Salta e Jujuy: Principais dicas de viagem no Norte da Argentina

A Argentina é muito mais do que Buenos Aires e Patagônia. No norte do país, temos uma região fascinante, que abriga desertos de sal, montanhas coloridas, sítios arqueológicos e um potencial turístico rico para quem busca experiências únicas. Salta e Jujuy são os melhores lugares para conhecer uma Argentina distinta e surpreendente.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre dá as principais dicas de viagem para Salta e Jujuy!

Onde ficam Salta e Jujuy?

Salta e Jujuy são duas províncias vizinhas localizadas no noroeste da Argentina. Geralmente, elas são incluídas juntas em roteiros turísticos por conta de sua proximidade geográfica, e também por compartilharem de uma rica herança cultural que remonta aos tempos pré-colombianos.

A capital da província de Salta é a cidade de Salta, enquanto a capital de Jujuy é San Salvador de Jujuy. Ambas estão a cerca de 1.500 km de distância de Buenos Aires.

Essa é uma região marcada por paisagens diversas. A proximidade com a Cordilheira dos Andes traz um relevo composto por montanhas, vales e até florestas, com regiões muito férteis onde o cultivo de uvas é predominante.

Vinícola em Salta, Argentina

Como chegar a Salta e Jujuy?

A melhor forma de chegar a Salta e Jujuy é de avião. Existem voos diretos partindo de São Paulo para o Aeroporto Internacional Martín Miguel de Güemes (SLA), em Salta, com duração de cerca de 3h30. Ou, então, voos com escala em Buenos Aires. 

Também é possível viajar de avião para Jujuy, aterrissando no Aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán (JUJ), na cidade de Perico. Porém, essa é uma opção mais cara e restrita, com rotas que possuem pelo menos uma escala.

A melhor opção é começar por Salta e, então, partir de carro ou ônibus para Jujuy.

O que fazer em Salta e Jujuy?

Há muito o que fazer em Salta e Jujuy, sendo que alguns dos principais destinos são:

Vila de Cafayate (Salta)

Cafayate é uma vila colonial conhecida por sua produção de vinhos de alta qualidade. Ela é uma das melhores regiões para o cultivo da uva Torrontés, e ao redor da cidade existem inúmeras vinícolas que oferecem degustação e visitas guiadas pelas suas instalações.

A vila também é conhecida por suas lindas paisagens, sendo que a mais marcante delas é a Garganta del Diablo. Esse é um desfiladeiro estreito, com paredes de quase 50 metros, esculpido pela erosão do vento e da água. Os visitantes podem caminhar pelo seu interior e percorrer a trilha de 500 metros.

Cafayate, Salta, Argentina

Parque Nacional de Los Cardones (Salta)

O Parque Nacional de Los Cardones é uma região desértica situada no caminho entre as cidades de Salta e Cachi. O seu nome deriva da presença dos “cardones”, uma espécie de cactos gigantes que podem atingir 3 metros de altura e viver até 400 anos. 

Pelo parque, é possível fazer trilhas e chegar a mirantes com vistas panorâmicas das montanhas ao redor. A região também conta com formações rochosas interessantes, como desfiladeiros e cânions, que adicionam um elemento dramático às vastas paisagens. 

Parque Nacional de Los Cardones, Salta

Tren de Las Nubes (Salta)

O Tren de las Nubes, ou “Trem das Nuvens”, é um trem que oferece uma jornada pelas paisagens montanhosas dos Andes argentinos. Partindo de Salta, a viagem tem duração de 1 hora e leva os passageiros em um caminho de ascensão através de pontes e desfiladeiros profundos.

O ponto mais alto é o viaduto La Polvorilla, situado a cerca de 4.200 metros acima do nível do mar, proporcionando uma visão impressionante dos picos andinos cobertos de neve. 

Além das vistas, um dos destaques da jornada é justamente a incrível engenharia ferroviária que permeia tudo. Ela possui um alto nível de complexidade e é considerada uma das obras de engenharia mais importantes do século passado.

Foto: Wikimedia Commons

Salinas Grandes (Jujuy)

As Salinas Grandes são o terceiro maior deserto de sal da América Latina. Essa formação é resultado do acúmulo de sais minerais que descendem da Cordilheira dos Andes, formando uma paisagem branca resplandecente com mais de 212 km².

Por conta de sua vastidão, as salinas nos fazem perder completamente a noção de espaço e direção, rendendo um dos passeios mais incomuns na Argentina. Fora isso, elas também nos oferecem uma compreensão mais profunda das atividades econômicas locais e da importância histórica do sal na região. 

Salinas Grandes, Jujuy

Tilcara (Jujuy)

Tilcara é um vilarejo pitoresco que se destaca por suas raízes culturais centenárias e cenário montanhoso deslumbrante. No coração da Quebrada de Humahuaca, um Patrimônio Mundial da UNESCO, ela é considerada a “capital arqueológica” de Jujuy.

O Pucará de Tilcara, uma antiga fortaleza pré-incaica, é uma das suas principais atrações. Ela foi construída no século XII pelos omaguacas, e foi atacada repetidamente durante séculos, até cair no domínio dos incas. Ela foi redescoberta no século XX e hoje suas ruínas estão sendo parcialmente restauradas.

A cidade também abriga o Museu Arqueológico Dr. Eduardo Casanova, onde artefatos e exposições oferecem uma contexto aprofundado sobre as culturas pré-hispânicas que habitaram a área.

Tilcara, Jujuy

Purmamarca (Jujuy)

Purmamarca é uma cidade conhecida por abrigar uma das atrações naturais mais famosas da província de Jujuy: o Cerro de los Siete Colores.

Essa é uma montanha que exibe uma incrível variedade de tons de cores devido à composição de minerais em suas formações rochosas. Ao longo do dia, a luz do sol destaca diferentes matizes, criando um espetáculo visual impressionante. Esse local é muitas vezes considerado um dos cenários naturais mais fascinantes da Argentina.

Além da beleza natural, Purmamarca é conhecida por sua cultura local vibrante. Os viajantes podem explorar lojas locais que oferecem uma variedade de produtos, incluindo roupas, tapeçarias, cerâmicas e objetos esculpidos, muitos dos quais refletem a herança indígena da região.

Cerro de los Siete Colores, Jujuy

Quando visitar Salta e Jujuy?

As melhores épocas para visitar Salta e Jujuy são primavera e outono:

  • Primavera (setembro a novembro): Durante a primavera, as paisagens florescem com uma explosão de cores, e as temperaturas são agradáveis, tornando esta uma excelente época para explorar as belezas naturais da região, como o Parque Nacional de los Cardones e as montanhas circundantes.
  • Outono (março a maio): O outono também é uma época agradável, com temperaturas amenas e as cores do outono tornando a região ainda mais pitoresca. É uma ótima época para desfrutar dos vinhedos ao redor de Cafayate, em Salta.

É recomendável evitar os meses de pico do verão (dezembro a fevereiro), quando as chuvas aumentam, e os meses de inverno (junho a agosto), quando as temperaturas caem consideravelmente e as estradas podem ser afetadas pela neve.

Salta, Argentina

Agora que você conhece as principais dicas de viagem para Salta e Jujuy, que tal planejar uma visita? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para Salta e Jujuy. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Argentina:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta