Categories: Viagens

Estrada Real de 4×4: Caminho dos Diamantes e Caminho Velho

Percorrer a Estrada Real é como viajar no tempo, conhecendo Minas Gerais pela mesma rota usada pelos tropeiros e exploradores que moldaram a história da região. Séculos atrás, essas estradas serviam para transportar ouro e diamantes, mas hoje, são um convite para explorar a riqueza cultural e histórica de um Brasil ainda preservado.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta mais sobre os dois principais caminhos da Estrada Real, que você pode percorrer com veículos 4x4.

Caminho dos Diamantes

Essa era uma rota utilizada pelos portugueses para escoar o diamante obtido em Minas Gerais, que ganhou bastante relevância a partir de 1729. O seu percurso vai de Diamantina a Ouro Preto, por 395 km.

A rota coincide com a Cordilheira do Espinhaço, uma região que não mudou tanto desde a época colonial. Ainda é possível encontrar vilarejos charmosos, com ruas de paralelepípedo, casarões e igrejas ornamentadas que revelam muito sobre a rica história dessa parte do Brasil.

Passamos por cidades como São Gonçalo do Rio das Pedras, Cocais, Santa Bárbara e Mariana, e visitamos diversas fazendas pelo caminho. Assim, temos a oportunidade de conhecer as pessoas que as habitam, ouvir histórias e fazer degustações de inúmeras delícias mineiras, como queijos e cachaças.

A natureza também é um grande destaque desse roteiro. Os viajantes podem explorar belas cachoeiras, conhecer mais sobre plantas medicinais e contemplar a fauna mineira, como o lobo-guará.

Confira aqui o roteiro de 4x4 para o Caminho dos Diamantes.

Caminho Velho

Esse foi o primeiro trajeto oficializado pela Coroa Portuguesa para ligar a região produtora de ouro no interior de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro. O seu percurso vai de Ouro Preto a Paraty, por 710 km.

Quem percorre a rota no sentido indicado, em direção ao litoral, tem a altimetria a seu favor, pois ela sai de 1.200 metros para o nível do mar. Ainda assim, como percorremos boa parte de Serra da Mantiqueira, as estradas que compõem o caminho acompanham o relevo acidentado, com subidas e descidas constantes.

O percurso, que também é conhecido como “Caminho do Ouro”, passa por cidades históricas como Tiradentes, São João del Rei, Carrancas, Caxambu e Cunha. Por meio de seus museus, igrejas e fazendas, esses lugares ensinam muito sobre o passado mineiro, além de oferecerem uma deliciosa experiência gastronômica.

Além dos atrativos culturais, o trajeto surpreende por sua natureza. Os viajantes têm a oportunidade de explorar o Parque das Águas de Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, fazer trilhas em Itatiaia e se refrescar em cachoeiras pelo caminho.

Confira aqui o roteiro de 4x4 para o Caminho Velho.

Agora que você conhece os caminhos da Estrada Real, que tal reservar sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos diversos pacotes para Minas Gerais. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

Leia mais textos sobre Minas Gerais:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking

Recent Posts

  • Viagens

Inti Raymi – Por que escolher viajar nesta data festiva?

Viajar para o Peru durante o Inti Raymi é uma oportunidade única de conhecer as heranças do Império Inca para…

18 horas ago
  • Viagens

5 trekkings imperdíveis para fazer em 2026

Nem toda aventura se mede em quilômetros ou altitude. Alguns trekkings marcam pela conexão com a natureza, pelas histórias que…

2 semanas ago
  • Viagens

Lençóis Maranhenses em 2026: dicas de roteiros e o que fazer

Os Lençóis Maranhenses seguem sendo um dos destinos naturais mais impressionantes do Brasil, e se você quer conhecê-los em 2026,…

3 semanas ago
  • Viagens

Antecipe suas férias: Pacotes em promoção para viagens em 2026

O Antecipe suas Férias vai além de uma promoção pontual. É a chance de garantir sua próxima viagem com mais…

4 semanas ago
  • Viagens

Viagens para o Nepal – Melhor época, o que fazer, onde ficar

Viajar para o Nepal é entrar em contato direto com o Himalaia, com culturas milenares e com alguns dos trekkings…

1 mês ago
  • Viagens

Boas festas: mais caminho, mais presença

O ano passa num piscar de olhos. E, quando a gente percebe, já é dezembro de novo. Talvez você também…

2 meses ago