Categories: Viagens

Amazônia Paraense, tudo o que você precisa saber

Deixe o Amazonas de lado e venha conhecer a Amazônia através do Pará. É a mesma floresta, mas inserida em um contexto completamente diferente, onde há praias, ilhas e uma capital turística com muitos atrativos para oferecer. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te diz tudo o que você precisa saber sobre a Amazônia Paraense.

Onde fica e como chegar na Amazônia Paraense?

O Pará está localizado no Norte do Brasil, fazendo fronteira com o Amazonas. O seu território é tomado quase que completamente pela Floresta Amazônica, que se expande através de matas de planície, de inundação e de terra firme. Há muito para explorar, embora os principais atrativos estejam localizados na porção norte do estado.

A maneira mais prática de chegar lá é através da capital, Belém, saindo de avião de São Paulo. Existem voos diretos que partem de Guarulhos e duram, em média, 3h30. Há também aqueles que saem do Aeroporto de Viracopos e têm escala em Brasília, e portanto são mais demorados.

Qual a melhor época para visitar a Amazônia Paraense?

A melhor época para visitar a Amazônia Paraense depende da experiência que você deseja ter. O período de seca vai de agosto a janeiro, e essa é a época mais popular entre os turistas, pois o nível dos rios está mais baixo, as praias de areias branquinhas começam a aparecer e os dias estão sempre ensolarados.

Já o período de chuvas vai de fevereiro a julho. Nessa época, as praias desaparecem com o aumento do nível dos rios. Porém, novas oportunidades se abrem: os igarapés e igapós ficam mais cheios, permitindo passeios em meio ao ambiente amazônico, que nessa época está ainda mais repleto de vida. 

O que fazer na Amazônia Paraense?

A Amazônia Paraense pode ser conhecida através de três pontos principais: Belém, Alter do Chão e Ilha de Marajó, onde diferentes passeios são oferecidos. 

Belém é considerado uma excelente porta de entrada para quem está visitando a Amazônia pela primeira vez, por possuir uma ótima infraestrutura turística. Há teatros, mercados e museus que permitem conhecer as diferentes facetas dessa região, e nas docas são oferecidos passeios curtos para ilhas próximas onde a floresta está presente.

É principalmente nos outros dois destinos, porém, que fazemos uma imersão completa na Amazônia Paraense. A começar por Alter do Chão, em Santarém, temos uma região que é marcada pelas praias fluviais, onde os rios Amazonas e Tapajós se encontram. Ao redor delas, também há igapós e igarapés que podem ser conhecidos de barco.

Todos esses lugares são marcados por uma herança cultural indígenas bem forte. Inclusive, enquanto estiver lá, não perca a chance de conhecer a Floresta Nacional dos Tapajós, uma reserva florestal de 600.000 hectares. Lá, é possível fazer trekking e conhecer a comunidade de Maguari, que abriga cerca de 50 famílias.

Também é possível conhecer Alter do Chão através de um roteiro a bordo, navegando pelas águas dos rios Tapajós, Arapiuns e seus afluentes. Nesse roteiro, fazemos paradas para mergulhos e trilhas em meio à floresta, que são acompanhadas por guias locais que explicam curiosidades sobre a fauna e flora amazônica.

Na Ilha de Marajó, considerada a maior ilha “marítimo-fluvial” do mundo, os igapós e igarapés também são comuns. Há aqueles que surgiram de maneira natural, e aqueles que foram construídos para permitir um melhor acesso entre as fazendas da região: é o caso do Furo Miguelão, que se estende por mais de 10 km.

Esses passeios de barco permitem que os visitantes entrem em harmonia com a Amazônia, apreciando a sua flora e fauna e encontrando paz nos sons da natureza. Já fora da floresta, as praias e os campos inundáveis marcam presença. O nível das águas desses campos varia de acordo com as marés oceânicas, tornando a região naturalmente muito fértil.

Animais como búfalos, macacos, capivaras, maguaris, garças, guarás vermelhos, mergulhões e patos selvagens estão por todo o lugar. A herança humana também é bastante interessante, sendo possível conhecer diferentes ateliês que produzem arte baseada nas diversas etnias indígenas que habitaram a ilha.  

Agora que você já sabe tudo sobre a Amazônia Paraense, que tal marcar uma viagem para conhecer essa faceta da floresta mais famosa do mundo? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de pacotes para o Pará. Confira todos eles aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

Leia mais textos sobre a Amazônia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: Alter do ChãoamazôniaAmazônia paraensebelémbrasililha de marajóparáviagens nacionais

Recent Posts

  • Viagens

México – Principais destinos e o que fazer

O turismo no México tem crescido consideravelmente nos últimos anos, e não é à toa. Dos antigos sítios arqueológicos maias…

3 dias ago
  • Viagens

Aurora Boreal na Noruega: onde ver, melhores dicas e como planejar

Testemunhar a Aurora Boreal é uma experiência única e mágica que atrai viajantes de todo o mundo para destinos como…

1 semana ago
  • Viagens

Vale Sagrado dos Incas: melhores dicas de passeios

Quem parte de Cusco em direção a Machu Picchu geralmente atravessa uma região muito rica em história e cultura: o…

2 semanas ago
  • Viagens

Chapada dos Guimarães – Onde fica, como ir, melhor época?

A Chapada dos Guimarães é um lugar de paisagens incríveis, onde paredões de arenito tomam conta do horizonte, e são…

3 semanas ago
  • Viagens

Estrada Real – Qual caminho escolher e como fazer?

O interior de Minas Gerais é um lugar rico em história e belezas naturais. Através da Estrada Real, é possível…

1 mês ago
  • Viagens

Trekking na Sardenha: saiba tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu

A Sardenha é um paraíso natural que guarda segredos selvagens e paisagens de tirar o fôlego. Entre suas belezas, a…

1 mês ago