A pandemia está acabando, mas e os cuidados?

Aos poucos, a pandemia está acabando. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda no número de casos, as medidas de isolamento estão diminuindo, e até mesmo a entrada de turistas em países estrangeiros já está menos burocrática. Ainda assim, para realizar uma viagem segura, alguns cuidados permanecem necessários. 

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre traz algumas dicas para garantir uma viagem sem imprevistos.

Continue usando máscaras em lugares fechados

Essa é a recomendação de diversos museus, galerias e teatros ao redor do mundo. Embora o uso de máscaras não seja mais obrigatório em boa parte dos atrativos turísticos, essa ainda é a melhor forma de se prevenir contra a Covid-19 durante uma viagem.  

Afinal, existem variantes bastante contagiosas que permanecem em circulação. Para evitar uma surpresa indesejada, vale a pena investir no uso de máscaras PFF2/N95 em lugares fechados, onde a circulação de ar é limitada. Isso inclui aviões, trens e ônibus, além de estabelecimentos comerciais como farmácias e supermercados.

Leve álcool gel 

Muitos estabelecimentos oferecem álcool gel para os visitantes, mas esse nem sempre é o caso de transportes públicos, rodoviárias e aeroportos, por exemplo. Para evitar tocar com as mãos sujas nos seus pertences pessoais, ou levá-las sem querer aos olhos, nariz ou boca, é recomendável sempre contar com um potinho de álcool gel.

Atualmente, não é difícil encontrar suportes de silicones que prendem o álcool a mochilas e bolsas, garantindo que você tenha ele sempre com você. Vale notar que também é permitido levar álcool na bagagem de mão no avião, mas seguindo algumas regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil):

No caso de voos domésticos, cada frasco não deve exceder 500ml e o total não deve ser superior a 2L. Já no caso de voos internacionais, cada frasco deve ser de, no máximo, 100ml, e o total deve ser inferior a 1L - além disso, todos os frascos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente e selada.

Para se garantir, antes de viajar, busque saber se a sua companhia aérea possui alguma restrição específica.

Evite aglomerações

Visitar atrativos turísticos nos dias e horários menos movimentados, comer em restaurantes com bastante espaço entre as mesas e até mesmo viajar na baixa temporada, longe de feriados e férias escolares, são algumas das melhores maneiras de evitar aglomerações e se proteger contra a Covid-19.  

É verdade que em shows, teatros e cinemas, por exemplo, fazer isso pode ser mais difícil. Nesses casos, o melhor é investir em uma máscara N95. Alguns lugares, porém, ainda oferecem assentos marcados intercalados, diminuindo o risco de contágio entre o público.

Atenção aos cuidados antes da viagem

É importante lembrar que todas essas dicas também devem ser colocadas em prática antes da sua viagem. Afinal, o que poderia ser pior do que ter que adiar ou cancelar aquele tão aguardado passeio por conta um pequeno descuido? 

Embora muitos países não exijam mais a apresentação de um exame PCR negativo e muitas pessoas não tenham sintomas ao contrair a Covid-19, o viajante infectado deve ter a consciência de não dar sequência aos seus planos a fim de não colocar outras pessoas em risco. 

Assim, se você acredita que está com Covid-19, faça um exame para confirmar. Se houver confirmação, permaneça de quarentena em casa.

Complete o esquema de vacinação

Vale lembrar que uma das melhores formas de se proteger e combater a Covid-19 é através da vacinação. Atualmente, a quarta dose já está sendo aplicada em pacientes com mais de 40 anos em São Paulo. Busque saber quais doses já estão disponíveis para você, e complete o seu esquema de vacinação antes de viajar.

Agora que você já conhece os cuidados necessários para viajar com segurança, que tal planejar a sua próxima viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre viagens pós-pandemia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta