. 

Além disso, ele também tem a chance de fazer rafting no Rio Novo ou no Rio Soninho, a depender da época. A atividade tem duração de algumas horas e enfrenta corredeiras de classe IV, que são intensas e poderosas.

Por outro lado, há também as viagens de contemplação, como o Jalapão 360º e o Safári no Jalapão. Essas têm como objetivo levar o viajante aos principais atrativos da região, como a Pedra Furada e a Serra do Espírito Santo, da maneira mais eficiente possível. 

Assim, o transporte se dá com veículos 4x4 ou caminhões adaptados, que possuem mirantes que permitem a contemplação da paisagem durante o deslocamento. As caminhadas, nesses roteiros, se dão apenas nas proximidades dos atrativos. 

Agora que você já conhece melhor as viagens no Jalapão, que tal marcar o seu passeio? Para fazer isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Jalapão. Confira todos eles aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes

Leia mais textos sobre o Jalapão:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta