Categories: Viagens

Chapada dos Guimarães – Onde fica, como ir, melhor época?

A Chapada dos Guimarães é um lugar de paisagens incríveis, onde paredões de arenito tomam conta do horizonte, e são cortados por cachoeiras cristalinas e cavernas profundas. Além de toda a sua beleza, ela ganha destaque por ser uma das chapadas de acesso mais fácil, proporcionando uma escapada perfeita para os amantes da natureza.

Quer saber mais? A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta onde fica, como ir e melhor época para visitar a Chapada dos Guimarães.

Onde fica a Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães está localizada no Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. Com um bioma predominante de Cerrado, ela é conhecida por sua impressionante paisagem de serras, vales e cachoeiras, e também por abrigar muitas das nascentes que formam os rios do Pantanal.

O seu território está situado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, sendo que este é a principal porta de entrada para o parque nacional.

Como ir à Chapada dos Guimarães?

Para quem vem de outras regiões do Brasil, a melhor forma de chegar à Chapada dos Guimarães é pegar um voo até o Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB) - que, por sorte, fica a apenas 80 km do município de Chapada dos Guimarães.

De lá, existem algumas opções para prosseguir, como alugar um carro, pegar um ônibus ou seguir de transfer privado com alguma agência de turismo.

Vale notar que, mesmo que você opte por ir sozinho à Chapada dos Guimarães, ainda será necessário contar com um guia para fazer os passeios dentro do parque, pois essa é uma exigência do órgão que administra a área de proteção ambiental.

Melhor época para ir à Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães pode ser visitada ao longo do ano inteiro, mas é importante conhecer as especificidades de cada estação:

  • Estação de seca

Durante a seca, que geralmente ocorre entre os meses de abril e setembro, a Chapada dos Guimarães experimenta um clima mais ameno. Este período é ideal para visitar a região, pois há menos probabilidade de chuvas, o que permite aproveitar as trilhas, cachoeiras e demais atrações naturais com mais tranquilidade. 

As cachoeiras costumam perder volume de água à medida que a seca avança. Portanto, para conhecê-las na sua forma caudalosa, cercadas de vegetação exuberante, o mais indicado é visitar no início da temporada, entre os meses de abril e junho.

O grande “porém” da estação seca é que, de julho a outubro, há a possibilidade de a região sofrer focos de queimadas, sendo importante manter a atenção e acompanhar o noticiário.

  • Estação de chuvas

Durante os meses de outubro a abril, a Chapada dos Guimarães recebe um maior volume de precipitação. Embora as chuvas possam proporcionar uma vegetação exuberante e cachoeiras mais cheias, elas também podem tornar as trilhas mais escorregadias e dificultar o acesso a algumas áreas. 

Ao visitar a região na época de chuvas, também é importante se atentar à ocorrência de trombas d’água. Esse é um fenômeno decorrente do acúmulo de água na cabeceira do rio, que provoca uma enchente repentina e pode ser fatal.

Agora que você conhece melhor a Chapada dos Guimarães, que tal reservar a sua viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Chapada dos Guimarães. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos no Brasil:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: brasilcerradochapada dos guimarãescuiabámato grossoviagens nacionais

Recent Posts

  • Viagens

COP30 em Belém: O que a Amazônia Paraense tem pra mostrar pro mundo

A COP30 vai colocar Belém e o Pará no mapa do mundo, não apenas como palco do debate climático, mas…

5 dias ago
  • Viagens

Travessia da Costa Branca: Trekking por praias desertas do RN

No Rio Grande do Norte, há um pedaço de litoral onde o sertão toca o mar e o tempo parece…

2 semanas ago
  • Viagens

Rota das Emoções: 3 destinos do Nordeste em uma viagem

Imagine percorrer três estados do Nordeste em apenas sete dias e encontrar, a cada parada, um cenário mais surpreendente que…

3 semanas ago
  • Viagens

6 passeios imperdíveis em Ushuaia no verão

Ushuaia, a cidade do “fim do mundo”, não perde seu charme durante o verão. Muito pelo contrário: ainda há gelo…

4 semanas ago
  • Viagens

Cruzeiros na Patagônia Argentina e Chilena

Explorar a Patagônia em um cruzeiro é unir duas experiências únicas: o conforto a bordo e o privilégio de acessar…

1 mês ago
  • Viagens

Navegações na Amazônia: Anavilhanas, Jaú, Jauaperi e Xixuaú

Conhecer a Amazônia de verdade passa, quase sempre, pelos rios. Navegar por eles é entrar em um mundo onde o…

1 mês ago