Cruzeiros na Patagônia Argentina e Chilena

Explorar a Patagônia em um cruzeiro é unir duas experiências únicas: o conforto a bordo e o privilégio de acessar lugares remotos que só podem ser vistos pelo mar. Fiordes cercados de montanhas, geleiras colossais que avançam até o oceano e ilhas povoadas por pinguins fazem dessa uma das formas mais completas de conhecer o “fim do mundo”.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta os melhores cruzeiros na Patagônia argentina e chilena. 

Cruzeiro Skorpios II – Rota Chonos

A Rota Chonos, a bordo do Skorpios II, é uma jornada de 5 noites que leva até a região norte do Campo de Gelo Patagônico, a parte mais remota e selvagem da terceira maior massa de gelo do planeta. 

Difícil de acessar por terra, esse é o destino perfeito para quem busca uma expedição única no extremo sul do Chile. A navegação começa em Puerto Montt, porta de entrada do arquipélago de Chiloé, e segue rumo ao Glaciar San Rafael, a única geleira do Campo de Gelo Norte acessível por mar. 

Durante o cruzeiro, temos paradas em povoados pesqueiros como Puerto Aguirre, visita ao Islote Barrientos, lar de milhares de aves marinhas, e até banhos termais nas Termas de Quitralco. O grande destaque do roteiro, porém, é a chegada ao Glaciar San Rafael, com mais de 30 mil anos e torres de gelo que chegam a 70 metros.

Tudo acontece a bordo do Skorpios II, um navio charmoso com 53 cabines confortáveis, equipadas com camas twin, de casal ou king, banheiro privativo e TV. A gastronomia patagônica e o tradicional brinde com uísque no gelo milenar completam a experiência em uma das rotas mais icônicas da região.

Confira aqui o roteiro para o Cruzeiro Skorpios II – Rota Chonos.

Foto: Cruceros Skorpios

Cruzeiro Skorpios III - Rota Kaweskar

Já a Rota Kaweskar, a bordo do Skorpios III, é uma jornada de 4 noites que percorre a região sul do Campo de Gelo Patagônico, considerada a face mais acessível e turística da terceira maior massa de gelo do planeta.

O cruzeiro parte de Puerto Natales, no Chile, navegando por diferentes canais até chegar ao Fiorde Guillard, onde é possível desembarcar para uma pequena caminhada. Então, partimos para conhecer outros atrativos icônicos como o Glaciar Amalia, o Glaciar El Brujo, e o Fiorde Calvo, com sua coleção de icebergs e glaciares.

A experiência culmina no Fiorde das Montanhas, famoso por sua paisagem de quatro geleiras que descem imponentes das encostas montanhosas até tocar o mar. Há ainda paradas para caminhadas por bosques nativos e observar a flora e fauna da região. O roteiro se encerra em Puerto Natales.

Considerado um pouco mais moderno do que o Skorpios II, o navio Skorpios III conta com 45 cabines confortáveis, todas equipadas de forma semelhante, além de uma gastronomia típica patagônica que torna cada pausa entre explorações ainda mais proveitosa.

Confira aqui o roteiro para o Cruzeiro Skorpios III - Rota Kaweskar.

Foto: Cruceros Skorpios

Cruzeiro Australis - Punta Arenas / Ushuaia

A rota Punta Arenas / Ushuaia, a bordo dos navios Australis, é uma jornada de 6 noites que passa por fiordes e canais do extremo sul da Patagônia. É um dos poucos cruzeiros que permitem chegar até o Cabo Horn, onde os oceanos Pacífico e Atlântico se encontram.

O cruzeiro se inicia em Punta Arenas, no Chile, navegando pelo Estreito de Magalhães até a Baía Ainsworth, onde caminhamos por um bosque patagônico e conhecemos um dique construído por castores. Depois, é a vez da Ilha Tucker, lar de colônias de pinguins que podem ser observados de perto.

A viagem então segue pelos Canais de Beagle e Murray até a Avenida dos Glaciares, que possui uma sucessão de glaciares batizados com o nome de países europeus. Ao final, chegamos ao Cabo Horn e à Baía Wulaia, que guarda vestígios de antigos povos indígenas da Terra do Fogo, antes de partir para Ushuaia.

O cruzeiro pode ser feito a bordo do Stella Australis ou do Ventus Australis, ambos com 100 cabines confortáveis com banheiro privativo, e um restaurante que serve excelentes vinhos e pratos típicos da região, como centolla e cordeiro patagônico.

Confira aqui o roteiro para Cruzeiros Australis - Punta Arenas / Ushuaia.

Foto: Cruceros Australis

Cruzeiro Australis - Ushuaia / Punta Arenas

Já a rota Ushuaia / Punta Arenas, que também é oferecida a bordo dos navios Stella e Ventus, é uma jornada de 6 noites que passa pelo extremo sul da Patagônia, mas faz o caminho inverso da rota anterior e inclui outros atrativos.

O cruzeiro se inicia em Ushuaia, e segue pelos Canais de Beagle e Murray até chegar ao Cabo Horn e à Baía Wulaia, onde é possível desembarcar se as condições climáticas estiverem favoráveis. 

Então, a viagem segue pelo Fiorde Pia em direção aos glaciares Pia e Garibaldi, onde podemos realizar uma excursão pela selva fria da Patagônia e caminhar até a base de uma cascata de origem glaciar. Ao voltar ao navio, seguimos pelo Canal Cockburn para conhecer outros glaciares, também com oportunidade para desembarcar.

Chegando ao Estreito de Magalhães, por fim, visitamos a Ilha Madalena, que é o lar de uma colônia de mais de 120 mil pinguins magalhânicos. A viagem se conclui em Punta Arenas, no Chile.

Confira aqui o roteiro para Cruzeiro Australis Patagonia - Ushuaia / Punta Arenas.

Foto: Cruceros Australis

Observação: Todos os cruzeiros mencionados aqui são de expedição, e não de entretenimento. Eles foram projetados especialmente para as condições climáticas e de navegabilidade da Patagônia, e não incluem atrações como shows ou cassinos.

Agora que você conhece os melhores cruzeiros na Patagônia, que tal reservar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes de cruzeiros para a Patagônia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Patagônia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta