Trekkings na Bolívia, qual escolher?

A Bolívia é um destino cheio de desafios e com ótimo custo-benefício. Com seus vulcões, montanhas nevadas, lagos quilométricos e uma cultura milenar, ela enche os olhos de todos que se aventuram por lá. No seu território, as opções de trekking são diversas, passando por paisagens marcantes e diferentes níveis de dificuldade.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra os principais trekkings na Bolívia e qual deles escolher. 

Trekking Cordilheira Real

A Cordilheira Real é a cadeia de montanhas que beira La Paz, se impondo sobre a cidade de uma forma solene. Ela divide a Bolívia em duas partes: o leste, onde estão as terras amazônicas, baixas, quentes e úmidas; e o oeste, onde temos o árido e seco altiplano boliviano, alto e frio. 

É por lá que se dá o nosso trekking, que se inicia na capital boliviana e se encerra no poderoso Pico Áustria, de 5.300 metros de altitude. Caminhamos por vales, avistamos o famoso monte Condoriri, e ainda acampamos às margens da Laguna Chiarkota, um extenso lago salino, cujo nome significa lago negro.

São 5 dias de caminhada com nível de dificuldade bem intenso, que nos ensinam bastante sobre a natureza e a cultura bolivianas. Afinal, segundo vestígios de antigas civilizações, os bolivianos acreditavam que as montanhas eram as moradas dos deuses, e nessa viagem, pode apostar que avistamos muitas montanhas!

Cordilheira Real, Laguna Kotia

Confira aqui o roteiro para o Trekking Cordilheira Real.

Curso de Escalada em Gelo no Condoriri

Quer estar preparado para toda e qualquer expedição de montanhismo? O curso de escalada em gelo permite que você desenvolva as suas habilidades no Condoriri, uma das maiores montanhas nevadas da Cordilheira Real, contando com impressionantes 5.600 metros de altura.

O curso é indicado para montanhistas iniciantes e experientes igualmente. São abordados assuntos como aclimatação, controle de temperatura corporal, técnicas de deslocamento em gelo, formação de glaciares, sistema de ancoragem, sistema de polias, resgate em gretas, recuperação de quedas, e tudo mais que seja essencial em uma expedição.

São 7 dias de atividades na montanha e o nível de dificuldade é alto, feito para quem está fisicamente bem preparado. Nos últimos dias, há subida aos cumes dos montes Tarija e Pequeno Alpamayo, para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Os pernoites ocorrem em um acampamento com barracas, onde também temos cozinha, refeitório e pensão completa.

Curso de escalada em gelo, Condoriri, Bolívia

Confira aqui o roteiro para o Curso de Escalada em Gelo no Condoriri.

Curso de Escalada em Gelo e Huayna Potosi

Essa é a única oportunidade oferecida no Brasil para conquistar os cumes dos montes Tarija, Pequeno Alpamayo e Huayna Potosi. Na sequência do curso de escalada em gelo, os viajantes podem partir em mini-expedições para fixar os seus conhecimentos nessas três montanhas imponentes.

Dentre elas, o Huayna Potosi é o mais famoso. Essa é uma montanha lendária, com mais de 6 mil metros de altitude, que pode ser avistada até mesmo de La Paz, atraindo olhares para o seu brilho e imponência. O campo-base da montanha fica a 4.700 metros, onde é possível socializar e conhecer membros de outras expedições.

Ao todo, são quase duas semanas de viagem, tornando essa uma verdadeira imersão no mundo do montanhismo. Esse é um roteiro que pode ser feito por quem nunca teve uma experiência de alta montanha, embora seja indispensável ter um bom condicionamento físico para aguentar os longos dias de atividades.

Huayna Potosi, na Bolívia

Confira aqui o roteiro para o Curso de Escalada em Gelo e Huayna Potosi.

Vulcões Acotango e Parinacota

Os vulcões Acotango e Parinacota têm mais de 6 mil metros de altitude, mas para conhecê-los não é preciso ser um expert em montanhismo. A subida possui pouca dificuldade técnica, e portanto, esse roteiro é indicado às pessoas que ainda não possuem experiência em altitude mas que gostariam de conhecer o ar rarefeito.

Ambos estão localizados no Altiplano Sul, próximo à fronteira com o Chile. Na subida, encontramos pedras arenosas, vulcânicas e alguns trechos de neve e gelo, a depender da época do ano. Depois de algumas horas de caminhada, atingimos o cume, de onde é possível desfrutar de uma vista dos principais vulcões da região.

São 7 dias de viagem, sendo que nos dias em que não há subida nos vulcões, os visitantes podem aproveitar para conhecer outros atrativos dessa região da Bolívia. Entre eles, temos os gêiseres, as termas, e lugares como a Aldeia de Sajama, onde passamos a noite em um alojamento com vista ao grandioso Monte Sajama.

Vulcão Parinacota, na Bolívia

Foto: Gerd Breitenbach (Wikimedia Commons)

Confira aqui o roteiro para os Vulcões Acotango e Parinacota. 

Expedição Vulcão Sajama

Com mais de 6.500 metros de altitude, o Vulcão Sajama é o monte mais alto da Bolívia, e apenas as pessoas com ótimo condicionamento físico conseguem alcançar o seu cume. Ele está situado no Parque Nacional Sajama, a aproximadamente 4h de La Paz, em uma região que é frequentada em sua maioria por campesinos e aventureiros.

A trilha para chegar ao topo é considerada uma das mais desafiadoras da América do Sul, exigindo preparo e resistência. O trekking é feito em 3 dias, sendo necessário enfrentar terrenos irregulares e baixas temperaturas. Apesar das dificuldades, porém, o esforço é recompensado com vistas deslumbrantes e um intenso sentimento de gratidão.

O Sajama é sagrado para as comunidades locais, e sua escalada deve ser realizada com respeito e reverência. Durante a viagem, também temos a oportunidade de conhecer o modo de vida dos campesinos, avistar animais como lhamas e alpacas, e de subir os vulcões Acotango e Parinacota.

Vulcão Sajama, na Bolívia

Confira aqui o roteiro para a Expedição Vulcão Sajama.

Agora que você conhece os principais trekkings na Bolívia, que tal agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Bolívia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Bolívia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta