Conhecer um destino internacional através do trekking é uma experiência única. Existem trilhas maravilhosas por todo o mundo, que passam pelos cenários mais bonitos de uma região, nos ensinando sobre sua herança natural e cultural. As opções são diversas, abrangendo montanhas cobertas de neve, campos floridos, praias desertas e muito mais.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta 5 trekkings internacionais para fazer em 2024!
França - Tour du Mont Blanc
O Tour du Mont Blanc é um dos trekkings mais famosos do mundo. Com um percurso que passa por França, Itália e Suíça, ele oferece vistas deslumbrantes das montanhas nevadas dos Alpes, além de uma imersão única na cultura de cada país.
O campo-base do trekking é a charmosa Chamonix, na França, considerada a capital mundial da vida ao ar livre. O trekking é feito em terreno alpino sem dificuldades técnicas, mas é reservado para quem tem experiência com longas caminhadas. São em média 6 horas de caminhada, e cerca de 1 mil metros de subida e descida todos os dias.
O trekking dura um total de 7 dias, e nós passamos por pastos, vinhedos, lagos e glaciares, apreciando a diversidade de paisagens. Os pernoites ocorrem em refúgios de montanha, que são aconchegantes e localizados em pontos estratégicos do percurso.
Confira aqui o roteiro para o Tour du Mont Blanc.
Chile - Circuito W Completo
O Circuito W é o trekking mais conhecido de Torres del Paine, na Patagônia chilena. Ele leva esse nome pelo seu trajeto que se assemelha à letra W, passando por regiões de natureza intocada ao longo de um percurso de 76 km.
O trajeto permite conhecer alguns dos lugares mais bonitos do parque, como a base das Torres Del Paine, o Vale Francês e o Glaciar Grey. Com 5 dias de duração, e cerca de 7 horas de caminhadas diárias, esse é um trekking indicado para pessoas com bom condicionamento físico, embora não exija muita experiência prévia.
Dentro do parque, existem diversas opções de hospedagem, desde hotéis de luxo a refúgios e acampamentos. A escolha influencia bastante o tom da viagem, determinando se a experiência será mais rústica ou refinada.
Confira aqui o roteiro para o Circuito W Completo.
Bolívia - Trekking da Cordilheira Real
A Cordilheira Real é uma grande cadeia de montanhas localizada próxima a La Paz, na Bolívia. Ela divide o país em duas partes: o leste, onde estão as terras amazônicas, e o oeste, onde temos o árido e seco altiplano boliviano.
O trekking pela cordilheira se inicia na capital boliviana e se encerra no Pico Áustria, de 5.300 metros de altitude. O trajeto passa por vales, lagunas e glaciares, e podemos até mesmo avistar o famoso monte Condoriri, um dos picos mais famosos da região.
A duração do trekking é de 5 dias, e é importante salientar que ele exige um nível de dificuldade bastante elevado, devido à extrema altitude do percurso. Porém, é uma viagem recompensadora, que nos ensina bastante sobre a natureza e a cultura bolivianas.
Confira aqui o roteiro para a Cordilheira Real.
Nepal - Trekking ao Campo Base Everest
O Campo Base do Everest é o local onde os alpinistas profissionais se reúnem para iniciar a escalada da montanha mais alta do planeta. Ele é localizado no Nepal, a cerca de 5.300 metros de altitude, e o trekking para alcançá-lo é considerado um dos mais belos do mundo.
O trajeto passa por colinas, desfiladeiros profundos e florestas de pinheiros, oferecendo vistas panorâmicas das famosas montanhas nevadas dos Himalaias. São 13 dias de caminhada no total, contando com várias paradas em pequenos vilarejos para pernoitar ao longo do percurso.
Surpreendentemente, embora possa parecer uma jornada desafiadora e fora do alcance de muitos, esse é um roteiro que pode ser feito por qualquer pessoa - desde que ela tenha um bom condicionamento físico e aguente aproximadamente 6 horas de caminhada diária.
Confira aqui o roteiro para o Campo Base do Everest.
Escócia - Trekking na Ilha de Skye
Localizada na região noroeste da Escócia, a Ilha de Skye é um dos lugares mais belos de todo o Reino Unido. Ela é conhecida por suas paisagens acidentadas, com montanhas e penhascos, além de castelos medievais, faróis e aldeias pitorescas.
O roteiro de trekking nos leva a explorar os lugares mais encantadores e intocados da ilha, onde a maioria dos grandes grupos de turistas não chega. Temos o privilégio de caminhar por campos e praias, conhecer mais sobre a história local, avistar baleias e colônias de focas, e não encontrar mais ninguém, somente algumas ovelhas pastando.
São cerca de 5 horas de caminhada todo dia, ao longo de 7 dias, que podem ser enfrentadas por qualquer pessoa que tenha um bom condicionamento físico. Os pernoites são feitos em uma aconchegante pousada na cidade de Portree, capital da ilha.
Confira aqui o roteiro para a Ilha de Skye.
Agora que você já conhece 5 trekkings internacionais para fazer em 2024, que tal começar a planejar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre os trekkings internacionais: