O que fazer na Jordânia, nós te contamos tudo!

Para quem busca um destino diferente e com muita história, a Jordânia não deve passar despercebida. Além de abrigar uma das Sete Maravilhas do Mundo, o país se destaca por ser um dos mais acessíveis do Oriente Médio, abrindo as portas para essa rica e incomparável região. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta o que fazer na Jordânia.

Visitar Amã e cidades próximas

As viagens pela Jordânia geralmente se iniciam pela sua capital, Amã. Ela é considerada o centro econômico e cultural do país, e é repleta de pontos de interesse para turistas, como templos, palácios, museus, e até um anfiteatro romano gigantesco, com capacidade para comportar 6 mil pessoas e fundado há mais de mil anos.

Além disso, Amã também é o ponto de partida de bate-voltas para outras cidades próximas. Esse é o caso de Ajlun, uma cidade agrícola que mais parece um oásis em meio aos desertos da região. Ela é famosa pela presença do Castelo de Ajlun, originalmente construído em 1185, que servia como fortaleza contra a invasão de outros povos.

Também vale citar Jerash, um ótimo exemplo de uma cidade romana no Oriente Médio, que guarda relíquias como as ruínas do Templo de Afrodite e o Teatro Romano. Já Madaba, conhecida como a “Cidade dos Mosaicos”, possui claras influências bizantinas e omíadas nas suas decorações.

De Madaba, é possível continuar a viagem em direção ao Monte Nebo, conhecido como o último lugar visitado por Moisés quando avistou a Terra Prometida. A viagem de carro para essas cidades próximas costuma durar menos de 1 hora, e os passeios são imperdíveis para quem busca uma visão mais completa do país.

Conhecer os tesouros de Petra

Petra é uma dessas cidades facilmente acessíveis por Amã, mas que ganha um destaque especial por abrigar “O Tesouro”, uma das Sete Maravilhas do Mundo. Esse monumento, cujo nome original é Al Khazneh, é uma tumba escavada na face do penhasco que recebeu uma fachada helenística com pilares.

Ele já foi cenário de um dos filmes do Indiana Jones e é internacionalmente conhecido. Ainda assim, ele não é o único tesouro de Petra: essa cidade é um verdadeiro sítio arqueológico, abrigando túmulos reais, tumbas, ruas colunadas, portões arcados, obeliscos e altares que datam de centenas de anos atrás.

Dentre eles, vale destacar “O Monastério”, ou Ad-Deir. Ele também é uma fachada que foi esculpida em rocha e, à primeira vista, se parece muito com O Tesouro. Porém, para acessá-lo, é necessário percorrer um caminho de aproximadamente 800 degraus, que dura cerca de 40 minutos.

Petra - Jordânia

Dormir no Deserto de Wadi Rum

Saindo das cidades, outro destino imperdível na Jordânia é o Deserto de Wadi Rum, uma área protegida de aproximadamente 720 km², repleta de dunas, montanhas, cânions e pontos para avistar o nascer e pôr-do-sol. O deserto também é chamado de “O Vale da Lua”, devido à grande quantidade de formações rochosas que se espalham por lá.

Para cruzá-lo, é possível partir em passeios de veículos 4x4 organizados pelos nômades beduínos que habitam a região. Eles moram em um pequeno vilarejo no deserto, enquanto os turistas podem optar por pernoitar em acampamentos próximos, onde à noite há música, comida típica, e muita oportunidade para observar as estrelas.

Um detalhe curioso é que foi neste deserto que Lawrence da Arábia, famoso arqueólogo, escritor e militar britânico, se estabeleceu durante a Revolta Árabe contra o Império Otomano, na Primeira Guerra Mundial. Os tours não hesitam em apresentar os principais pontos de interesse, incluindo a rocha que possui o seu rosto esculpido.

Nadar nas águas do Mar Morto

Por fim, uma viagem para a Jordânia não é completa sem uma visita ao Mar Morto. Esse mar é famoso por suas águas extremamente salgadas, que facilitam a flutuação. A sua lama também é rica em sais minerais e é utilizada em tratamentos terapêuticos e estéticos nos resorts da região.

Peixes e outros tipos de animais não sobrevivem à sua salinidade, dando lugar a apenas alguns tipos de microorganismos. A cada ano que passa, porém, o mar está diminuindo, resultado da evaporação natural e da utilização da água do Rio Jordão para abastecimento da Jordânia e de Israel. 

Para os visitantes, além de banho, é possível optar por fazer snorkel ou partir em passeios de barco ou caiaque. Já aqueles que preferem ficar nas dependências do hotel podem desfrutar de uma vista privilegiada do mar, aproveitando para receber os serviços de spa que são muito comuns na região.

Agora que você já sabe o que fazer na Jordânia, que tal marcar a sua viagem? Para fazer isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Jordânia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes

Leia mais textos sobre a Jordânia e outros destinos próximos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta