Os roteiros conjugados são uma maneira fácil e econômica de conhecer diferentes lugares em uma mesma viagem. Além de aproveitar a passagem aérea e o “pique” das férias, você também tem a oportunidade de mergulhar mais fundo na cultura e essência de uma região. Afinal, não é apenas a proximidade geográfica que une esses lugares!
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra os principais roteiros conjugados que você não pode perder.
Destinos internacionais
Peru e Bolívia
Natureza e patrimônios arqueológicos unem Peru e Bolívia. Esses dois destinos estão localizados na região dos Andes, onde as paisagens variam de montanhas nevadas a desertos, e onde podemos visitar alguns dos principais sítios arqueológicos pertencentes às civilizações pré-colombianas da América do Sul, como os Incas.
No roteiro conjugado, chegamos por Cuzco, no Peru, e seguimos até Machu Picchu, a famosa cidadela inca, com seus templos, praças e mausoléus. Então, partimos para o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, onde cruzamos a fronteira com a Bolívia. Lá, visitamos a Ilha do Sol e a capital La Paz, com direito a city tour e passeio pelo Vale da Lua.
Confira aqui o roteiro conjugado para Peru e Bolívia.
Índia e Butão
Índia e Butão são dois dos países mais interessantes do Oriente. Apesar da proximidade geográfica, eles são bastante diferentes: enquanto a Índia é o país mais populoso do mundo, contando com grandes centros urbanos, o Butão é um país com menos de 1 milhão de habitantes, incrustado no meio da Cordilheira do Himalaia.
Mas ambos têm muito para oferecer em termos de cultura e natureza. No roteiro conjugado, conhecemos as principais cidades da Índia - como Delhi, Agra e Jaipur -, passando por atrativos famosos como o Taj Mahal e o Forte de Agra. Já no Butão, ficamos entre as cidades de Thimphu, Punakha e Paro, onde há muita natureza exuberante e cultura budista.
Confira aqui o roteiro conjugado para Índia e Butão.
Guatemala, México e Honduras
Praias caribenhas e cultura maia. Isso é o que oferece o roteiro conjugado para Guatemala e México, que também pode contar com Honduras. Esses três países são dotados de uma natureza vistosa, que toma a forma de selvas, vulcões, lagos e praias, proporcionando uma experiência tropical completa.
Em meio a tudo isso, há inúmeros sítios arqueológicos da cultura maia, com pirâmides, templos e praças que datam de mais de 1500 anos atrás. Os viajantes têm a chance de conhecer as principais cidades que abrigam esses sítios, como Chichen Itzá, no México, Copán, em Honduras, e Tikal, na Guatemala.
Confira aqui o roteiro conjugado para Guatemala e México, e aqui para Guatemala, Honduras e México.
Jordânia e Egito ou Israel
O mundo árabe abriga alguns dos maiores tesouros da humanidade, e não é à toa que o roteiro conjugado para Jordânia e Egito inclui duas das 7 Maravilhas do Mundo. No Egito, nós passamos pelas Pirâmides e Esfinge de Gizé, e seguimos em um cruzeiro no Rio Nilo até o Vale dos Reis, que guarda os maiores templos e tumbas do país.
Já na Jordânia, o principal chamariz é o templo conhecido como O Tesouro, na cidade de Petra. A viagem também passa pela capital Amã, com suas ruínas antigas, pelo Deserto Wadi Rum, repleto de dunas dramáticas, e termina no Mar Morto, onde podemos aproveitar para relaxar em águas salgadas que nos fazem flutuar.
Outra opção é o roteiro conjugado para Jordânia e Israel. Em Jerusalém e seus arredores, é possível conhecer o famoso Muro das Lamentações, o Museu do Holocausto, e visitar marcos bíblicos como a Basílica da Natividade e o Monte das Oliveiras, tendo uma compreensão profunda de um dos lugares mais complexos do mundo.
Confira aqui o roteiro conjugado para Jordânia e Egito, e aqui para Jordânia e Israel.
Espanha e Marrocos
Espanha e Marrocos estão em continentes diferentes, mas são separados por apenas 15 km de mar, na região do Estreito de Gibraltar. Sendo assim, visitá-los em uma mesma viagem é bastante comum, e no final das contas você fica conhecendo duas culturas completamente diferentes em uma tacada só.
Na Espanha, o foco é em Madri e nas cidades do sul do país, como Granada, Toledo e Sevilha, onde encontramos belos monumentos históricos e uma natureza encantadora. Já no Marrocos, nós conhecemos as “cidades imperiais”, como Fez e Marrakesh, que estão inseridas no deserto e nos mostram a verdadeira união entre as culturas árabe e europeia.
Confira aqui o roteiro conjugado para Espanha e Marrocos.
Eslovênia e Croácia
Eslovênia e Croácia estão localizadas na região dos Balcãs europeus, entre os Alpes e o Mediterrâneo, oferecendo uma mistura fascinante de belezas naturais e riquezas culturais. No roteiro conjunto, começamos pela encantadora cidade de Ljubljana, capital da Eslovênia, conhecendo sua arquitetura deslumbrante e atmosfera acolhedora.
Também visitamos o deslumbrante lago de Bled, com sua ilha pitoresca e castelo situado em um penhasco às suas margens. Já na Croácia, conhecemos a capital Zagreb, a cidade de Dubrovnik, cercada por muralhas de até 25 metros de altura, e até mesmo o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, famoso por seus diversos lagos e cachoeiras.
Confira aqui o roteiro conjugado para Eslovênia e Croácia.
Destinos nacionais
Jalapão e Chapada dos Veadeiros ou das Mesas
O Jalapão, com suas dunas, serras e fervedouros, situado no Tocantins, é um dos destinos de ecoturismo mais promissores do Brasil. No roteiro conjugado com a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde encontramos algumas das mais famosas cachoeiras do país, o resultado é uma viagem inesquecível pela natureza.
Já para quem prefere visitar uma chapada menos conhecida, há também um roteiro conjugado do Jalapão com a Chapada das Mesas. Localizada no Maranhão, ela é uma terra de cachoeiras e formações rochosas peculiares, que se assemelham a mesas de diferentes tamanhos. Uma viagem pelos dois destinos é uma amostra da enorme diversidade do nosso país.
Confira aqui o roteiro para Jalapão e Chapada dos Veadeiros, e aqui para Jalapão e Chapada das Mesas.
Rota das Emoções
A Rota das Emoções é uma jornada de 900 km que te apresenta um dos melhores trechos do litoral nordestino de uma vez só. Ela passa por Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Barra Grande e Jericoacoara, proporcionando uma experiência completa para quem não consegue ficar longe do mar.
As paisagens são ricas e diversas: há um deserto de lagoas cristalinas, o único delta em mar aberto das Américas, e muita praia de começo a fim. Além de contemplar tudo isso, você também pode fazer atividades opcionais como trilhas, cavalgadas, voos panorâmicos, surfe e vivências junto às comunidades locais, tendo uma experiência única.
Confira aqui o roteiro para a Rota das Emoções.
Belém, Marajó, Alter do Chão e Juma Amazon Lodge
O Norte do Brasil é muito mais atrativo do que você pode imaginar. Neste roteiro conjugado, começamos por Belém, capital do Pará, onde conhecemos os seus mercados e seus casarões e palacetes em estilo tradicional. Então, partimos para a Ilha de Marajó, a maior ilha fluvial-marítima do mundo, lar de manguezais e de uma rica herança indígena.
A próxima parada é em Alter do Chão, conhecido como "Caribe amazônico", onde é possível desfrutar de praias paradisíacas e paisagens deslumbrantes. Por fim, encerramos a viagem no Juma Lodge, um hotel de selva localizado no coração da Amazônia, que oferece um estadia privilegiada nessa região e passeios para conhecer a fauna e flora local.
Confira aqui o roteiro conjugado para a Amazônia.
Agora que você conhece os melhores roteiros conjugados, que tal já agendar a sua viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre esses destinos: