Aurora Boreal na Lapônia – O que fazer, quando viajar, principais dicas

A Lapônia, no norte da Escandinávia, é um dos melhores lugares para ir em busca da magnífica Aurora Boreal. Além de ter as condições geográficas e climáticas propícias para a sua aparição, a região ainda oferece diversas outras atividades turísticas para enriquecer os seus dias. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta tudo sobre a Aurora Boreal na Lapônia.

Onde ver a Aurora Boreal na Lapônia?

A Lapônia é uma região no extremo norte da Europa que abrange parte da Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, sendo um dos lugares mais propícios para avistar a Aurora Boreal. Afinal, esta é a principal regra para avistar esse fenômeno natural: quanto mais ao norte, maiores as chances.

Para turistas, a Finlândia e a Noruega são os destinos mais indicados para ter essa experiência. Na Finlândia, a cidade com maior infraestrutura turística é Rovaniemi, que também abriga a famosa Vila do Papai Noel. Já no seu interior, existem vilarejos remotos, como Levi, onde a probabilidade de avistar o fenômeno é ainda maior.

Na Noruega, por sua vez, existem duas cidades bastante famosas entre aqueles que buscam a Aurora Boreal. Enquanto Tromsø é maior e possui mais infraestrutura turística, Alta é menor e tem um foco concentrado nas atividades ao ar livre. Ambas estão localizadas acima do Círculo Polar Ártico, onde as paisagens são tomadas por gelo e neve.

Aurora Boreal na Finlândia

Quando viajar para ver a Aurora Boreal na Lapônia?

A melhor época para ver a Aurora Boreal na Lapônia é de setembro a abril, quando as noites são mais longas e escuras, e o clima frio e seco ajuda a dissipar as nuvens. Porém, é importante reforçar que a observação do fenômeno nunca é garantida, pois nem sempre as condições atmosféricas estão favoráveis para a sua aparição.

Lembre-se, para conseguir ver a Aurora Boreal, é preciso que esses três fatores básicos coincidam: céu escuro + poucas nuvens + forte atividade solar e geomagnética.

Aurora Boreal

Principais dicas para ver a Aurora Boreal na Lapônia?

Dito isso, aqui estão algumas das principais dicas para ver a Aurora Boreal na Lapônia:

  1. Escolha o momento certo: É impossível avistar a Aurora Boreal durante o dia ou no verão escandinavo. Por isso, priorize a época do ano em que as noites são mais longas e escuras. Se possível, também evitar a lua cheia, pois a sua luz pode enfraquecer o brilho da Aurora.
  2. Fique em um local remoto: Para ver a Aurora Boreal, é importante estar em um local escuro e remoto, longe das luzes da cidade. Os vilarejos mais remotos da Lapônia são ideais para isso, pois possuem vastas áreas selvagens e uma baixa densidade populacional.
  3. Esteja preparado para o frio: A Lapônia é uma região de frio bastante intenso, cujas mínimas podem ultrapassar -20ºC durante o inverno. É importante vestir-se adequadamente para o clima, com roupas quentes e impermeáveis, além de botas e luvas.
  4. Contrate um guia especializado: Caçar a Aurora Boreal é uma jornada que exige experiência com direção na neve, interpretação de boletins meteorológicos e conhecimento da geografia local. Não tente encontrá-la sozinho - contrate um guia especializado para ter a melhor experiência possível.
  5. Tenha paciência: Ver a Aurora Boreal é uma questão de sorte e paciência. É possível que você precise tentar várias noites seguidas para finalmente conseguir avistá-la. Portanto, esteja preparado para ficar alguns dias na região e não desanime se não conseguir vê-la na primeira tentativa!

aurora boreal - noruega

O que fazer na Lapônia?

Além de avistar a Aurora Boreal, ainda há muito o que fazer na Lapônia para ter uma viagem inesquecível de começo a fim. Algumas opções são:

  • Fazendas de huskies

As visitas às fazendas tradicionais de huskies te ensinam tudo sobre a vida e métodos de treinamento desses animais, e ainda permitem que você ande em trenós puxados por eles. Os grupos são acompanhados pelos cuidadores dos cães, e os passeios geralmente ocorrem nas estradas cheias de neve em campos especiais na Finlândia e Noruega.

  • Cruzeiro no Ártico

O navio Sampo Icebreaker parte da cidade de Kemi, na Finlândia, e navega pelo Golfo de Bótnia, abrindo caminho por suas águas congeladas e oferecendo vistas incomparáveis. Há visita guiada pelo navio e, ao final da viagem, é feita uma parada de 1 hora para que cada visitante possa fazer flutuação nas “piscinas” que se abrem em meio ao gelo. 

Cruzeiro no Ártico

  • Passeio com renas

Na região de Levi, na Finlândia, é possível conhecer as fazendas de renas e aprender sobre a importância desses animais para a cultura Sami. Há passeios em trenós puxados por elas, que nos permitem explorar a paisagem branca de uma forma pacífica, em que o único som que se ouve é a melodia dos sinos das renas. 

  • Safari King Crab

Em Alta, na Noruega, o Safári King Crab é um passeio de navio ou trenó para encontrar o caranguejo rei vermelho, que pode atingir até 2 metros de comprimento e pesar até 15 quilos. Depois da captura do caranguejo, os viajantes são transferidos para uma cabana remota, onde o caranguejo é preparado para um delicioso almoço.

  • Vila do Papai Noel

A Vila do Papai Noel, na Finlândia, é conhecida mundialmente por ser a residência oficial do Papai Noel.  Lá, é possível visitar seu agitado correio, conhecer o Papai Noel pessoalmente e até pedir para que ele envie uma carta personalizada aos seus amigos e familiares. O passeio é uma experiência imperdível para crianças e adultos igualmente.

Agora que você sabe tudo sobre a Aurora Boreal na Lapônia, que tal agendar a sua viagem para vê-la? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes com avistagem da Aurora Boreal. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Aurora Boreal:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta