Tudo que você precisa saber sobre a Expedição ao Monte Kilimanjaro!

O Monte Kilimanjaro é o ponto mais alto da África, e atingir o seu cume é o sonho de inúmeros trekkers ao redor do mundo. No roteiro de expedição, passamos das savanas aos campos de neve em busca da visão imponente que nos aguarda lá em cima, em uma viagem verdadeiramente inesquecível. 

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre explica tudo que você precisa saber sobre a Expedição ao Monte Kilimanjaro! 

Onde fica o Monte Kilimanjaro?

O Monte Kilimanjaro está localizado no norte da Tanzânia, junto à fronteira do Quênia, na região da África Oriental. Ele é um vulcão adormecido que possui quase 5.900 metros de altitude e é composto por três crateras diferentes: Shira, Mawenzi e Kibo.

Nos seus arredores, há paisagens de savana, florestas e áreas de cultivo agrícola utilizadas pelas populações que moram ali perto. A cidade mais usada por viajantes como base para o trekking é Arusha, que fica a cerca de 100 km de distância e abriga o Aeroporto Internacional de Kilimanjaro.

Partindo de São Paulo, é possível pegar vôos para Arusha com pelo menos uma escala. As mais comuns são em Adis Abeba, na Etiópia; em Dar Es Salaam, na Tanzânia; e em Doha, no Catar.

Como é a Expedição ao Monte Kilimanjaro?

A Expedição ao Monte Kilimanjaro te leva ao topo desse imponente vulcão, oferecendo algumas opções de rotas diferentes. De maneira geral, a viagem dura de 6 a 10 dias, e passa por diversos tipos de paisagens. 

O início da subida se dá em uma área de floresta tropical úmida. Aqui, temos uma vegetação densa, árvores altas e uma variedade de vida selvagem, incluindo macacos e pássaros exóticos. À medida que ganhamos altitude, porém, a vegetação começa a diminuir, tomando a forma de bosques e estepes.

Na parte mais alta do Kilimanjaro, acima de aproximadamente 4.500 metros, você entrará na zona de deserto de neve e gelo. Nesta região, as condições são áridas e, como é de se esperar, o terreno é coberto de neve e gelo, com geleiras e campos de neve permanentes.

Todas as rotas passam por esses biomas, mas variam no nível de beleza das paisagens vistas, no número de turistas e na quantidade de dias para aclimatação.

  • Rota Lemosho

A Rota Lemosho é uma das rotas mais indicadas para percorrer o Monte Kilimanjaro. Conhecida como Circuito Norte, ela é um pouco mais longa do que as demais, promovendo uma subida mais gradual e com muitas oportunidades de contemplação. Ela também é menos popular, o que significa que há menos pessoas na trilha e nos acampamentos. 

A viagem por ela tem duração de 7 dias, e começa pela Londorosi Gate, uma das entradas do Parque Nacional do Monte Kilimanjaro, seguindo até a primeira parada no acampamento Mti Mkubwa. Nos dias seguintes, passamos também pelos acampamentos Shira 1 e 2, que ficam próximos a uma das crateras do vulcão.

Percorremos o passo Lava Tower, descemos até o acampamento do Barranco, e então chegamos ao acampamento de Barafu, onde fazemos nossa preparação para ataque ao cume. A caminhada ao cume se inicia à meia-noite, e leva cerca de 9 horas. Chegando lá, temos tempo para apreciar a vista do ponto mais alto de toda a África.

A descida segue até o acampamento Mweka, onde pernoitamos, e então vai até a Mweba Gate, onde se encerra a expedição.

Qual a melhor época para ir ao Monte Kilimanjaro?

É possível encarar o Monte Kilimanjaro durante todos os meses do ano. Contudo, é recomendável optar pelas épocas mais quentes e secas para uma experiência mais favorável, entre os meses de dezembro a março, bem como de junho a outubro. Vale lembrar que esses também são os meses mais movimentados com turistas.

Quem pode fazer a Expedição ao Monte Kilimanjaro?

Apesar de haver dias com mais de 7 horas de caminhada, a expedição não está restrita a trekkers profissionais. Uma pessoa saudável, com bom condicionamento físico, pode fazer a trilha sem maiores problemas. Já para aqueles mais sedentários, é recomendado fazer um preparo físico de pelo menos seis meses, com caminhadas e bicicleta.

Agora que você conhece tudo sobre a Expedição ao Monte Kilimanjaro, que tal reservar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Tanzânia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre expedições de trekking:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta