5 cachoeiras que você precisa conhecer na Chapada Diamantina

Dentre as atrações da Chapada Diamantina, as cachoeiras são talvez as mais impressionantes. Com quedas d'água que variam de dezenas a centenas de metros, essas maravilhas naturais oferecem uma experiência inesquecível para os visitantes, cada uma com beleza e desafios únicos. 

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra as 5 cachoeiras que você precisa conhecer na Chapada Diamantina.

Cachoeira da Fumaça

Essa é uma das maiores cachoeiras de toda a América Latina. Os seus 340 metros de queda ficam cercados por paredões rochosos imponentes, e a vista é de impressionar qualquer um. Tamanha é a queda da água que, ao chegar perto do solo, ela se transforma em fumaça por conta da força do vento, e é daí que surge o nome da cachoeira.

Para chegar até ela, é possível optar pela trilha de cima ou de baixo. Por cima, o percurso tem 12 km (ida e volta) e você observa a cachoeira a partir de um mirante, que oferece uma visão belíssima de todo o Vale do Capão. Já por baixo, a trilha tem 36 km, mas com a recompensa de poder tomar banho nas águas da cachoeira.

A Cachoeira da Fumaça está localizada a 80 km de Lençóis e 13 km de Palmeiras.

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

Cachoeira do Buracão

A Cachoeira do Buracão é uma das estrelas da Chapada Diamantina. Localizada em meio a um cânion de rochas foliadas, ela exige que os visitantes coloquem coletes salva-vidas e nadem pelo corredor de pedras até chegar à queda d’água de 85 metros que se encontra no final. É uma experiência mágica e refrescante, entre águas escuras e espumadas. 

A trilha para chegar até a queda d’água principal também é de se impressionar, passando por outras belas cachoeiras como a Buracãozinho, a Cachoeira das Orquídeas e a Cachoeira do Recanto Verde. Todo o trajeto segue o Rio Espelhado e se estende por cerca de 3 km, sendo razoavelmente acessível.

A Cachoeira do Buracão fica a 30 km de Ibicoara e 250 km de Lençóis.

Foto: Marina Feldhues - Wikimedia Commons

Cachoeira da Fumacinha

A imagem dramática dos cânions é reforçada ainda mais na Cachoeira da Fumacinha. Essa cachoeira tem 100 metros de altura e é rodeada por paredões rochosos de mais de 280 metros, fazendo dela um dos atrativos mais impactantes da Chapada Diamantina. O trajeto para conhecê-la é difícil, com 18 km de extensão (ida e volta) em um terreno irregular.

O visual, porém, é recompensador, e não é à toa que a Fumacinha se tornou uma lenda entre os amantes de trekking. O melhor período do ano para visitá-la é logo depois da temporada de chuvas, quando a cachoeira ainda está volumosa e não há risco de chuva - caso contrário, chegar até ela se torna muito mais arriscado.

A Cachoeira da Fumacinha está localizada a 30 km de Ibicoara.

Foto: Rafael Rabello de Barros - Wikimedia Commons

Cachoeira do Sossego

É uma cachoeira cuja trilha começa na própria cidade de Lençóis. A Cachoeira do Sossego também fica escondida em meio a cânions, e a trilha até ela passa por mirantes, formações rochosas impressionantes e árvores majestosas, proporcionando um contato íntimo com a natureza.

Apesar da proximidade da cidade, os 12 km de extensão do percurso (ida e volta) tornam esta trilha um tanto dificultosa, incluindo trechos íngremes e escorregadios. Mas, durante o trajeto, é possível descansar nas piscinas do Ribeirão do Meio e, ao final, a vista da queda d’água de 20 metros é recompensadora.

A Cachoeira do Sossego é acessada por dentro da cidade de Lençóis.

Foto: Rosino - Wikimedia Commons

Cachoeirão

O Cachoeirão é uma cachoeira de 270 metros de altura que está localizada em meio ao Vale do Pati, onde encontramos uma das travessias mais belas e famosas do Brasil. O seu nome vem das várias quedas d’água que surgem de um paredão em meia-lua, formando uma verdadeira cortina de cachoeiras.

A trilha de cima tem 18 km (ida e volta) com grau médio de dificuldade, e o mais comum é que as pessoas visitem ela em meio à travessia do Pati. Aqui, os viajantes podem pernoitar nas casas dos moradores locais, e aproveitar para conhecer melhor a história, a cultura e as maiores belezas da grandiosa Chapada Diamantina.

O Cachoeirão está localizado a cerca de 18 km de Guiné e 30 km de Lençóis.

cachoeirão - chapada diamantina

Que tal ir conhecer essas 5 cachoeiras da Chapada Diamantina na sua próxima viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Chapada Diamantina. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Chapada Diamantina:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta