Avistar a Aurora Boreal não é tão difícil quando se vai para os lugares certos, na época certa. O fenômeno das luzes dançantes no céu é um dos mais impressionantes da natureza, e quem quer presenciá-lo ao menos uma vez na vida, pode escolher um roteiro especial que reúne as melhores cidades da Escandinávia para essa atividade.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta mais sobre a caçada à Aurora Boreal na Finlândia, Suécia e Noruega.
Sobre o roteiro
Algumas cidades são famosas por serem as mais indicadas para avistar a Aurora Boreal: Rovaniemi, na Finlândia; Jukkasjärvi, na Suécia; e Tromso, na Noruega. Neste roteiro de 10 dias, com saída única em fevereiro de 2025, você visitará essas três localidades, podendo aproveitar a beleza de suas paisagens invernais e fazer tentativas de avistar as luzes.
É preciso lembrar apenas que esse é um fenômeno natural sem garantias de ocorrência. Ou seja, somente em condições ideais de clima e atividade solar é possível avistá-la. Aproveite os dias intensamente, e com sorte, "a cereja do bolo" será ver as luzes do norte.
Saiba mais sobre cada uma das cidades a seguir:
Rovaniemi (Finlândia)
Rovaniemi é uma cidade mágica localizada na região da Lapônia, às margens do rio Kemijoki e cercada por florestas nevadas e lagos congelados. Durante o inverno ártico, ela é um excelente ponto de partida para observar a Aurora Boreal e participar de atividades como safáris de renas e passeios de trenó puxados por huskies.
Apesar de ter sido completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, Rovaniemi foi reconstruída com um design moderno e funcional. A cidade abriga a aldeia oficial do Papai Noel, onde os visitantes podem encontrar o velhinho a qualquer momento do ano.
Quem deseja conhecer mais sobre a cidade pode visitar museus como o Arktikum, que explora a história e a cultura do Ártico, e o Korundi House of Culture, um centro cultural vibrante dedicado às artes e que abriga a Orquestra de Câmara da Lapônia.
Jukkasjärvi (Suécia)
Jukkasjärvi é uma pequena cidade localizada aproximadamente 200 km ao norte do Círculo Polar Ártico. É mais conhecida mundialmente por ser o lar do famoso Icehotel, o primeiro hotel de gelo do mundo, construído a partir de blocos de gelo retirados do rio Torne.
A cidade atrai visitantes com sua deslumbrante paisagem ártica, repleta de florestas nevadas, lagos congelados e o rio Torne correndo ao longo da região. Há uma variedade de atividades ao ar livre durante o inverno, como passeios de trenó puxados por renas, safáris de motos de neve e, claro, a chance de observar a Aurora Boreal.
Além disso, Jukkasjärvi é conhecida por ser um centro da cultura sami, o povo indígena da região ártica da Escandinávia. Os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre a história e tradições desse povo através de museus e idas a essas comunidades.
Tromso (Noruega)
Tromso é uma cidade vibrante e cosmopolita conhecida como a "porta de entrada para o Ártico". Situada bem acima do Círculo Polar Ártico, ela é famosa por suas ótimas oportunidades de observação da Aurora Boreal por conta de sua localização estratégica e clima favorável durante o inverno.
A cidade possui uma rica história marítima e polar, evidente em atrações como o Museu Polar Tromso, que explora as expedições históricas à região ártica. Além disso, abriga a Catedral do Ártico, uma deslumbrante estrutura de arquitetura moderna que se destaca em meio à paisagem ártica.
Os arredores da cidades também valem uma visita, principalmente por conta dos fjords majestosos e montanhas escarpadas onde é possível fazer caminhadas, passeios de barco e observação da vida selvagem local, como baleias e focas.
Confira aqui o roteiro de caçada à Aurora Boreal em 3 países.
Agora que você conhece a melhor viagem para ir atrás da Aurora Boreal, que tal fazer a sua reserva? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos diversos pacotes para ver a Aurora Boreal. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.
Leia mais textos sobre a Aurora Boreal: