Categories: Viagens

Salar de Uyuni – Qual roteiro escolher?

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo e um destino turístico imperdível para quem visita a Bolívia. Sua vastidão branca é de uma beleza surreal, e já foi tema de diversas lendas e folclores locais. Para conhecê-lo, é possível escolher entre diferentes roteiros que combinam o salar com outros atrativos de destaque da região.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta os principais roteiros para o Salar de Uyuni.

Salar de Uyuni c/ La Paz

Duração: 6 dias

Este é um roteiro que se inicia na capital boliviana, La Paz, onde aproveitamos para conhecer um pouco do passado colonial da região. Visitamos o seu centro histórico, repleto de edifícios centenários, e também passamos pelo Mercado das Bruxas e o Vale da Lua.

Então, partimos para o majestoso Salar de Uyuni. Além de apreciar a sua planície de sal, visitamos outros atrativos relevantes próximos, como o Cemitério de Trens, um complexo ferroviário abandonado, a Isla Incahuasi, uma ilha de cactus gigantes situada no centro do salar, e os vilarejos de Colchani e Uyuni.

Ao final do roteiro, seguimos para o norte do salar, onde conhecemos a Caverna de Chiquini, uma caverna de sal com belas formações estalactites e estalagmites, e as centenárias Múmias de Coqueza.

Confira aqui o roteiro para o Salar de Uyuni com La Paz.

Salar de Uyuni c/ La Paz Completo

Duração: 9 dias

Este roteiro se inicia de maneira semelhante ao anterior. Visitamos La Paz e também conhecemos os principais atrativos de Uyuni, como o Cemitério de Trens, a Isla Incahuasi e as Múmias de Coqueza.

Contudo, essa viagem conta com algumas paradas adicionais: os povoados de San Cristóbal e Culpina K; o Vale das Rochas, com pedras de mais de 8 metros de altura; o mirante do Vulcão Ollague; e as Lagunas Menores, um conjunto de lagoas com cores, formações e odores peculiares e diferentes entre si. 

Ao final da viagem, também temos uma visita ao Deserto de Siloli, um dos mais áridos do planeta. Ele é caracterizado por suas dunas e “árvores de pedra”, e é a porta de entrada para a importante Reserva Eduardo Avaroa.

Confira aqui o roteiro para o Salar de Uyuni com La Paz completo.

Salar de Uyuni c/ Atacama

Duração: 9 dias

Este roteiro se inicia no Chile, no Deserto do Atacama. Ficamos hospedados na cidade de San Pedro de Atacama e partimos em expedições no deserto para conhecer seus grandes atrativos, como o Vale da Lua, os Geysers del Tatio e a lagoa Piedras Rojas.

Então, seguimos de carro para a fronteira com a Bolívia, em direção à cidade de Villamar. No caminho, passamos pela Laguna Colorada, um dos destinos mais famosos do país, que chega a reunir mais de 30 mil flamingos em busca de comida nas suas águas salgadas e avermelhadas.

Chegando em Uyuni, exploramos seus principais atrativos e visitamos outros lugares interessantes, como os povoados de San Juan, San Agustín e Alota, além do Deserto de Siloli. Ao final da viagem, retornamos a San Pedro de Atacama.

Confira aqui o roteiro para o Salar de Uyuni com Deserto do Atacama.

Salar de Uyuni c/ Atacama e Vulcão Toco

Duração: 11 dias

Este roteiro é bastante semelhante ao anterior, com a diferença de incluir uma subida ao cume do Vulcão Toco, no Deserto do Atacama.

O vulcão, com seus 5.640 metros de altura, oferece uma caminhada de cerca de 4 horas entre ida e volta, indicada para quem tem bom condicionamento físico. Do topo, desfrutamos de uma vista panorâmica encantadora, que revela a vastidão do deserto mais alto do mundo.

Depois, seguimos de carro para o Salar de Uyuni, explorando os mesmos atrativos mencionados anteriormente, antes de retornarmos a San Pedro de Atacama.

Confira aqui o roteiro para o Salar de Uyuni com Atacama e Vulcão Toco.

Salar de Uyuni c/ Atacama no Hotel Explora

Duração: 8 dias

O grande diferencial deste último roteiro é a oportunidade de se hospedar no Hotel Explora, no Deserto do Atacama, antes de seguir para o Salar de Uyuni. 

O Explora Atacama é um hotel de luxo situado em 17 hectares de deserto, com quartos espaçosos, dois restaurantes elegantes que servem o melhor da gastronomia local, além de um spa e piscinas. Localizado na comunidade de Ayllu de Larache, perto de San Pedro de Atacama, o hotel oferece diversas expedições exclusivas pelo deserto.

Depois, seguimos de carro para o Salar de Uyuni, onde exploramos os principais atrativos mencionados anteriormente. Durante o trajeto, temos paradas pelos vilarejos de Ramaditas e Chituca, San Pedro de Quemes, e visitamos a Gruta das Galáxias.

Confira aqui o roteiro para o Salar de Uyuni com Atacama no Hotel Explora.

Agora que você conhece os principais roteiros para o Salar de Uyuni, que tal reservar sua viagem para esse destino fascinante? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos diversos pacotes para a Bolívia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes cv.

Leia mais textos sobre a Bolívia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: bolíviaCemitério de TrensDeserto de Silolideserto do atacamaisla incahuasila pazsalar de uyunivulcão toco

Recent Posts

  • Viagens

Lençóis Maranhenses – Setembro, uma boa época para viajar!

Se você quer conhecer os Lençóis Maranhenses com céu limpo, lagoas ainda cheias e pouca movimentação, setembro é o mês…

4 dias ago
  • Viagens

Viagens de aventura na Itália: Trekking e Cicloturismo

Montanhas dramáticas, trilhas à beira-mar, vilarejos medievais, vinhedos e história em cada esquina. A Itália vai muito além do turismo…

2 semanas ago
  • Viagens

Deserto do Atacama com crianças e as principais dicas

Viajar com crianças para o Deserto do Atacama pode parecer ousado, mas com o roteiro certo, a experiência se transforma…

4 semanas ago
  • Viagens

Férias de julho na Chapada dos Veadeiros: principais dicas

Quer fugir do frio do inverno e se conectar com a natureza em um dos lugares mais incríveis do Brasil?…

1 mês ago
  • Viagens

Turismo na Ilha de Páscoa: passeios que não dá para perder

A Ilha de Páscoa não é só um destino, é um enigma a céu aberto. Cada trilha leva a vestígios…

1 mês ago
  • Viagens

O Marrocos é um país seguro para viajar?

Muitas pessoas sonham em conhecer as medinas históricas, os mercados vibrantes e as dunas do Saara em Marrocos, mas acabam…

2 meses ago