Como é uma viagem para a Antártica?

A Antártica foi o último continente a ser desvendado pelo ser humano, e viajar para lá é uma experiência sem igual. Nesta jornada, somos convidados a atravessar um dos mares mais agitados do mundo para conhecer uma vastidão de gelo que se estende até onde a vista alcança, se aventurando por um ecossistema fascinante e praticamente intocado. 

Se você quer saber como é uma viagem para a Antártica, confira o texto que o Blog Vida ao Ar Livre preparou sobre o tema!

Chegando na Antártica

A Antártica é um dos lugares mais inacessíveis do mundo - e por isso, chegar até lá é uma das partes mais memoráveis da viagem. Geralmente, a saída ocorre pela cidade de Ushuaia, na Argentina, que é considerada a cidade mais austral do mundo, e fica localizada a 1.000 km de distância do continente branco.

Para atravessar essa distância, partimos em uma viagem de barco que dura cerca de 3 dias. O trajeto passa pelo Canal de Beagle e pela Passagem de Drake, onde é possível ter algumas das mesmas experiências encontradas pelos grandes exploradores que mapearam essas regiões: brisas salgadas, mares revoltos e até mesmo baleias jorrando água do mar.

Enquanto isso, dentro do navio, conforto é o que não falta. As cabines são aconchegantes e há pensão completa, de forma que nem parece que estamos quase no fim do mundo. A paisagem muda quando chegamos na zona de ressurgência da Antártica, onde começamos a avistar albatrozes, pombos e petréis, indicando que estamos perto do destino final. 

Navio na Antártica

Explorando a Antártica por terra e por água

Existem duas maneiras principais de conhecer a Antártica: 

  • Por terra

Nessa modalidade, o centro de partida e chegada das atividades é o próprio navio que foi utilizado para atravessar o oceano. Ele fica atracado em uma baía estrategicamente posicionada por dois ou três dias, em vez de estar em movimento todos os dias. Com isso, permite a melhor exploração da região.

Os pernoites ocorrem no navio - porém, há opção de passar uma noite em um acampamento montado na Paradise Bay, para ter uma autêntica experiência antártica. Para saber mais detalhes sobre o roteiro de Basecamp na Antártica, clique aqui.

Pessoas andando sobre a neve na Antártica

  • Por água

Já nesta modalidade, é possível conhecer o continente a partir de um cruzeiro de luxo, que navega pelas diferentes ilhas que compõem a Península Antártica e oferece uma visão geral mais ampla da região. Também há momentos em que deixamos o navio em embarcações infláveis e caminhamos sobre o gelo.

O navio conta com cabines confortáveis e suítes individuais, além de áreas públicas como sala de observação, sala de jantar, bar, sala de conferências e biblioteca. Para saber mais detalhes sobre o roteiro do Navio MV Ushuaia, clique aqui.

Navio na Antártica

Principais atividades na Antártica

Embora a Antártica seja um continente composto basicamente por mar e gelo, há muito o que fazer por lá, e as opções atendem aos diferentes perfis dos viajantes.

Para quem busca algo mais ativo, há escaladas suaves, caminhadas com raquetes de neve, mergulho nas águas geladas do oceano, acampamento na neve e passeios de caiaque, remo e stand-up paddle, por exemplo. Já para algo mais contemplativo, há tour fotográfico, passeios de zodiac e aulas com especialistas sobre o ecossistema antártico.

Caiaque na Antártica

Já a observação da fauna é uma das atividades imperdíveis para ambos os grupos. É possível caminhar ao lado de enormes colônias de pinguins, observar baleias, ver centenas de focas e elefantes marinhos descansando sobre o gelo, e avistar aves planando na brisa antártica - algo que não encontramos em nenhum outro lugar no mundo.

Todas as atividades são apoiadas por uma equipe internacional de especialistas e guias de campo polar para compartilhar seu entusiasmo e conhecimento aprofundado com você por meio de palestras, briefings e excursões de campo. 

Esses profissionais te explicarão mais sobre a biologia marinha, geografia, geologia, glaciologia, ornitologia e história da região, oferecendo insights que você poderia ter perdido de outra forma. 

Pessoa com pinguins em volta, na Antártica

Clima na Antártica e como se vestir

Todas as viagens turísticas para a Antártica ocorrem no período de verão, que vai de novembro a fevereiro. A Península Antártica é a região mais quente do continente, com temperaturas médias de 0°C a 5°C. No começo da temporada há mais gelo e pode ser mais frio -  já no final, as temperaturas podem atingir de 7°C a 9°C.

Sendo assim, é indicado vestir-se em camadas, com casaco de inverno, calça térmica, luvas, gorro e botas de neve. Além disso, considerando que o sol brilha 24 horas por dia durante o verão, também é importante usar óculos de sol e protetor solar. 

Já dentro do navio, a temperatura média é de 21°C a 24°C. As pessoas vestem-se à vontade, com calças de esporte, camiseta, pulôver e tênis. Normalmente, fazemos um jantar de despedida com o capitão que exige um pouco mais de formalidade, mas nada que ultrapasse o traje esporte - ou seja, não é obrigatório o uso de terno e gravata. 

Paisagem da Antártica

Condicionamento físico necessário 

Para aproveitar ao máximo a sua viagem à Antártica, é preciso estar em boa saúde geral, especialmente nos roteiros mais ativos. O deslocamento é feito em navio, mas nós passamos todo o tempo possível em terra - embora você seja convidado a permanecer a bordo se preferir.

Ainda assim, para se juntar à maioria das excursões, você deve ser capaz de subir e descer o corredor íngreme do navio para embarcar nos zodiacs. Os funcionários irão ajudá-lo, e o embarque será progressivamente mais fácil com a prática, mas as condições em terra podem ser escorregadias e rochosas. 

É importante lembrar que você estará viajando em áreas remotas sem acesso a instalações médicas sofisticadas. Portanto, você não deve participar de uma viagem à Antártica se tiver uma condição com risco de vida ou precisar de tratamento médico diário.

Agora que você sabe como é uma viagem para a Antártica, que tal começar a programar o passeio mais inesquecível da sua vida? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Antártica. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos relacionados:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta