Trekkings na Mantiqueira para fazer antes da Serra Fina

A Travessia da Serra Fina é um dos trekkings mais desafiadores do Brasil, passando pelos picos mais altos do país. Se você deseja enfrentá-la, mas não sabe por onde começar, preparamos um guia rápido com outras travessias progressivamente mais difíceis na Serra da Mantiqueira para ajudá-lo a se preparar.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te apresenta trekkings para fazer antes da Serra Fina.

Expedição Pico Santo Agostinho

A Expedição ao Pico Santo Agostinho é ideal para iniciantes em trekking, bem como para viagens em família. O percurso tem cerca de 11 km, com início em Itamonte, em uma região de mata fechada. À medida que subimos, passamos por campos de altitude até chegar a um grande maciço rochoso, que é o Pico do Santo Agostinho.

Há pausa para almoço e pernoite em barracas no topo da montanha. De lá, é possível ter uma visão privilegiada de 360º da região, especialmente da Serra Fina e do Itatiaia. O caminho de volta são apenas 4 km de descida até a base oposta da montanha.

No total, são 3 dias de viagem e 1.200 metros de ganho acumulado de elevação. Para participar, é importante ter bom condicionamento físico, embora o cliente só seja responsável por levar seus itens pessoais. Os equipamentos coletivos e alimentação são carregados por nossa equipe.

Confira aqui o roteiro de Expedição ao Pico Santo Agostinho.

Travessia do Segredo - Serra do Papagaio

A Travessia do Segredo ocorre na Serra do Papagaio, em Minas Gerais. É um roteiro mais intenso do que o anterior, pois envolve um trekking de 24 km em apenas um dia, cruzando campos de altitude acima de 2.000 metros e áreas de “charco”, que são as zonas mais planas e brejosas. 

A trilha se inicia na sede administrativa do Parque Estadual e segue pelo leito de ribeirões, campos e trechos de mata fechada, até chegar em Aiuruoca. Lá pernoitamos em acampamento com banho quente, jantar e bastante prosa à beira do fogão à lenha.

No dia seguinte, temos a oportunidade de desfrutar um pouco mais dessa outra face da Serra do Papagaio, conhecendo atrativos como a Cachoeira dos Garcias, uma das mais bonitas de toda a Serra da Mantiqueira. A viagem dura 4 dias no total, e o viajante só precisa carregar uma mochila com seus itens pessoais.

Confira aqui o roteiro da Travessia do Segredo na Serra do Papagaio.

Travessia Itatiaia x Maromba via Rancho Caído

A Travessia Rancho Caído, entre Itatiaia e Vila da Maromba, é uma viagem indicada para quem tem alguma experiência com caminhadas de longo curso. São 24 km ao longo de 2 dias, percorrendo a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia e com bate e volta ao cume da Pedra do Sino (2.670 metros), o nono pico mais alto do Brasil.

O primeiro dia passa pelo Circuito dos 5 Lagos, com trechos de descida e ascensão, que permitem conhecer as principais formações rochosas do Itatiaia. O dia se encerra com um pernoite em acampamento, com bastante água e cardápio requintado na janta.

Já no segundo dia, os trechos de descida predominam, embora eles sejam bastante acidentados e íngremes. A chegada é na famosa Cachoeira do Escorrega, antes de seguir para o centro da Vila da Maromba. São 3 dias de viagem no total, sendo preciso carregar pertences pessoais, barraca e parte das refeições em uma mochila cargueira.

Confira aqui o roteiro da Travessia Itatiaia x Maromba - via Rancho Caído.

Parque Nacional do Itatiaia - Agulhas Negras e Prateleiras

Esta expedição envolve a ascensão ao Pico das Agulhas Negras (2.791 metros) e à Serra das Prateleiras (2.515 metros), no Parque Nacional do Itatiaia. No primeiro dia, temos uma caminhada de 10 km ao topo das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil, com vários trechos técnicos que compõem uma verdadeira “escalaminhada”.

Já no segundo dia, são 11 km de percurso pela Serra das Prateleiras, com uma subida feita pela borda do enorme maciço rochoso, utilizando cordas e cadeirinhas para ter total segurança. Do topo de ambos os picos é possível ter vistas panorâmicas magníficas.

São 3 dias de viagem no total, com transfers que todo final de dia nos levam das trilhas às pousadas onde pernoitamos. Esse é um roteiro especial com grupos de tamanho reduzido, que visa aderir às práticas de Leave No Trace - ou seja, minimizar ao máximo os impactos das atividades humanas em ambientes naturais.

Confira aqui o roteiro para Itatiaia - Agulhas Negras e Prateleiras.

Travessia Marins x Itaguaré

A clássica travessia que liga o Pico dos Marins (2.420 metros) ao Pico Itaguaré (2.308 metros) é a mais técnica da Serra da Mantiqueira devido à dinâmica que exige dos montanhistas. Por isso, ela é indicada apenas para quem tem bastante experiência com caminhadas de longo curso e montanhismo.

A travessia é realizada no formato fast-track para cumprir a jornada em apenas 2 dias. São de 6 a 8 horas de caminhada por dia, por aproximadamente 9 km cada, passando pelas cristas da serra e por trechos bastante acidentados.

Em alguns pontos é necessário tirar a mochila para fazer um trepa pedra, passar por algum buraco ou descer por corda. São 3 dias de viagem no total, com pernoites em acampamento e pousada. O viajante deve carregar sua própria barraca, equipamentos, acessórios individuais e parte da alimentação de consumo coletivo.

Confira aqui o roteiro para a Travessia Marins x Itaguaré.

Travessia da Serra Fina

A Travessia da Serra Fina é considerada uma das mais difíceis do Brasil. Situada na tríplice divisa entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, ela sustenta longos trechos de trekking próximos à cota de 2.500 metros, incluindo um ataque à Pedra da Mina, o quarto pico mais alto do país com 2.798 metros de altitude.

São 4 dias de trilha no total, com caminhadas diárias de até 10 horas e 1 mil metros de ganho acumulado de elevação. Há pausas para fazer lanches e apreciar a vista, que invariavelmente é sempre magnífica. 

As trilhas são técnicas e os pontos de acampamento são estrategicamente posicionados nos cumes ou ao seu redor, tendo sempre um visual incrível e diferente a cada dia. O viajante precisa ter ótimo condicionamento físico e carregar sua própria mochila com equipamentos pessoais, barraca, comida e água.

Ao fazer as expedições anteriores, porém, você com certeza estará apto para encarar a famosa e temida Serra Fina. Confira aqui o roteiro de Travessia da Serra Fina.

Agora que você já sabe por onde começar para fazer a Travessia da Serra Fina, que tal reservar a sua viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes de trekking. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre trekking:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta