Não é à toa que o turismo é o forte da Croácia: esse é, sem dúvidas, um dos países mais belos da Europa. Localizado na região dos Balcãs, ele ostenta um litoral recortado, salpicado de ilhas e cidades costeiras que parecem ter saído de um conto medieval, além de uma natureza vibrante. Visitá-lo no verão é poder explorar tudo isso do jeito certo.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te explica por que você deve passar o verão na Croácia!
Conteúdo
- 1 Como é a Croácia no verão?
- 2 O que fazer na Croácia no verão?
- 3 City tour por Zagreb
- 4 Passeando por Dubrovnik
- 5 Uma volta no Parque Nacional Plitvice
- 6 Cicloturismo na Costa Dalmácia
- 7 Conjugar com Eslovênia, Grécia e outros países
- 8 Conheça os nossos roteiros!
- 9 Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog
Como é a Croácia no verão?
O verão europeu vai de junho a setembro, e essa também é a alta temporada para viagens na Croácia. A vantagem é que, com a chegada dos turistas, as cidades se tornam muito mais vivas, com festivais de música, gastronomia e muita cultura.
Os dias são quentes e ensolarados, com uma média de temperaturas de 25°C a 30°C ao longo da costa. Por sorte, o mar Adriático, que banha o país, é perfeito para nadar, mergulhar e praticar esportes aquáticos. Só se lembre de reservar os seus hotéis e passeios com antecedência, pois esse é um destino disputado nessa época do ano.
O que fazer na Croácia no verão?
Há muito o que fazer na Croácia no verão. Aproveitar o clima animado de suas principais cidades, relaxar em suas praias e conhecer a sua cultura, que está a todo vapor, são algumas das opções.
Confira com mais detalhes:
-
City tour por Zagreb
Zagreb é a capital e maior cidade da Croácia, com muitos atrativos para conhecer. A “cidade alta” é o grande foco dos turistas, por abrigar o seu maravilhoso centro histórico, com ruas de paralelepípedo, praças e igrejas. O ponto de maior destaque é a Catedral de Zagreb, construída em estilo gótico e um dos principais cartões-postais do país.
A cidade também é repleta de museus, mercados, restaurantes e bares, concentrados principalmente na “cidade baixa”. Lá é possível conhecer mais da cultura croata atual, experimentando sua gastronomia e interagindo com os moradores locais. Uma simples caminhada por suas ruas já pode ser enriquecedora.
-
Passeando por Dubrovnik
Dubrovnik, conhecida como a "pérola do Adriático", é um tesouro à beira-mar na Croácia. Rodeada por imponentes muralhas centenárias, essa cidade histórica já foi cenário do Game of Thrones, e até hoje transmite uma atmosfera medieval por conta de suas ruas de pedras charmosas, além de torres e fortalezas.
Por outro lado, a cidade também é um polo cultural importante. Uma boa pedida é explorar os seus cafés à beira-mar e restaurantes íntimos, que servem pratos locais e vinho para os apreciadores da boa comida. A cidade também possui um porto bastante pitoresco e é repleta de praias isoladas, que rendem boas caminhadas no fim da tarde.
-
Uma volta no Parque Nacional Plitvice
O Parque Nacional Plitvice, situado no centro da Croácia, é um dos melhores destinos para quem busca natureza pura. Ele é famoso por seus lagos e quedas d'água interligados, que são emoldurados por densas florestas e vida selvagem abundante. São 16 lagos principais, que criam um espetáculo de água em constante movimento.
A água nesses lagos é incrivelmente clara e tem tons de azul e verde que variam com a luz e minerais da água, criando um cenário que mais parece um conto de fadas. Caminhos de madeira e trilhas bem conservadas serpenteiam pelo parque, permitindo que os visitantes explorem todas as maravilhas naturais de perto.
-
Cicloturismo na Costa Dalmácia
Se você quer dar uma geral em todo o litoral da Croácia, uma opção é fazer o roteiro de Cicloturismo na Costa Dalmácia, que também envolve trechos de navegação. A pedalagem se inicia na cidade de Split, e todo dia há navegação e paradas para pedalar e apreciar as paisagens locais.
São 205 km percorridos com bicicleta no total, passando por inúmeras cidades costeiras e ilhas, cada uma com o seu charme particular. Algumas são conhecidas por suas belezas naturais, enquanto outras se destacam pela cultura, com vinhedos e vinícolas, por exemplo. No final, retornamos para Split novamente.
-
Conjugar com Eslovênia, Grécia e outros países
A Croácia tem muito a oferecer, e pode inclusive ser a porta de entrada para uma aventura ainda mais ampla pelos Balcãs. Você pode combinar sua jornada com a Eslovênia, por exemplo, focando em lugares como a encantadora capital Ljubljana e a deslumbrante cidade de Bled, com seu lago icônico.
Outra opção é o roteiro que inclui a Grécia, com paradas em Atenas e Delfos, antes de seguir por outros países da região, como Montenegro, Macedônia do Norte e Albânia. Cada um desses lugares oferece paisagens naturais deslumbrantes e uma herança cultural rica. É uma oportunidade única de visitar uma parte menos conhecida da Europa.
Agora que você sabe por que visitar a Croácia no verão, que tal começar a planejar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Croácia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre destinos na Europa: