Chegar ao Everest não é mais um sonho apenas para os grandes alpinistas! Ao fazer o Trekking ao Campo Base, você pode chegar aos pés da maior montanha do mundo de maneira segura, conhecendo em primeira mão a emoção de estar nos Himalaias. Esse, afinal, é um lugar de beleza extrema que reúne alguns dos maiores aventureiros do planeta.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta tudo o que você precisa saber sobre o Trekking ao Campo Base do Everest!
O que é o Campo Base do Everest?
O Campo Base do Everest é o acampamento onde alpinistas de todo o mundo se reúnem para iniciar a escalada da montanha mais alta do planeta. Ele é localizado no Nepal, a cerca de 5.300 metros de altitude, sendo o primeiro dos quatro acampamentos principais que existem até o cume da montanha.
Essa é uma área quase exclusiva para alpinistas profissionais, abrigando também equipes de apoio como guias, carregadores e médicos, além de equipamentos como cilindros de oxigênio. Apesar de sua localização extremamente remota, ele é considerado o maior acampamento base do mundo, podendo abrigar mais de 800 barracas.
Os turistas podem visitar o Campo Base, a depender da época do ano, mas não podem pernoitar lá. Isso é uma medida para garantir todo o conforto possível aos alpinistas profissionais e reduzir o impacto humano na natureza local.
Eu também posso chegar ao Campo Base do Everest?
Talvez você esteja pensando que chegar ao Campo Base do Everest seja uma viagem que apenas os trekkers mais experientes podem fazer - mas isso não é verdade! Até mesmo quem nunca pisou em uma montanha pode embarcar nessa aventura, desde que tenha um bom condicionamento físico e aguente dias de aproximadamente 6 horas de caminhada.
Afinal, são 9 dias de ascensão e 4 dias de descida, contando com várias paradas em lodges ao longo do percurso. A ascensão é feita lentamente para auxiliar na aclimatação, e a saúde dos viajantes é constantemente monitorada através de aferições de pressão e cardiometria, garantindo o maior bem-estar possível.
Outra vantagem é que os viajantes não precisam carregar toda a sua bagagem, pois isso é feito pelos carregadores que nos acompanham. Você leva apenas uma mochila de ataque pequena com os itens essenciais.
Como é a infraestrutura do Trekking ao Campo Base do Everest?
O Trekking ao Campo Base do Everest conta com trilhas bem demarcadas e diversas paradas em vilarejos ao longo do caminho, onde é possível pernoitar em lodges que têm refeições, chuveiros quentes e quartos privativos ou compartilhados.
Em alguns desses vilarejos, é comum encontrar até mesmo casas de chá e restaurantes, com cardápios que incluem pratos locais e internacionais, com arroz, macarrão, sopas, legumes e carnes. Também há lojas que vendem suprimentos básicos, como lanches, água, medicamentos e equipamentos de trekking.
A comunicação também não deixa a desejar. É possível obter acesso à Internet em quase todos os vilarejos - incluindo no Campo Base -, e os guias têm telefone via satélite para poder se comunicar caso ocorra algum imprevisto no meio da trilha. Vale notar que, aqui, também há acesso de helicópteros caso um resgate seja necessário.
O que encontramos no Trekking ao Campo Base do Everest?
Durante o trekking ao Campo Base do Everest, os viajantes têm a oportunidade de contemplar paisagens únicas e ter experiências inesquecíveis. Aqui estão alguns dos principais destaques desta jornada:
Trilhas cênicas: o caminho ao Campo Base serpenteia por colinas, desfiladeiros profundos e florestas de pinheiros, oferecendo vistas panorâmicas das famosas montanhas nevadas dos Himalaias. As trilhas possuem uma combinação de terrenos desafiadores e trechos mais suaves, o que permite aos trekkers apreciar a natureza com atenção.
Vistas das montanhas: durante o trekking, há várias oportunidades para vislumbrar algumas das montanhas mais imponentes do mundo, além do Everest. O Ama Dablam, o Lhotse, o Nuptse e o Pumori - todos com mais de 6 mil metros de altitude - são apenas alguns dos majestosos picos que podem ser vistos ao longo do caminho.
Vilarejos e cultura local: o trekking ao Campo Base do Everest passa por vários vilarejos e assentamentos ao longo do caminho, onde os trekkers podem interagir com os moradores locais e conhecer a rica cultura sherpa. Há templos e monastérios budistas, casas com arquitetura tradicional e lojas de artesanato local que enchem os olhos.
Imponência do Everest: o trekking culmina na chegada ao Campo Base do Everest. Embora seja necessário ser alpinista para continuar além do Campo Base e chegar ao cume do Everest, os trekkers podem desfrutar da atmosfera emocionante e da visão icônica da montanha mais alta do mundo.
Quando fazer o Trekking ao Campo Base do Everest?
Existem duas temporadas principais para fazer o Trekking ao Campo Base do Everest.
A primeira é na primavera do Hemisfério Norte, entre março e junho. Nessa época, o cenário é mais colorido, a vegetação é mais viva, e há uma grande presença tanto de turistas quanto de alpinistas profissionais. Afinal, esse é o melhor momento para tentar o ataque ao cume do Everest, e por isso as atividades do Campo Base estão a todo vapor.
A segunda é no outono do Hemisfério Norte, entre setembro e dezembro. Aqui, o cenário é menos colorido, por conta da maior presença de neve. Também há muito mais turistas do que alpinistas profissionais, e não é possível entrar no Campo Base, já que ele não está montado - podemos apenas avistar onde ele costuma ficar a partir de um mirador próximo.
Como se preparar para fazer o Trekking ao Campo Base do Everest?
Se você se interessou pelo Trekking ao Campo Base do Everest e quer realizar esse sonho, comece a se preparar já!
Incorpore caminhadas e corridas diárias nos seus treinos, dando preferência a terrenos acidentados e inclinados para se aproximar da realidade da montanha. Também fortaleça o seu corpo através de musculação ou pilates, a fim de aumentar a sua resistência física como um todo.
Quando possível, treine com o tênis que você pretende usar na viagem, para acostumá-lo ao seu pé e evitar calos e bolhas. Basicamente, viva ao máximo algo semelhante ao que você irá experimentar na sua viagem!
E quando chegar no trekking, lembre-se da máxima: “Comece como idoso, termine como jovem.” Você pode estar bastante empolgado no início, mas o mais indicado é gastar energia com parcimônia para poder chegar ao final com ânimo e vigor.
Agora que você já sabe tudo sobre o Trekking ao Campo Base do Everest, que tal agendar a sua viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Everest. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais sobre viagens de montanhas: