Por que voltar sempre para os mesmos destinos quando existe um mundo inteiro a ser explorado? Nessas férias de julho, experimente sair da zona de conforto e conhecer lugares fora do óbvio no Brasil. Há muitas belezas pouco conhecidas no país, de praias a montanhas, que também merecem ser celebradas.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre sugere alguns destinos para as suas viagens de férias.
Conteúdo
Serra da Capivara
Uma das maiores joias mundiais da arqueologia está situada no Nordeste brasileiro. A Serra da Capivara, no Piauí, abriga nada menos do que mil sítios arqueológicos catalogados, que possuem pinturas rupestres e outros vestígios humanos pré-históricos que datam de aproximadamente 50 mil anos atrás.
Os visitantes podem fazer tours guiados pelos principais sítios, conhecer mais sobre as migrações humanas no Museu do Homem Americano, e percorrer trilhas pela caatinga a fim de apreciar a bela paisagem do sertão. Existem muitos boqueirões e afloramentos rochosos que valem a visita para entender mais sobre essa rica e interessante região.
Norte do Piauí
A região norte do Piauí também é cheia de belezas que fogem do turismo tradicional. Uma delas é o Parque Nacional das Sete Cidades, que abriga um conjunto de sete formações rochosas monumentais, esculpidas pela erosão ao longo de milhões de anos, além de vestígios de ocupações humanas que datam de mais de 6 mil anos.
Outra é o Delta do Parnaíba, um dos maiores deltas das Américas. O delta se forma a partir da foz do Rio Parnaíba, que deságua no Oceano Atlântico, criando um complexo sistema de ilhas, canais, manguezais, dunas e lagoas de água doce e salgada. Lá, os visitantes podem ter uma experiência de verão completa.
Chapada das Mesas
O Maranhão é bem mais do que apenas o seu litoral. No interior, perto da cidade de Carolina, está situado um mar de rochas conhecido como Chapada das Mesas. A região ganhou esse nome por conta de suas formações rochosas em formato de mesa, que despontam de maneira imponente em meio à vegetação de Cerrado.
Existem mais de 30 cachoeiras que compõem esse destino e são responsáveis por atrair boa parte dos turistas. Também há grutas e piscinas naturais deslumbrantes, como o Poço Azul e o Encanto Azul, que contam com águas cristalinas. Dentre todas as chapadas brasileiras, essa é a que possui atrativos com melhor acessibilidade para o público.
Chapada dos Guimarães
Situada a apenas 67 km de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães é um dos melhores destinos para dar uma escapada rápida para a natureza. A região abriga as nascentes dos principais rios que correm para o Pantanal, além de paredões de arenito cortados por cânions e cavernas que criam um cenário de grande beleza.
A chapada possui cerca de 50 sítios arqueológicos, onde foram encontradas ossadas de dinossauros e pinturas pré-históricas. A fama da região, porém, vem de suas quedas d’água. A Véu de Noiva é a mais conhecida, contando com 86 metros de altura e um mirante que oferece uma bela vista panorâmica.
Serra do Roncador
A Serra do Roncador, localizada na divisa entre Goiás e Mato Grosso, é acompanhada de lendas sobre civilizações perdidas e extraterrestres. O seu nome peculiar contribui para o misticismo, sendo uma referência ao som que o vento faz ao encontrar os seus imensos paredões de pedra, lembrando o ronco de uma pessoa dormindo.
Mas além de todo esse mistério, a serra é um excelente destino para fazer trilhas em meio à mata exuberante e tomar banhos de cachoeira. Ela está situada em uma área privilegiada de transcrição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, e os seus principais cartões-postais são formações rochosas como o Bico da Serra e o Arco de Pedra.
Caminho dos Diamantes (Diamantina a Ouro Preto)
A Estrada Real é uma rota histórica que ligava as vilas de extração de minérios em Minas Gerais aos portos de exportação no Rio de Janeiro. Entre os séculos XVIII e XIX, essa trilha era utilizada para transportar esses produtos, impulsionando a economia da região e moldando a cultura e a arquitetura das cidades ao longo do caminho.
No trecho entre Diamantina e Ouro Preto, conhecido como Caminho dos Diamantes, temos 395 km que ainda podem ser percorridos por veículos 4x4, em uma viagem que mergulha a fundo na cultura mineira. O caminho passa por fazendas, cidades coloniais e muita vegetação exuberante, com pernoites em pousadas charmosas.
Travessia da Costa Potiguara
A Travessia da Costa Potiguara é um roteiro de trekking que percorre cerca de 120 km de praias paradisíacas, falésias imponentes, rios e Mata Atlântica preservada, partindo do litoral norte da Paraíba ao sul do Rio Grande do Norte. A travessia tem duração de 5 dias, e apresenta um ritmo considerado intenso.
Essa área foi palco de alguns dos principais capítulos do processo de colonização do Brasil, há cerca de 500 anos. Hoje, ela se destaca pelo compromisso com a preservação da natureza e pelo resgate da cultura indígena, sendo um ótimo destino para a prática de ecoturismo.
Agora que você já sabe para onde ir nas Férias de Julho 2024, que tal reservar a sua viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre destinos no Brasil: