2 destinos para avistar onça-pintada no Brasil

A onça-pintada é o maior felino das Américas, mas avistá-la ainda é um evento raro que poucos conseguem presenciar. Por sorte, existem roteiros especiais - pelo Pantanal e Amazônia - que te levam ao coração do seu habitat natural, de forma totalmente harmônica, aumentando as chances de encontrar esse animal tão belo e poderoso.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta mais sobre os dois melhores destinos para avistar a onça-pintada no Brasil. 

Pantanal

O Pantanal é um dos destinos mais indicados para avistar animais selvagens no Brasil, e isso se estende à onça-pintada. Para maximizar suas chances de vê-la, existe um roteiro de cruzeiro que te leva às profundezas da região, onde a fauna e flora são protegidas e compõem um verdadeiro santuário natural.

O roteiro percorre os rios Paraguai e Cuiabá durante cerca de 5 dias. O grupo é levado por um barco que conta com suítes confortáveis, sala de refeições e espaços ao ar livre para apreciação da paisagem. Já para explorar os cantos mais escondidos dos rios, há duas saídas diárias com lanchas motorizadas. 

Onça no Pantanal

A todo momento, ficamos atentos às possíveis aparições da onça-pintada. Embora tenham hábitos noturnos, elas também podem sair durante o dia para caçar, beber água ou nadar no rio. Por isso, é sempre bom ficar a postos com binóculos e câmeras. 

Enquanto elas não aparecem, nós apreciamos os demais animais que compõem esse rico ecossistema, como jacarés, ariranhas e centenas de espécies de aves. As paisagens também são de tirar o fôlego, especialmente na região da Serra do Amolar, com suas gigantes vitórias-régias.

Ao todo, exploramos os arredores de 4 importantes Unidades de Conservação do Pantanal: Reserva Ecológica do TAIAMAN, Parque Nacional do Pantanal, Parque Estadual Encontro das Águas e a Estrada Parque Transpantaneira. É uma viagem completa por esse bioma tão especial, onde a onça-pintada é a cereja do bolo. 

Confira aqui o roteiro Cruzeiro Pantanal - Expedição em Busca da Onça Pintada.

Amazônia

A Amazônia possui a maior densidade de onças-pintadas do Brasil. Isso, porém, não basta para garantir que iremos avistá-la. É por isso que existe o roteiro Jaguar Expedition, que além de passar pelos locais que as onças costumam frequentar, ainda oferece uma visão exclusiva do Projeto Iauaretê, um dos principais projetos de preservação de onças do país.

Ao lado do pesquisador Emiliano Esterci Ramalho, que possui mais de 10 anos de experiência no estudo de onças - ou outro pesquisador de sua equipe -, os visitantes adentram a floresta alagada de canoa, rastreando a onça-pintada com ajuda de receptores VHF de telemetria. 

Onça na Reserva Mamirauá, Amazônia

Os principais objetivos são contemplar esses felinos e aprender mais sobre os seus meios de vida. Os visitantes podem, inclusive, ser envolvidos nas atividades rotineiras do Projeto Iauaretê, como a inspeção das armadilhas-fotográficas instaladas nas árvores, que captam imagens das onças e suas presas, por exemplo.

Também há paradas para apreciar outros animais, como jacarés, macacos e aves, e para conhecer as comunidades ribeirinhas locais. Os pernoites ocorrem no Uacari Lodge, uma pousada flutuante na Reserva Mamirauá, a cerca de 600 km de Manaus. Ela possui uma estrutura completa para aproveitar esses dias isolados no coração da Amazônia.

O Jaguar Expedition é uma iniciativa pioneira que busca proteger a população de onças-pintadas da Várzea de Mamirauá através de atividades turístico-científicas. No valor do roteiro, já está inclusa uma doação direta ao Projeto Iauaretê, visando o financiamento de pesquisa e projetos de educação ambiental junto às comunidades locais.

Busca por onças na Reserva Mamirauá

Confira aqui o roteiro Amazônia - Jaguar Expedition na Reserva Mamirauá.

Agora que você conhece esses 2 destinos para avistar a onça-pintada no Brasil, que tal agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Pantanal e a Amazônia. Confira todos aqui e aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta