Dicas do que fazer na Chapada Diamantina – Com especialistas no assunto

Talvez você já conheça os planaltos, as cachoeiras e as grutas da Chapada Diamantina. Mas para aproveitar a região ao máximo, nada como contar com as dicas de especialistas no assunto. A Pisa Trekking opera nesse destino há quase 15 anos, e com certeza tem algumas sugestões para aprimorar a sua viagem. 

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre compartilha dicas para aproveitar a Chapada Diamantina!

1. Diversifique a sua hospedagem

A Chapada Diamantina é um lugar extenso, com uma área equivalente à cidade de São Paulo. Sendo assim, a sua experiência lá pode mudar bastante a depender da região em que você decidir ficar hospedado. 

A cidade-base mais comum é Lençóis, que possui a infraestrutura turística mais desenvolvida, conta com aeroporto, e dá acesso aos principais passeios do parque. Se você tem poucos dias de viagem planejados, o mais indicado é se hospedar lá. 

Mas se você tem tempo disponível, vale a pena se hospedar em outros lugares também e aproveitar para dar uma volta completa na região. Capão, Mucugê, Igatu, Andaraí são cidades-base menores com suas próprias vantagens - algumas possuem paisagens de tirar o fôlego, outras estão mais próximas de atrativos específicos do parque.

Experimente reservar alguns dias em cada uma para ter uma experiência mais diversificada e entender o que as torna tão especiais!

Morro do Chapéu, Chapada Diamantina

2. Misture os tipos de passeios

Os passeios na Chapada Diamantina possuem diferentes níveis de dificuldade, e você pode usar isso para a sua vantagem. Dá para montar uma viagem de pura contemplação, aventura total, ou então mesclar os dois estilos - com um dia mais difícil, seguido de um dia mais fácil, e assim por diante. 

Para te ajudar a pensar no seu roteiro ideal, vamos destacar alguns dos atrativos principais. Entre os mais acessíveis, temos os seguintes:

  • Poços Azul e Encantado: dois poços de águas cristalinas, um azul e outro verde, escondidos em grutas exuberantes.
  • Gruta Lapa Doce: passagem subterrânea que possui formações geológicas impressionantes, como estalactites e estalagmites.
  • Morro do Pai Inácio: pico com uma das vistas panorâmicas mais emblemáticas da Chapada Diamantina.

Poço Azul - Chapada Diamantina

Já entre aqueles com maior nível de dificuldade, temos: 

  • Vale do Pati: travessia de 5 a 8 dias por um vale com cachoeiras, rios e paisagens montanhosas.
  • Cachoeira da Fumaça: cachoeira de 360 metros de altura, com trilha de 6 km (ida e volta) com diversos mirantes.
  • Cachoeira da Fumacinha: cachoeira de 180 metros de altura, com trilha de 4 km (ida e volta) com travessia de rio.
  • Cachoeira do Buracão: cachoeira de 85 metros de altura, com trilha de 4 km (ida e volta).

Esses são alguns dos atrativos considerados mais “icônicos” da Chapada Diamantina, mas existem muitos outros que você pode pesquisar e incluir na sua viagem. Para conferir os roteiros que a Pisa oferece, clique aqui.

Foto: Marina Feldhues - Wikimedia Commons

3. Contrate um guia para te acompanhar

Apesar de ser um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil, a Chapada Diamantina é bastante complexa, com trilhas desafiadoras, áreas de difícil acesso e particularidades que podem ser desconhecidas por quem a visita pela primeira vez.

Por conta disso, é indispensável contratar um guia experiente para te acompanhar na sua viagem. Eles conhecem os melhores caminhos e as condições das trilhas, evitando que você se perca ou se coloque em situações de risco. 

Além disso, eles também podem compartilhar curiosidades sobre a história, geologia, flora e fauna da região, enriquecendo a sua experiência, bem como te ajudar com a logística da viagem, como transporte e organização das atividades.

É importante sempre reservar transfers para os passeios na Chapada Diamantina, já que as distâncias percorridas para chegar até os atrativos costumam ser extensas.

4. Se programe com antecedência

Se programar com antecedência é uma dica de ouro para qualquer viagem, e aqui não seria diferente. Essa é a única maneira de assegurar estadias de qualidade - confortáveis e bem localizadas - e de obter os melhores preços durante a temporada mais vantajosa.

Além disso, planejar com antecedência é a maneira mais segura de garantir a rota mais conveniente para a Chapada Diamantina: um voo de São Paulo para Lençóis, com conexão em Salvador ou Belo Horizonte. Assim, você evita a necessidade de pegar um ônibus de 6 horas de Salvador para a cidade. 

Chapada Diamantina

Agora que você conhece as principais dicas de viagem para a Chapada Diamantina, que tal planejar uma visita? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Chapada Diamantina. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Chapada Diamantina:

Seja mais um trekker!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta