O melhor da Islândia no Inverno: o que você não deve perder!

A Islândia é um país que se transforma completamente de acordo com a época do ano. No inverno, essa terra mágica é coberta por um manto branco de neve, enquanto o céu ganha vida com o espetáculo das Auroras Boreais, e as cidades se transformam em refúgios acolhedores, convidando os visitantes a se entregarem a uma experiência única.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta o que você não deve perder ao visitar a Islândia no inverno!

Dia livre em Reykjavik 

Reykjavík, a capital da Islândia, tem um encanto especial durante o inverno. Com temperaturas frias que geralmente variam entre -1°C e 5°C, a cidade ganha vida com decorações festivas e uma atmosfera acolhedora. E apesar dos dias curtos, com apenas algumas horas de luz solar, ela oferece uma série de atrações para explorar.

Há o Museu Nacional da Islândia, onde você pode aprender sobre a rica história e cultura do país; a icônica igreja Hallgrímur, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes do topo da sua torre; o antigo porto da cidade, e inúmeros outros atrativos na forma de teatros, galerias de arte, cafés e restaurantes para você desfrutar durante a sua estadia. 

Reykjavik no inverno

Busca pela Aurora Boreal

Uma das maiores vantagens de visitar a Islândia no inverno é ter a chance de avistar a famosa Aurora Boreal. Esse fenômeno físico-químico, que ocorre apenas nas regiões mais setentrionais do globo, é um dos espetáculos mais impressionantes da natureza, que pode ser buscado nos arredores de Reykjavík ou no interior do país.

Para avistá-la, é necessário passar algumas horas ao ar livre, à noite, esperando pelo momento certo em que o céu está limpo e há fortes atividades solares e geomagnéticas. Uma vez que a Aurora aparece, porém, presenciamos uma vista inesquecível, com suas luzes verdes, azuis e roxas que inundam o céu e iluminam a escuridão em nosso entorno. 

Aurora Boreal na Islândia

Um tour pelo Círculo Dourado

Visitar o Círculo Dourado no inverno é uma experiência deslumbrante. Essa é uma rota que passa pelo interior do país, incluindo três atrações principais: o Parque Nacional Thingvellir, a cachoeira Gullfoss e a área geotérmica de Geysir. Coberto por um manto branco de neve, a região adquire uma beleza mágica, tornando cada parada ainda mais cativante. 

Em Thingvellir, os visitantes podem caminhar entre fendas tectônicas, admirar paisagens montanhosas e visitar o local do primeiro parlamento da Islândia. Já na majestosa Gullfoss, o foco é para as poderosas quedas d'água congeladas. Em Geysir, por fim, testemunhamos as erupções geotérmicas dos gêiseres, envoltos em vapor em meio ao cenário invernal. 

Além das atrações principais, o Círculo Dourado no inverno também guarda outras maravilhas naturais, como a cachoeira de Skogafoss, que pode estar parcialmente congelada durante essa estação, e a cascata de Seljalandsfoss, que permite que os visitantes caminhem por trás da sua queda d’água.

Cachoeira Gullfoss durante o inverno, na Islândia

Passeio pela Costa Sul

A Costa Sul da Islândia é conhecida por sua beleza selvagem e intocada, e no inverno, ela ganha uma nova dimensão. Ao longo da costa, é possível encontrar uma infinidade de penhascos dramáticos, geleiras, praias de areia negra e falésias cobertas de neve, criando um contraste impressionante com o oceano de águas frias e densas. 

Além das maravilhas naturais, também há diversas cidades e vilarejos nessa região. Locais como Vik e Hofn oferecem uma atmosfera acolhedora e charmosa, onde é possível desfrutar da cultura local, experimentar a gastronomia típica e aprender um pouco mais sobre as tradições e histórias desse país.

Vik, na Islândia

Banho na Lagoa Azul 

A Lagoa Azul é uma das atrações mais famosas da Islândia, e um dos melhores lugares para relaxar durante uma viagem intensa. A lagoa, localizada em Grindavik, é conhecida por suas águas termais azuis e paisagem vulcânica, e no inverno, o contraste entre a temperatura fria do ar e a água quente cria uma sensação ainda mais revigorante. 

Enquanto a neve cai suavemente ao redor, os visitantes podem relaxar e desfrutar dos benefícios terapêuticos dos minerais presentes na água, que ajudam a rejuvenescer a pele. Também há saunas, banhos de vapor e massagens relaxantes, proporcionando um verdadeiro refúgio de bem-estar no inverno. 

Lagoa Azul na Islândia

Agora que você já sabe o que fazer na Islândia no inverno, que tal já planejar a sua visita para o período de dezembro a março? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Islândia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Islândia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta