Categories: Viagens

Circuito W em Torres del Paine: qual hospedagem escolher?

O Circuito W é o trekking mais famoso da Patagônia, impressionando turistas do mundo inteiro com suas paisagens de montanhas, glaciares e lagoas, que culminam nas famosas Torres del Paine. Para se hospedar na região, existem três tipos principais de acomodação disponíveis, indo das mais rústicas às mais luxuosas, para atender a todos os gostos.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra qual hospedagem escolher no Circuito W em Torres del Paine.

Barraca em acampamento

Para quem busca uma experiência rústica em Torres del Paine, com bastante contato com a natureza, nada melhor do que se hospedar em um acampamento. As opções são diversas, variando em preço, infraestrutura e localização.

Dentro do parque, todos os campings são pagos. Eles costumam oferecer tanto uma experiência básica, onde você leva todo o equipamento, quanto uma experiência “full”, que inclui todo o equipamento. 

O hotel Las Torres, por exemplo, oferece espaços de camping pagos. As experiências se dividem em três, e todas oferecem acesso ao restaurante e aos banheiros compartilhados do hotel:

  • Camping Premium Full: inclui barraca elevada com capacidade para 2 pessoas, saco de dormir, colchonete de espuma de alta densidade, travesseiro, e voucher de bebida de boas-vindas.
  • Camping Premium Simple: inclui barraca elevada com capacidade para 2 pessoas, bem como colchonete de espuma de alta densidade.
  • Individual Campsite: oferece locais de acampamento no chão ou em uma plataforma de madeira. É necessário levar sua própria barraca e saco de dormir. 

E ao se hospedar nos campings, é necessário respeitar algumas regras. Por exemplo, é proibido fumar e fazer fogueiras; não se deve operar drones; é obrigatório levar todo o lixo de volta consigo; atividades como natação, ciclismo, parapente e base jump são proibidas; e não é permitida a entrada de animais de estimação.

Refúgios com quartos coletivos

Já para ter um pouco mais de infraestrutura e conforto na sua viagem, outra opção é se hospedar em um refúgio. Esses são lugares rústicos localizados em regiões estratégicas do Circuito W. Em geral, os quartos são compartilhados, e vêm com acesso a banheiros compartilhados e restaurante.

Alguns dos refúgios mais conhecidos são os seguintes:

  • Refúgio Torre Central: está situado no início do Circuito W. Possui 10 quartos com 3 camas de beliche cada, banheiros com chuveiro quente, e serviço de alimentação.
  • Refúgio Paine Grande: está situado às margens do Lago Pehoe, perto da face sul do Cerro Paine Grande. Possui 22 quartos com beliches, abrigando de 2 a 6 pessoas. Tem banheiros com chuveiro quente, e até restaurante, bar, lounge e loja de souvenirs. 
  • Refúgio El Chileno: está situado na trilha para a Base das Torres. Possui 4 quartos com capacidade para 8 pessoas cada, em camas de beliche, além de banheiro compartilhado com chuveiro quente e serviço de alimentação.

Ecocamp Patagonia

Por fim, chegamos à opção de hospedagem mais refinada e luxuosa disponível em Torres del Paine. O Ecocamp Patagonia é uma proposta inovadora, sendo composto por diferentes “chalés” na forma de domos geodésicos, que se assemelham às construções que existiam na região antigamente. 

São quatro tipos de hospedagem disponíveis:

  • Standard Dome: equipado com uma cama de casal e banheiro compartilhado. Para aquecimento, são fornecidos cobertores de fleece que mantêm o calor durante a noite. Com 10m², não possui eletricidade ou calefação.
  • Superior Dome: oferece uma cama de casal ou duas camas de solteiro, banheiro privativo e calefação. Embora a eletricidade seja limitada, ela pode ser usada para carregar celulares, câmeras e laptops. Com 23m².

  • Suite Dome: dispõe de uma cama de casal ou duas camas de solteiro, banheiro privativo com água quente, um fogão a lenha e decorações locais. Além disso, oferece uma vista privilegiada da região circundante. Com 28m².
  • Suite Dome Loft: inclui todas as comodidades do Suite Dome, com a adição de um loft contendo uma cama de casal. É ideal para famílias ou grupos de até quatro pessoas, e possui 37m².

Além dos domos de hospedagem, o Ecocamp também possui um domo destinado a práticas de yoga, com aulas diárias conduzidas por um instrutor, e um domo comunitário, que abriga um bar e uma sala de jantar. A experiência gastronômica oferecida é de pensão completa, destacando a culinária chilena e patagônica, preparada com ingredientes locais.

Agora que você conhece as hospedagens do Circuito W em Torres del Paine, que tal reservar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para Torres del Paine. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Patagônia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: acampamentocircuito wEcocamp PatagôniaLas TorrespatagôniaRefúgiotorres del paine

Recent Posts

  • Viagens

5 trekkings imperdíveis para fazer em 2026

Nem toda aventura se mede em quilômetros ou altitude. Alguns trekkings marcam pela conexão com a natureza, pelas histórias que…

16 horas ago
  • Viagens

Lençóis Maranhenses em 2026: dicas de roteiros e o que fazer

Os Lençóis Maranhenses seguem sendo um dos destinos naturais mais impressionantes do Brasil, e se você quer conhecê-los em 2026,…

1 semana ago
  • Viagens

Antecipe suas férias: Pacotes em promoção para viagens em 2026

O Antecipe suas Férias vai além de uma promoção pontual. É a chance de garantir sua próxima viagem com mais…

2 semanas ago
  • Viagens

Viagens para o Nepal – Melhor época, o que fazer, onde ficar

Viajar para o Nepal é entrar em contato direto com o Himalaia, com culturas milenares e com alguns dos trekkings…

3 semanas ago
  • Viagens

Boas festas: mais caminho, mais presença

O ano passa num piscar de olhos. E, quando a gente percebe, já é dezembro de novo. Talvez você também…

1 mês ago
  • Viagens

Antecedência: a palavra do turismo em 2026

Viajar deixou de ser algo que se resolve em cima da hora, especialmente quando o assunto é natureza e destinos…

1 mês ago