4 dicas para viajar para a Chapada dos Veadeiros no Réveillon!

Até para passar o Revéillon no meio do mato é necessário planejamento. Afinal, a Chapada dos Veadeiros é um destino bastante visado: com suas cachoeiras volumosas, vegetação exuberante e complexo de trilhas, ela conquistou os corações de aventureiros do país inteiro, tendo se tornado um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Se você quer ter a chance de experimentar tudo isso de uma maneira muito especial, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta 4 dicas para viajar para a Chapada dos Veadeiros no Réveillon.

Adapte os passeios à época do ano

A Chapada dos Veadeiros é um daqueles lugares que pode mudar bastante a depender da época do ano. No Réveillon, uma das principais mudanças é o aumento da quantidade de turistas, o que exige que você planeje bem os seus passeios para evitar aglomerações e conhecer os atrativos do jeitinho mais privativo possível.

É aquela velha estratégia de acordar cedo e colocar o pé na estrada enquanto todo mundo ainda está no café-da-manhã. Ou, então, de aproveitar para conhecer atrativos um pouco mais alternativos, como o Cânion Raizama ou a Cachoeira do Abismo.

As cachoeiras, inclusive, são bastante favorecidas no verão, tendo em vista que o aumento da pluviosidade faz com que elas fiquem mais volumosas e atraentes. Porém, há um ponto de cautela para os desavisados: as cabeças d’água também ficam mais comuns nessa época, sendo necessário ter um pouco mais de cuidado na hora de tomar banho no rio.

Escolha a hospedagem de acordo com seus interesses

Em Alto Paraíso, uma das principais cidades-base da Chapada dos Veadeiros, há várias opções de hospedagem. Isso permite que você tenha um Réveillon mais adequado ao seu gosto e personalidade: você é o tipo de pessoa que prefere uma região mais badalada, para sentir o clima de festa, ou mais afastada do barulho, favorecendo a introspecção?

A Pousada dos Guias, por exemplo, é uma dessas que fica próxima ao agito, por estar a apenas um quarteirão de distância da Avenida Ary Valadão Filho, principal rua da cidade e onde se concentram os bares e restaurantes. Já outras como a Pousada Casa do Cerrado ficam mais próximas à natureza em regiões mais silenciosas.

De qualquer forma, mesmo se você decidir se hospedar em uma região mais afastada, com apenas 30 minutos de caminhada é possível chegar ao centro badalado da cidade e curtir as festividades à sua medida. Ninguém precisa ficar de fora.

Foto: Pousada dos Guias - Facebook

Reserve com antecedência

Para ter uma viagem de Réveillon tranquila, não subestime a popularidade da Chapada dos Veadeiros nesta época do ano. Quem é preparado e organizado faz as reservas das pousadas com bastante antecedência, para garantir a liberdade de escolher o melhor serviço com o melhor preço.

As passagens aéreas também precisam ser adquiridas o mais breve possível, já que a tendência é que os preços subam cada vez mais até o final do ano. Vale lembrar que o aeroporto mais próximo de Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília, que fica a cerca de 240 km de distância de Alto Paraíso.

Não se esqueça dos guias, ingressos e refeições

Não é exagero também organizar com antecedência alguns detalhes mais específicos da sua viagem, como a contratação de guias, as reservas de almoços e jantares nos restaurantes de Alto Paraíso, e a compra dos ingressos para entrar na Chapada dos Veadeiros. 

Afinal, são detalhes como esse que ajudam a tornar o dia-a-dia de uma viagem mais agradável. Não seria nada bom começar o ano com a frustração de não ter conseguido almoçar naquele desejado restaurante porque ele estava cheio, por exemplo.

Foto: Ministério do Turismo

Mas é claro que, ao contar com os serviços de uma operadora de viagens, não é necessário se preocupar com nada disso. A Pisa Trekking, especialista em ecoturismo, oferece várias opções de pacotes para a Chapada dos Veadeiros. Confira todos os roteiros aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta