Passeios para fazer em Bonito/MS para 5 dias de viagem

Em 5 dias de viagem, você consegue conhecer e aproveitar os principais atrativos da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Os banhos de cachoeira, passeios de bote, mergulhos superficiais e visitas a grutas são permitidos até mesmo para crianças, fazendo deste o lugar ideal para levar a família para curtir a natureza. 

Quer saber o que mais este famoso centro de ecoturismo tem para oferecer? A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra alguns passeios para fazer em Bonito em 5 dias de viagem.

Gruta do Lago Azul 

Este é, talvez, o principal cartão-postal de Bonito, sendo uma parada indispensável para todos os turistas da região. A Gruta do Lago Azul é uma das maiores cavidades inundadas do planeta - ela é composta de um único salão inclinado que guarda um lago subterrâneo de cor azul brilhante, que fica assim ao ser iluminado pela luz do sol.

O lago tem cerca de 50 metros de comprimento e mais de 90 metros de profundidade, e é rodeado de estalagmites e estalactites. Vale notar que o passeio é de contemplação, sendo assim, não é possível nadar ou mergulhar no lago. Para chegar até ele, é necessário descer quase 300 degraus, o equivalente a um prédio de 12 andares, mas o esforço vale a pena!

Gruta do Lago Azul, em Bonito

Gruta de São Miguel 

Já a Gruta de São Miguel oferece um espetáculo diferente. Por ser uma cavidade seca, ela não possui lago, então o show fica por conta das impressionantes formações espeleológicas como estalactites, estalagmites, colunas e coralóides. O seu interior é imenso, e guarda uma história de mais de 4 bilhões de anos. 

Para chegar à gruta, temos uma caminhada em uma passarela suspensa, que fica na altura da copa das árvores. Esse é um atrativo por si só, permitindo observar de perto os pássaros e outros animais nativos. Depois de percorrer os 200 metros de passarela, chegamos ao mirante, que oferece uma vista 360 graus do Cerrado e da Mata Atlântica.

Foto: Silvania9188 - Wikimedia Commons

Passeio de bote no Rio Formoso 

O Rio Formoso é um dos principais da região de Bonito, possuindo águas cristalinas e ricas em vida subaquática. No passeio de rafting, nós percorremos cerca de 4km em cima de um bote inflável, que nos leva através das curvas e corredeiras do rio, proporcionando adrenalina na medida certa. 

Nas margens do rio é fácil observar macacos, tucanos e araras. Já nas águas transparentes, cardumes inteiros nos acompanham. Essa alternância entre aventura e contemplação dura cerca de 1h40, até chegarmos ao fim do percurso na Ilha do Padre, uma das principais áreas de lazer da região.

Passeio de rafting no Rio Formoso, em Bonito

Estância Mimosa com almoço

A Estância Mimosa é um dos circuitos de cachoeira mais procurados de Bonito. Ela compreende pelo menos 8 cachoeiras de tamanhos variados, que oferecem piscinas naturais belíssimas para se banhar, além de grutas e mirantes para contemplar a região e tirar ótimas fotos. 

A caminhada ocorre pela mata ciliar do Rio Mimoso, e começa pela casa-sede da fazenda, onde é servido um lanche com doces e salgados típicos da região, caprichosamente preparados no fogão a lenha. O passeio completo dura aproximadamente 4 horas e também é apropriado para crianças.

Mergulho superficial no Rio da Prata

Quem visita Bonito não pode sair de lá sem mergulhar no Rio da Prata. A riqueza e transparência das suas águas, que impressionam até mergulhadores veteranos, fazem deste lugar um dos melhores para a prática de flutuação e de contemplação do mundo subaquático.

Munidos de snorkels, os visitantes podem observar uma grande variedade de peixes, como dourados, piraputangas e pacus. A correnteza do rio leva os visitantes suavemente, proporcionando uma experiência de imersão na natureza e na paisagem. Os equipamentos de flutuação e as roupas adequadas são disponibilizadas no próprio local.

Flutuação no Rio da Prata, em Bonito

Buraco das Araras

Visitar o Buraco das Araras, em Bonito, é uma experiência surpreendente e única. Localizado a cerca de 50 km do centro da cidade, este atrativo natural é uma enorme cratera cercada por paredes rochosas de até 100 metros de altura, que abriga uma grande quantidade de araras vermelhas.

No local, os visitantes podem caminhar por uma trilha suspensa que circunda a cratera, tendo a chance de observar as araras voando livremente e fazendo seus ninhos nas paredes de pedra. A vista é simplesmente deslumbrante, com uma paisagem incrível que mistura o verde da mata com as formações rochosas.

Buraco das Araras

Foto: Paulo Robson de Souza - Wikimedia Commons

Agora que você já sabe quais passeios fazer em Bonito/MS para 5 dias de viagem, que tal planejar sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para Bonito. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre Bonito:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta