Categories: Viagens

Para onde ir nos feriados de 2023?

Para a alegria de todos, o calendário de 2023 está cheio de feriadões para você dar uma pausa na rotina e viver a vida à sua maneira! Se você é um viajante em busca de aventuras ou de tranquilidade, este é o sinal que você esperava. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te diz para onde ir nos feriados de 2023.

Páscoa: Diamantina

Dia 9 de abril (domingo)

Para conhecer a cidadezinha bucólica de Diamantina, em Minas Gerais, e ainda aproveitar a natureza exuberante que a rodeia, o mês de abril é ideal. Ele marca o início do período de seca, mas você ainda pode aproveitar as cachoeiras volumosas que se encheram com a chuva nos meses anteriores. 

A paisagem é de Cerrado e, para conhecer as grutas, os rios e os lugares históricos que preenchem a região, é possível fazer passeios de trekking, cicloturismo e de veículos 4x4. Já na cidade, o foco é para a cultura tipicamente mineira e colonial, que durante a Semana Santa traz procissões, encenações e outras celebrações típicas que revigoram o lugar. 

Confira aqui os pacotes para visitar Diamantina na Páscoa. 

Tiradentes: Serra da Capivara

Dia 21 de abril (sexta-feira)

A Serra da Capivara, no Piauí, também já está saindo do período de chuvas no final de abril, quando temos o feriado de Tiradentes. Nessa época, a paisagem da Caatinga está no seu ápice, assumindo um tom esverdeado e florido que torna os passeios aos famosos sítios arqueológicos da região muito mais convidativos. 

Há mais de 170 sítios arqueológicos abertos à visitação, abrigando os vestígios mais antigos da presença do ser humano nas Américas. É uma espécie de “Disneylândia da Pré-História”, como muitos gostam de dizer. Se você se interessa por pinturas rupestres, museus e caminhadas pela natureza, não há lugar melhor para visitar.

Confira aqui os pacotes para conhecer a Serra da Capivara no feriado de Tiradentes.

Dia do Trabalho: Itatiaia

Dia 1º de maio (segunda-feira)

O Parque Nacional do Itatiaia é o melhor destino para fazer uma viagem curta aproveitando o feriado do Dia do Trabalho. Ele abriga diversas trilhas, cachoeiras e montanhas - incluindo três das dez maiores do Brasil -, e é facilmente acessível por conta da sua localização na divisa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quem tem um bom condicionamento físico encontra lá um incrível parque de diversões. Há trilhas de diferentes níveis de dificuldade que levam aos principais atrativos turísticos do local, como o Pico das Agulhas Negras, os Ovos da Galinha e a Pedra do Sino. Já para descansar, temos paradas para piquenique e pernoites em um refúgio dentro do parque.

Confira aqui os pacotes para visitar Itatiaia no Dia do Trabalho.

Corpus Christi: Aparados da Serra

Dia 8 de junho (quinta-feira)

Para sentir o inverno na pele, experimente visitar os cânions de Aparados da Serra no feriado de Corpus Christi. As temperaturas costumam ficar entre 5ºC e 15ºC, chegando a cair a 0ºC - mas a vantagem é que não há chuvas para atrapalhar os seus passeios pelas florestas, cachoeiras e todas as outras paisagens incríveis que compõem esse cenário.

Uma viagem a Aparados costuma passar por dois atrativos essenciais: os cânions Fortaleza e Itaimbezinho, que são os maiores e mais imponentes da região. Para conhecer toda essa natureza, partimos em passeios de trekking, bicicleta, a cavalo e de balão, deixando para se proteger do frio ao final do dia, nas pousadas aconchegantes de Cambará do Sul.   

Confira aqui os pacotes para visitar Aparados da Serra no Corpus Christi. 

Independência do Brasil: Jalapão

Dia 7 de setembro (quinta-feira)

Setembro é o último mês do período de seca no Jalapão, e aquele no qual ocorre a colheita do famoso capim dourado, utilizado no artesanato. Sendo assim, o feriado de Independência é o momento ideal para os viajantes que querem aproveitar as atividades ao ar livre sem preocupação e, ao mesmo tempo, conhecer melhor a cultura local. 

O Jalapão tem um pouco de tudo: dunas, cachoeiras, fervedouros, serras e montanhas, com roteiros turísticos mais ativos e mais contemplativos, a depender do seu perfil. Por essa razão, esse é um destino que tem se tornado cada vez mais forte no ecoturismo, atraindo turistas do Brasil inteiro para o interior do Tocantins

Confira aqui os pacotes para visitar o Jalapão no feriado de Independência.

Nossa Senhora Aparecida: Itacaré

Dia 12 de outubro (quinta-feira)

Nada como pegar um lindo dia de sol na praia! Em outubro, a cidade de Itacaré, na Bahia, registra um baixo nível de pluviosidade, permitindo que você aproveite ao máximo as suas praias paradisíacas. São mais de 20 opções, sendo que algumas contam com maior infraestrutura, e outras são mais isoladas. 

Além de tomar banho de mar, em Itacaré também é possível fazer trilhas, passeios de canoa, se refrescar em cachoeiras e visitar o museu do cacau. A região é completamente formada por uma sucessão de praias e morros cobertos por coqueirais e mata preservada, trazendo uma sensação de refúgio e tranquilidade.

Confira aqui os pacotes para visitar Itacaré no feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Finados: Alter do Chão

Dia 2 de novembro (quinta-feira)

As paisagens de Alter do Chão, no Pará, estão sempre sujeitas ao regime de chuvas. Ao visitar em novembro, no feriado de Finados, o que você encontra são praias de areia branquinha, com quiosques, guarda-sóis e muita natureza ao redor - uma típica cena de verão que muitos não esperariam ver em uma região de Amazônia.

Mas apesar de serem praias fluviais, formadas às margens do Rio Tapajós, essas são consideradas algumas das praias mais bonitas de todo o Brasil. As suas águas são mornas, doces e verde-esmeralda, fazendo a região parecer uma espécie de “Caribe Amazônico”. É o lugar perfeito para iniciar o clima de descanso e gratidão do final do ano. 

Confira aqui os pacotes para visitar Alter do Chão no feriado de Finados. 

Agora que você já sabe para onde ir nos feriados de 2023, que tal já agendar as suas viagens? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: Alter do ChãoAparados da SerradiamantinaitacaréjalapãoOnde ir nos feriados de 2023parque nacional do itatiaiaserra da capivara

Recent Posts

  • Viagens

Aurora Boreal na Noruega: onde ver, melhores dicas e como planejar

Testemunhar a Aurora Boreal é uma experiência única e mágica que atrai viajantes de todo o mundo para destinos como…

5 dias ago
  • Viagens

Vale Sagrado dos Incas: melhores dicas de passeios

Quem parte de Cusco em direção a Machu Picchu geralmente atravessa uma região muito rica em história e cultura: o…

2 semanas ago
  • Viagens

Chapada dos Guimarães – Onde fica, como ir, melhor época?

A Chapada dos Guimarães é um lugar de paisagens incríveis, onde paredões de arenito tomam conta do horizonte, e são…

3 semanas ago
  • Viagens

Estrada Real – Qual caminho escolher e como fazer?

O interior de Minas Gerais é um lugar rico em história e belezas naturais. Através da Estrada Real, é possível…

4 semanas ago
  • Viagens

Trekking na Sardenha: saiba tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu

A Sardenha é um paraíso natural que guarda segredos selvagens e paisagens de tirar o fôlego. Entre suas belezas, a…

1 mês ago
  • Viagens

4 lodges para ficar nos safáris da África do Sul

Descobrir a vida selvagem da África do Sul é uma experiência única, e os lodges são o refúgio perfeito para…

1 mês ago