Aurora Boreal – O que é, melhor época, onde ver?

A Aurora Boreal é um desses espetáculos da natureza que merecem ser vistos ao menos uma vez na vida. Não existe nada que se compare com a dança hipnotizante das luzes noturnas, que iluminam as paisagens mais distantes do hemisfério norte. Se você ainda não presenciou esse fenômeno emocionante, descubra tudo sobre ele a seguir!

O que é a Aurora Boreal? 

A Aurora Boreal, também conhecida como "luzes do norte", é um espetáculo que ocorre nas regiões polares do hemisfério norte, onde luzes coloridas aparecem no céu noturno e parecem dançar e se movimentar livremente, iluminando os seus arredores.

Esse fenômeno já foi retratado por humanos pré-históricos e possui grande presença em diversos mitos e folclores. Os antigos povos nórdicos, por exemplo, viam a Aurora como uma ponte entre o mundo dos vivos e dos mortos, enquanto outros acreditavam que as luzes eram os espíritos dos animais que viviam no Ártico.

A Aurora também pode ser vista no Polo Sul, mas lá ela recebe o nome de Aurora Austral.

Aurora Boreal na Islândia

Como acontece a Aurora Boreal? 

Apesar do seu aspecto místico, a Aurora Boreal não passa de um fenômeno físico-químico. Basicamente, ela é produzida a partir da interação entre o campo magnético da Terra e partículas provenientes dos ventos solares.

Quando essas partículas colidem com os gases da atmosfera terrestre, como o oxigênio e o nitrogênio, elas produzem um efeito luminoso que pode ser visto a olho nu. Essa luz se espalha em tons de verde, vermelho, rosa, azul e amarelo, formando um grande espetáculo no céu noturno.

Melhor época para ver a Aurora Boreal?

A melhor época para ver a Aurora Boreal é, sem dúvidas, entre os meses de setembro e abril. Nesse período, que inclui o inverno no hemisfério norte, as noites são mais longas e escuras, o que facilita a observação do fenômeno. Além disso, o clima frio e seco ajuda a garantir um céu mais limpo e sem nuvens.

Já durante o verão nórdico, é praticamente impossível observar esse fenômeno, tendo em vista que quase não há escuridão no céu. Mas vale ressaltar que, mesmo na época mais favorável, a avistagem do fenômeno não é garantida - é preciso esforço, paciência e bastante sorte.

Aurora Boreal

Onde ver a Aurora Boreal? 

Existem três destinos principais, concentrados na Europa, onde a observação da Aurora Boreal é mais comum. Eles são:

  • Noruega

A Noruega é um dos mais populares para avistar o fenômeno. Ao norte, temos a cidade de Tromsø, que é considerada a “capital da Aurora Boreal”, uma vez que ela está localizada acima do Círculo Polar Ártico, onde a aparição das luzes é mais comum, e ainda possui ampla infraestrutura para receber turistas.

Ao contrário do que poderiam indicar as suas paisagens tomadas por neve, as temperaturas da cidade não ficam assim tão baixas, girando em torno dos -5°C. Isso é vantajoso quando saímos em busca das luzes à noite, em meio às florestas congeladas.

Mas a Aurora Boreal não precisa ser observada somente por terra firme. Existem passeios de barco em meio a ilhas e fiordes noruegueses que permitem avistar a Aurora não só no céu, como também na água, refletida. Nessas águas frias habitam baleias jubarte e orcas, que compõem um espetáculo igualmente emocionante.

Aurora Boreal vista de um barco, na Noruega

  • Finlândia

A Finlândia é famosa por ser considerada a “terra do Papai Noel”, mas ela também oferece muitas opções para quem deseja observar o nosso impressionante espetáculo de luzes. Esse tipo de turismo se concentra na região da Lapônia, ao norte do país.

O hotel Northern Lights Village Levi, na cidade de Sirkka, por exemplo, oferece iglus de vidro privativos que permitem observar a Aurora sem que você precise se incomodar com o frio, contando com camas confortáveis, banheiro e lareira elétrica. Na instalação principal, também há bar e terraço. 

Outra opção é partir em motos de neve até o resort Aurora Borealis, que está localizado a cerca de 10 km da cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia, com uma vista infindável para o céu nórdico. O local possui um teatro, onde passam filmes sobre o fenômeno, e um observatório a céu aberto.

Porém, se você quer uma imersão mais profunda no ambiente escandinavo, também é possível fazer viagens que conjugam Noruega e Finlândia. Aqui, você fica conhecendo o melhor dos dois países e ainda aumenta as suas chances de avistar a Aurora.

Aurora Boreal na Finlândia

Foto: Northern Lights Village Levi

  • Islândia

A Islândia é uma ilha nórdica que fica a quase 1.500 km de distância do continente europeu. Porém, é precisamente por conta da sua localização geográfica peculiar que o fenômeno da Aurora Boreal pode ser avistado em tantas partes do país - seja ao norte, ao sul, ou no seu vasto interior congelante.

Para ter a melhor chance de avistar o espetáculo, é recomendado se afastar das áreas urbanas e ir para lugares com pouca poluição luminosa, como o Parque Nacional Thingvellir ou a Reserva Natural Dyrholaey. Ainda assim, existem saídas de ônibus da capital Reykjavík para fazer bate-voltas noturnos mais curtos.

A Islândia também oferece diversos outros tipos de atividades, como banhos em águas termais, visitas a praias de areias negras, passeios por cachoeiras, gêiseres e regiões de atividade vulcânica. É um destino completo para entrar em contato com uma natureza distinta.

Aurora Boreal em uma praia na Islânia

Agora que você sabe tudo sobre a Aurora Boreal, que tal agendar a sua viagem para vê-la? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes com avistagem da Aurora Boreal. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta