Serra do Roncador – Desvende seus mistérios e cachoeiras

Situada no coração do Brasil, a Serra do Roncador é um destino pouco conhecido que desperta a curiosidade dos aventureiros. Pontuada por formações rochosas impressionantes e lendas enraizadas em suas montanhas, essa região tem muito a oferecer, desde banhos de cachoeira a sítios arqueológicos com artes milenares.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta mais sobre a Serra do Roncador!

O que é a Serra do Roncador?

A Serra do Roncador é uma cordilheira de aproximadamente 800 km de extensão localizada no Centro-Oeste brasileiro, entre Mato Grosso e Goiás.

A região é conhecida por sua beleza natural, repleta de planaltos, vales e cachoeiras, e por lendas que envolvem fenômenos misteriosos. Há histórias sobre civilizações perdidas e avistamentos de luzes estranhas que datam do início do século passado.

O local tem significado cultural para os povos indígenas da região, que atribuem importância espiritual a ele, e também atrai viajantes e aventureiros em busca de experiências únicas e desafios, com muitas oportunidades para trilhas e exploração da natureza.

Bico da Serra, na Serra do Roncador

O que fazer na Serra do Roncador?

Há inúmeras maneiras de aproveitar o grande potencial da Serra do Roncador. Algumas das atividades mais comuns são:

  • Tomar banho de cachoeira

A Serra do Roncador é repleta de cachoeiras majestosas disponíveis para banho.

Algumas das mais conhecidas são as 15 cachoeiras interligadas que compõem o Complexo de Cachoeiras do Bateia. Elas chegam a atingir 80 metros de altura, e a última de todas, denominada Salto do Bateia, possui uma vista privilegiada para o cânion de mesmo nome. 

Outras cachoeiras de destaque incluem a Cachoeira Ilha do Coco, que possui três quedas d’água e paredões ideais para a prática de rapel; a Cachoeira Água Limpa, com um poço perfeito para banho; e as Cachoeiras Gêmeas, cujas quedas estão situadas harmoniosamente uma ao lado da outra.

Cachoeira na Serra do Roncador

  • Apreciar suas formações rochosas mais famosas

Os principais cartões-postais da Serra do Roncador são as suas formações rochosas icônicas. A mais conhecida é o Bico da Serra, situada às margens da BR 158, que assume formas que remetem a um indígena e uma santa, os "guardiões" emblemáticos da região, a depender do ângulo observado.

Outro destaque é o Arco de Pedra, onde duas rochas se encontram. Esse local é considerado por diversos grupos esotéricos como um dos pontos mais energéticos do planeta, e até uma espécie de "portal" para outras dimensões.

Isso sem falar dos chapadões que compõem a Serra do Roncador e chegam a medir 700 metros de altura, encantando a todos que contemplam sua imponência.

Arco de Pedra, na Serra do Roncador

  • Fazer trekking

Para quem tem um espírito mais aventureiro, percorrer as trilhas pouco exploradas da Serra do Roncador é uma ótima forma de conhecer a região de uma forma mais profunda.

O roteiro de Travessia tem duração de três dias, com início na sede da Fazenda Recanto da Serra e fim na Cachoeira Perdida. São cerca de 11 km de caminhada diária nos dois primeiros dias, enquanto no último dia temos uma trilha aquática pelo Cânion do Portal Encantado.

Os pernoites acontecem em acampamentos selvagens, sendo necessário levar apenas uma mochila de ataque com acessórios e lanches para o dia.

Trekking na Serra do Roncador

  • Conhecer seus sítios arqueológicos

A presença humana na Serra do Roncador é escassa, mas ela remonta há milhares de anos, como atestam os seus fascinantes sítios arqueológicos.

O mais famoso é a Gruta da Estrela Azul, um pequeno abrigo localizado no alto de uma montanha, que possui gravuras geométricas que se assemelham a cometas. Segundo especialistas, essas gravuras representam um “calendário de passagem de cometas” visíveis na região.

Outro sítio é a Gruta Moretti, também localizado no topo de uma montanha. Neste, as gravuras mostram pés humanos, animais e pinturas abstratas feitas com sangue e cinzas. Estes vestígios arqueológicos adicionam uma camada rica de mistério à região.

Gruta da Estrela Azul, na Serra do Roncador

Foto: Secretaria Adjunta de Turismo - Mato Grosso

  • Contemplar a fauna e a flora

A Serra do Roncador está localizada em uma região de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônia, e portanto possui características dos dois biomas - embora o Cerrado seja predominante em Barra dos Garças, cidade-base para a maioria das atividades.

Sendo assim, há muitas oportunidades para contemplar os campos, vales e florestas típicos da região, além de observar - se você tiver sorte - alguns representantes icônicos da fauna brasileira, como a onça-pintada, o lobo-guará, o tamanduá, a ariranha e a anta.

Mulher observa Bico da Serra, na Serra do Roncador

Conclusão

A Serra do Roncador é um destino ainda pouco conhecido, mas com muito a oferecer para quem busca se aventurar e se conectar com a natureza. As lendas e mitos que revestem a região adicionam um toque de profundidade inesperado, que tornam a experiência ainda mais envolvente. 

Agora que você conhece melhor a Serra do Roncador, que tal planejar uma visita? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Serra do Roncador. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos semelhantes:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta