A Escócia é um país que inspira uma mistura única de emoções. As suas paisagens têm uma beleza excepcional, com toques de melancolia, drama e solidão. Basta observar os seus penhascos ou vales que se estendem até onde a vista consegue alcançar. Caminhar e poder apreciar tudo isso em primeira mão é uma experiência sem igual.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta 3 trekkings na Escócia que você não pode perder!
Trekking de Outono nas Terras Altas
As Terras Altas, ou Highlands, são uma zona montanhosa no norte da Escócia. A natureza domina essa região, trazendo baixa densidade populacional e paisagens de tirar o fôlego. No período de outono, a coloração das folhas das árvores pintam o cenário com tons dourados, laranjas e vermelhos, tornando tudo ainda mais especial.
O roteiro de trekking pelas Terras Altas passa por florestas, bosques, colinas, antigas ferrovias, e até um lugar icônico da cultura popular escocesa: o Lago Ness, que também é o segundo maior lago do país. Em todo esse percurso, temos a oportunidade de explorar a rica flora e fauna local e mergulhar mais profundamente na cultura escocesa.
A viagem tem duração de 5 dias, e cada dia é preenchido com trilhas de cerca de 4 horas. Toda noite, retornamos para o nosso hotel em Fort Augustus - um pequeno vilarejo histórico, com diversos pubs e restaurantes para aproveitar a noite.
Confira aqui o roteiro de Trekking de Outono nas Terras Altas.
Trekking nas Terras Altas e Glencoe
Este, por sua vez, é um trekking intenso que passa por duas regiões específicas das Terras Altas: Perth e Glencoe. Ambas são igualmente enigmáticas e repletas de história.
Perth é uma cidade histórica ocupada há milhares de anos. Localizada próxima à costa leste do país, ela é a base para nossas aventuras nessa região, incluindo uma trilha pelo Glen Lyon, um dos maiores vales da Escócia, e uma subida ao topo da montanha Schiehallion, de 1 mil metros de altitude, que proporciona uma vista panorâmica incrível.
Já Glencoe é um vale de origens vulcânicas, situado na região oeste da Escócia, e considerado um dos lugares mais belos do país. Nossas caminhadas nos levam por diversas regiões raramente visitadas por turistas, incluindo montanhas, bosques e colinas, que nos permitem saborear a paz que esse lugar oferece.
O roteiro ainda inclui um passeio de barco pela costa das Terras Altas, fazendo paradas em pequenas ilhas ao longo do caminho. São 7 dias de viagem, com caminhadas diárias de cerca de 5 horas de duração.
Confira aqui o roteiro de Trekking nas Terras Altas e Glencoe.
Trekking na Ilha de Skye
Por fim, a Ilha de Skye é um território localizado na região noroeste da Escócia, sendo o destino mais setentrional de todos mencionados aqui. Ela é conhecida por suas paisagens acidentadas, com montanhas e penhascos, além de castelos e vilarejos históricos.
O roteiro de trekking nos leva pelos lugares mais encantadores e intocados da ilha, passando pelos seus principais atrativos. Caminhamos por campos, praias e montanhas, fazemos um bate-volta na Ilha de Raasay, avistamos baleias e colônias de focas, e passamos por ruínas e vilarejos que nos contam muito sobre a história da região.
São cerca de 5 horas de caminhada todo dia, ao longo de 7 dias. Toda noite, retornamos à cidade de Portree, capital da ilha, para pernoitar em uma pousada aconchegante. Ela está localizada às margens do lago de mesmo nome, e possui um pequeno porto pitoresco.
Confira aqui o roteiro de Trekking na Ilha de Skye.
Agora que você conhece 3 trekkings na Escócia que você não pode perder, que tal começar a planejar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Escócia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre trekkings internacionais: