Não tem problema trocar o agito pela tranquilidade. Afinal, um Carnaval fora da folia da cidade também pode ser divertido! Que tal aproveitar o feriado para recarregar as energias com uma viagem para uma das inúmeras praias, florestas, cachoeiras e trilhas que existem no Brasil? A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te diz para onde ir no Carnaval 2023.
Cachoeira
Se é cachoeira que você quer, então não olhe para outro lugar senão a Chapada dos Veadeiros. Ela é considerada o “berço das águas” do Centro-Oeste, com centenas de quedas d’água que chegam a medir 120 metros de altura, a exemplo do famoso Saltos do Rio Preto, um de seus grandes cartões-postais.
Em fevereiro, essas cachoeiras estão ainda mais atraentes e volumosas, e a natureza ao redor delas está ainda mais vívida. Algumas estão localizadas dentro de fazendas e, para acessá-las, é preciso percorrer trilhas curtas que passam pela mata. Por isso, aproveite para recarregar as suas energias no banho de cachoeira, porque há muito mais o que explorar!
Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Chapada dos Veadeiros.
Praia
Existem poucos destinos litorâneos nordestinos que não ficam completamente tomados por turistas durante o Carnaval - e a Península de Maraú é um deles. A sua geografia peculiar e difícil acesso fizeram com que ela permanecesse isolada por bastante tempo, e hoje é apenas um público seleto, que curte tranquilidade e muita beleza, que frequenta lá.
São diversas praias desertas, lagoas, manguezais e conjunto de ilhas para explorar sozinho ou com a família, regado àquele clima que só a Bahia proporciona. Além de se banhar nas águas ou ficar na areia se bronzeando, também é possível fazer snorkeling, andar de barco, remar caiaque ou stand-up paddle, e partir em passeios ecológicos com guias locais.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Península de Maraú.
Floresta
Talvez você pense que é impossível ter uma experiência requintada e confortável no meio da Floresta Amazônica, mas o Anavilhanas Jungle Lodge prova que não é bem assim. Esse é um hotel de selva localizado no coração da maior floresta tropical do mundo, e que ao mesmo tempo conta com todo o aconchego de um hotel urbano.
O hotel fica à beira do Rio Negro, e possui piscina de borda infinita, bar flutuante, mirante, chalés e bangalôs. Durante o mês de fevereiro, com o aumento do nível do rio, os passeios de canoa pelos igapós e igarapés se tornam a principal maneira de conhecer a floresta, sendo guiados por nativos que oferecem uma visão privilegiada de tudo isso.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Anavilhanas Jungle Lodge.
Cicloturismo
Tire a poeira da sua bicicleta e venha fazer uma viagem inesquecível pelas estepes patagônicas argentinas. Não é necessário ser um expert no pedal para percorrer a famosa “Ruta de los Siete Lagos”, que liga as charmosas cidades de San Martin de los Andes, Villa Traful e Villa La Angostura, e passa pelas deslumbrantes paisagens andinas.
Cobrimos de 35 a 50 quilômetros por dia, em terrenos acidentados, com algumas subidas mais íngremes ou mais longas. Ao final de cada dia, haverá parada para aproveitar o comércio e gastronomia de cada cidade. A vantagem de visitar a Patagônia no verão é encontrar caminhos sem neve e aproveitar o turismo a todo vapor do nosso país vizinho.
Confira aqui o roteiro de Carnaval de Cicloturismo na Patagônia.
Caiaque Oceânico
Para quem curte um desafio, o caiaque oceânico é uma ótima oportunidade de sair da areia e conhecer o litoral de outra perspectiva. Uma das remadas mais clássicas do Brasil é a Expedição da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, que percorre as suas diferentes praias e chega até naquelas que são praticamente inacessíveis a pé.
É uma aventura do começo ao fim: há baías abrigadas, praias de mar aberto e agitado, pontas rochosas, um farol do século XIX e muitas histórias para acompanhar tudo isso. Porém, também existem condições para participar, como ter experiência em remadas longas de caiaque e estar habituado a exercícios de longa duração.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para a Expedição de Circunavegação na Ilha Grande.
Trekking
Há trekkings que nos levam por uma jornada não apenas física, como também espiritual, e esse é o caso do Circuito Mágico Makunaima, no Monte Roraima. O monte alcança quase 3 mil metros de altitude e abriga paisagens pré-históricas que impressionam todos que passam por lá. É um lugar belo, imponente e com muitas histórias e mitos para contar.
Esse é o roteiro de trekking mais completo na região, com 9 dias de trilha e 5 noites acampando no topo da montanha. Passaremos por rios, vales de cristais, jardins com plantas endêmicas e formações rochosas interessantes, chegando até mesmo à Pedra Maverick, que é o ponto mais alto do local. É uma jornada difícil, indicada apenas para aqueles com condicionamento físico adequado.
Confira aqui o roteiro de Carnaval para o Monte Roraima.
Agora que você já sabe para onde ir no Carnaval 2023, que tal já agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre esses destinos: