Pisa Trekking Aventura Levada a Sério
Voltar

Amazônia - Uakari Lodge - Reserva Mamirauá

Cód.Roteiro:1384

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Hotel de Selva

    Hotel de Selva

  • |
  • Turismo Comunitário

    Turismo Comunitário

  • |
5 DIAS E 4 NOITES

Nível de dificuldade:

- Leve -
Valor a partir de:

R$ 5.600,00

terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

Se você tem vontade de conhecer a Amazônia de uma maneira mais profunda em que poucos conhecem, seu destino é a Pousada Uakari na Reserva Mamirauá, a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no Brasil. Patrimônio Mundial da Natureza, Mamirauá é o destino ideal para os visitantes que sonham em visitar a Amazônia. A reserva faz parte de uma das mais protegidas áreas da floresta tropical e abriga um rico ecossistema que inclui espécies endêmicas à região, como o macaco uacari branco. Situa-se a, aproximadamente, 600 km de Manaus, na confluência entre os rios Solimões e Japurá. Lá fica a maior floresta alagada do mundo, com uma biodiversidade impressionante e mais de 400 espécies de aves. Inserida dentro desse paraíso verde, a Pousada Flutuante Uakari é um alojamento rústico e confortável que flutua nas águas, totalmente integrado com a paisagem. Conta com 5 bangalôs, com 10 suítes, oferece uma ótima estadia, alimentação completa e passeios exclusivos. É administrado conjuntamente pelo Instituto Mamirauá e pelas comunidades ribeirinhas e seus principais objetivos são gerar renda para as comunidades locais, fortalecer sua organização comunitária e criar incentivos para que os moradores promovam a conservação dos recursos naturais da área. Praticamente todos os funcionários da pousada são locais e contam histórias riquíssimas sobre a região e seu modo de vida. Mas, enfim, o que falar da Amazônia? Ela é somente o maior ícone mundial da biodiversidade. Nela, estão a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do mundo com uma diversidade cultural incrível. Falar ou escrever sobre a Amazônia é sempre muito menos do que conhecê-la, então prepare as malas!

Pontos de Interesse

- Ficar hospedado numa pousada simples, porém confortável e que proporciona um excelente contato com a natureza;
- Contribuir diretamente com a conservação da Reserva;
- Gerar renda para as comunidades locais, com o mínimo impacto social e ambiental;
- Interagir com as comunidades locais e aprender com seu modo de vida;
- Observar os diversos animais e pássaros da região;
- Conhecer um dos melhores exemplos de ecoturismo da Amazônia;
- Caminhada por trilhas, passeios de canoa, observação noturna, tudo isso com acompanhamento de guias naturalistas e pesquisadores especializados na região;
- Deliciar-se com as refeições preparadas com todo o carinho por cozinheiras da Amazônia;
- Hospedar-se em uma Pousada com diversas certificações na mídia, como: Top 10 Melhores Lugares da Amazônia pela Lonely Planet, Melhores Hotéis da América do Sul pela National Geographic e Certificado de Excelência pelo Trip Advisor.
 
Saída às segundas-feiras.

Sobre a Trilha

Período da seca: os rios da Amazônia oscilam o nível das águas através dos processos anuais de cheia e vazante. A estação da seca se dá de junho a novembro e a maior vazante dos rios acontece no mês de setembro, quando se formam praias de areia branca e mais áreas de terra firme. Nessa época chove menos e o calor é bastante intenso, mas é sempre bom estar preparado para enfrentar uma chuva torrencial pelo caminho. É no período da seca que conseguimos realizar trilhas e passeios à pé pela reserva.
 
Período da cheia: a estação das chuvas é de dezembro a maio e a cheia tem seu ponto máximo em meados do mês de junho. Nessa época a temperatura é mais amena e o volume de chuvas é mais intenso. No auge da cheia, a Reserva Mamirauá fica totalmente inundada, com poucos pontos de terra firme. Nesta época, os passeios serão realizados de barco pelos vastos igapós. Apesar da frequência de chuva ser maior, dias ensolarados e quentes são comuns durante essa época. É no mês de maio que as onças aparecem, pois como a floresta está no auge da cheia, elas ficam nas únicas partes de terra firme e em cima das árvores!
 
Ressaltamos que apesar de ter a maior biodiversidade do planeta, observar animais na Amazônia não é tão fácil quanto em outras regiões, como no Pantanal. Durante as atividades na floresta, é possível avistar pássaros, macacos, jacarés, botos e, talvez, algumas preguiças. Mas mamíferos terrestres, como anta, paca e onça, dificilmente são observados.

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / TEFÉ / RESERVA MAMIRAUÁ / TRILHA OU PASSEIO DE BARCO NA FLORESTA

Embarque no aeroporto de origem com destino a Tefé. Recepção no aeroporto de Tefé. Em seguida, somos conduzidos para o porto do Lago Tefé, onde a nossa lancha parte para uma viagem de 1h30. Logo após a partida, passamos pelo "encontro das águas", onde as águas negras do lago se encontram com as águas brancas do rio Solimões. A viagem é uma experiência completa em si. Observamos como o Rio Solimões é longo e uma vez que entramos na Reserva Mamirauá vemos comunidades ribeirinhas locais e suas casas de palafitas, muitas das mais de 350 espécies de aves, mamíferos e animais aquáticos como jacarés, botos e o pirarucu, o maior peixe das águas amazônicas. Somos recebidos no impressionante alojamento flutuante pelo gerente local, o guia naturalista e toda a equipe, quando somos introduzidos uns aos outros e instruídos sobre a programação e procedimentos de segurança. Logo após o check-in faremos o almoço: sempre com muita comida fresca, produzida localmente nas comunidades. Seguimos a tradição local e descansamos até às 15h30, quando nos dirigimos para a nossa primeira atividade do programa - uma trilha interpretativa, onde os guias locais irão nos contar sobre o ecossistema de várzea e apresentar o uso tradicional de muitas de suas árvores. No período em que as águas já estão subindo, inundando as trilhas e toda a floresta, fazemos esse passeio introdutório de barco, observando do canal principal muitas espécies de fauna e flora. O jantar é servido às 19h, depois dele assistimos a uma apresentação sobre a história da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, unidade de pesquisa financiada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
 
Almoço e jantar;
Pernoite na pousada.


2º Dia - TRILHA OU PASSEIO DE CANOA / PESCARIA DE PIRANHAS OU AVISTAMENTO DE BOTOS

As manhãs começam cedo na Pousada Uacari! Às 6h30 temos café da manhã e partimos para atividades às 7h, aproveitando os momentos mais frescos do dia e as horas em que a floresta está mais cheia de sons e movimentos. Faremos uma trilha e poderemos ver muitas das árvores e animais amazônicos, com sorte poderemos conhecer o macaco de cheiro, os grupos de macaco guariba ou até mesmo os uacaris brancos. No período de cheia usamos a mesmas trilhas onde caminhamos na seca, mas elas são percorridas de canoa a remo! É impressionante observar a capacidade dos nossos guias locais de se orientarem no igapó - como é conhecida a floresta inundada por aqui. Nós voltamos para a pousada para mais um delicioso almoço. Novamente o descanso é até às 15h30, quando nos dirigimos para a nossa segunda atividade do dia - a pesca tradicional de piranhas, peixe icônico e muito abundante nesta região. Com a ajuda dos guias locais, você vai aprender por que elas podem ser tão perigosas! Já na época cheia seguimos em grupo numa canoa grande para um local onde faremos o avistamento dos graciosos botos da Amazônia, o divertido desafio é conseguir fotografá-los. Esta noite, depois do jantar, vamos em uma aventura: uma trilha ou passeio de barco noturno! Na época seca, vamos adentrar a floresta a pé e observar a dinâmica do turno da noite nela. No período de cheia saímos de barco, com os holofotes a postos e ouvidos atentos para observar animais diferentes e escutar ruídos muito originais da floresta.
 
Café da manhã, almoço e jantar; 
Pernoite em pousada.


3º Dia - TRILHA / PÔR DO SOL NO LAGO MAMIRAUÁ / FOCAGEM DE ANIMAIS NOTURNOS

Após o café da manhã (com muitas das frutas e iguarias locais feitas a partir da mandioca) partimos para uma trilha. Hoje a caminhada (caso estejamos no período de águas baixas) é mais longa e nós poderemos ver muitas das árvores e animais amazônicos. Na cheia também percorremos uma trilha mais extensa a bordo de uma canoinha a remo. Temos um sistema de 14 trilhas, então faremos sempre trilhas diferentes. Voltamos para o almoço e relaxamos por algumas horas nas redes das varandas do nossos quartos que ficam sobre o rio. Saímos às 15h30 para um passeio de barco pelo Lago Mamirauá. É a nossa maior viagem na reserva e você vai aprender mais sobre a história da área a partir do ponto de vista dos guias locais. Quando chegarmos ao lago, teremos um lanche enquanto apreciamos o pôr-do-sol, sempre um espetáculo de cores. No caminho de volta, os holofotes são usados para ver animais noturnos como os enormes jacarés-açú, que podem ter até 4 metros de comprimento. Jantar e tempo livre à noite.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em pousada.


4º Dia - COMUNIDADE RIBEIRINHA / PASSEIO DE CANOINHA A REMO OU PESCARIA DE PIRANHAS / PALESTRA COM PESQUISADOR

Depois do café da manhã partimos às 7h00, a primeira coisa que faremos hoje é visitar uma comunidade local ribeirinha. Um guia local leva-nos em um tour em torno de sua comunidade, mostra a vida diária à beira do rio em uma floresta de várzea, lembrando que os níveis de água podem subir e descer cerca de 12 metros a cada ano, o que exige uma grande adaptação da população local. Nós voltamos para a pousada, almoçamos e temos tempo livre para descansar, conversar com os moradores, ler na biblioteca da pousada ou assistir a um documentário. À tarde, partimos às 15h30 para a nossa última imersão na reserva: uma viagem de canoinha à remo na época da seca e uma pescaria tradicional de piranhas na época da cheia. À noite, após o jantar, os biólogos que conduzem pesquisas na área virão à pousada para apresentá-los ao mundo da ciência, trazendo informações sobre um animal local, o resultado de seu trabalho e como a pesquisa científica ajuda o desenvolvimento de estratégias de
conservação na Reserva.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em pousada.


5º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ / TEFÉ / ORIGEM

São os nossos últimos momentos na Pousada Uacari. O café da manhã será servido às 5h30 da manhã e partimos às 6h00 para Tefé.
 
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
 
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


Datas e Preços

Calendário

Datas

Status

A Partir de

 

24/11/2025

Saída Garantida

R$ 5.600,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

08/12/2025

Saída Garantida

R$ 5.600,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

BAIXA TEMPORADA - SOMENTE TERRESTRE - VALORES POR PESSOA EM R$

LOCAL

HOSPEDAGEM

SGL

DBL/TPL

QDP

Reserva Mamirauá

Pousada Uakari

5.890

5.600

5.310

Valores válidos para saídas às segundas-feiras a partir de 1 cliente no período de 1 de Outubro a 20 de Dezembro de 2025.

BAIXA TEMPORADA - SOMENTE TERRESTRE - VALORES POR PESSOA EM R$

LOCAL

HOSPEDAGEM

SGL

DBL/TPL

QDP

Reserva Mamirauá

Pousada Uakari

6.340

5.990

5.720

Valores válidos para saídas às segundas-feiras a partir de 1 cliente no período de 4 de Janeiro a 31 de Maio e no período de 1 de Outubro a 20 de Dezembro de 2026.

ALTA TEMPORADA - SOMENTE TERRESTRE - VALORES POR PESSOA EM R$

LOCAL

HOSPEDAGEM

SGL

DBL/TPL

QDP

Reserva Mamirauá

Pousada Uakari

6.610

6.280

5.960

Valores válidos para saídas às segundas-feiras a partir de 1 cliente no período de 1 de Junho a 30 de Setembro de 2026.

SERVIÇOS EXTRAS A PARTIR DE MANAUS - VALORES POR PESSOA EM R$

TIPO DE SERVIÇO

1 PESSOA

2 PESSOAS

3 PESSOAS

Transfer Aeroporto / Hotel ou Hotel / Aeroporto (por trecho)

350

180

120

City Tour (privativo)

850

490

490

Cachoeiras em Presidente Figueiredo

1.880

940

850

Vila Ribeirinha com Museu do Seringal e Botos

1.980

990

880

Encontro das Águas (regular)

320

320

320

Encontro das Águas (privativo)

780

780

780

MUSA Museu da Amazônia (privativo)

820

480

480

Valores válidos até 20 de dezembro de 2026.

ADICIONAL AÉREO - ORIGEM / TEFÉ / ORIGEM - VALORES EM R$

CIA. AÉREA

VALOR A PARTIR DE

Azul

Sob consulta

- Os valores da parte aérea são consultados na data de inclusão do pacote, verifique com seu consultor de viagem a tarifa atualizada na data de sua reserva.

 

Informações gerais:
* O roteiro está sujeito à confirmação quanto à disponibilidade de vagas de todos os serviços locais e poderá sofrer reajustes de valores na parte aérea ou terrestre. Confirmar o valor do pacote com seu agente de viagens.
* A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
* Os valores citados nas tabelas acima estão sujeitos a alterações e disponibilidade no ato da reserva.
* Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
* Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
* As tarifas das Cias. Aéreas estão sujeitas a constantes mudanças, por ser essa uma estratégia do mercado. Certifique-se no dia do pagamento do seu pacote, se a tarifa informada pode ser confirmada. Somente a emissão do bilhete, garante a tarifa.
* Seguro viagem incluso somente para brasileiros residentes no Brasil. Para estrangeiros ou brasileiros com residência no exterior, solicite cotação.
 
Formas de pagamento:
 
Parte Terrestre
 
Cartão
Visa, American Express e Mastercard - Entrada + 5x sem juros
(Entrada de 30% via depósito/transferência bancária e o restante em até 5x iguais no cartão).
 
*** para clientes estrangeiros, consultar condições de pagamento.
*** for foreign clients consult payment rules.
 
Boleto
Entrada de 30% via depósito/transferência bancária + prestações no boleto
* Vencimentos e quantidade de parcelas serão calculados de acordo com tempo de antecedência do embarque. Valor total dos boletos deve estar quitado em até 30 dias antes da data do embarque
 
Parte aérea
Verifique com seu consultor as condições de parcelamento de cada cia aérea 
 
 
Cancelamentos:
 
Parte terrestre
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total
Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
 
Parte aérea: Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão. 

O que está Incluso

Inclui
- Traslados compartilhados: aeroporto de Tefé / Reserva Mamirauá / aeroporto de Tefé;
- 4 pernoites de hospedagem no Uakari Lodge na Reserva Mamirauá com pensão completa;
- Passeios citados no roteiro;
- Seguro viagem;
- Brinde especial Pisa Trekking.
 
Não inclui
- Trechos aéreos: origem / Tefé / origem;
- Despesas de ordem pessoal;
- Bebidas;
- Refeições extras;
- Serviços e hospedagem em Manaus;
- Qualquer outro serviço não mencionado no roteiro.

O que levar

- Camisetas de manga curta e comprida;
- Calça leve adequada para caminhadas;
- Shorts e roupa de banho;
- Malha fina para noites mais frias;
- Meias extras;
- Chinelos;
- Calçado confortável;
- Lanterna;
- Chapéu ou boné;
- Repelente (Exposis e/ou outros comuns);
- Protetor solar;
- Óculos escuros;
- Capa de chuva;
- Binóculos (opcional);
- Câmera com baterias extras;
- Medicamentos pessoais (antialérgicos etc.);
- Mochila de ataque para os passeios;
- Cantil.
 
- Não se esquecer de levar protetor solar, óculos escuros e chapéu: o sol na Amazônia é bem forte;
- A energia da Pousada é majoritariamente produzida pelo sol investem em energia limpa. Assim, você poderá recarregar suas baterias de câmeras fotográficas, celulares, tablets e computadores somente quando o sol estiver bem forte (entre 11h e 15h);
- Recomendamos sempre blusas de mangas compridas e calças longas de cores neutras, calçados confortáveis e à prova de água para as trilhas. Em alguns dos passeios é possível também tomar banho de rio, então recomendamos trazer roupa de banho caso tenha interesse em entrar na água;
- Pedimos que seja mantido o limite de 15kg de bagagem por visitante e que excedente fique guardado em nosso escritório em Tefé;
- Também não se esquecer de outros itens que podem fazer você aproveitar melhor sua visita: binóculos, repelente, capa de chuva e, claro, câmera fotográfica!

 

Informações Importantes

OBSERVAÇÕES
* Saídas sempre às segundas-feiras;
* A Reserva Mamirauá não aceita crianças menores de 10 anos;
* Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.
 
Passeios opcionais a partir de Manaus (solicite no ato da reserva):
 
City Tour 
 
Obs.: Excursão de 3 horas e 30 minutos. Visita interna no Teatro Amazonas. Passagem pelo. Centro Antigo com visita ao Mercado Municipal. Saídas de terça-feira a sábado (manhã e tarde). Saídas aos domingos (somente pela manhã). Horário sugerido de saída (manhã às 8:00 e tarde às 13:00).
Inclui: Serviço em veículo privativo. Taxa de entrada nas atrações. Guia local nos idiomas português, inglês e espanhol.
 
Cachoeiras em Presidente Figueiredo
 
Obs.: Excursão de 8 horas. Visita à Gruta Maroaga e Judéia. Visita à Cachoeira Iracema e Cachoeira Arara (opcional). Horário sugerido de saída (pela manhã às 7:30).
Inclui: Serviços em veículo privativo. Taxas nos locais de visitação. Almoço (buffet self-service). Guia local nos idiomas português, inglês e espanhol.
 
Vila Ribeirinha com Museu do Seringal e Botos
 
Obs.: Excursão de 4 horas. Visita ao Museu do Seringal Vila Paraíso. Visita à comunidade indígena com breve ritual. Visita ao flutuante de preservação de mamíferos aquáticos. Museu do Seringal é fechado às segundas-feiras. Saídas diárias. Horário sugerido de saída (manhã às 8:00 e tarde às 13:00).
Inclui: Traslado Hotel/Porto/Hotel. Serviços em lancha rápida privativa. Taxas nos locais de visitação. Guia local nos idiomas português, inglês e espanhol.
 
Encontro das Águas (regular)
 
Obs.: Excursão de 7 horas (saída às 9h). Visita à comunidade indígena com breve ritual. Visita ao flutuante de interação com botos cor de rosa. Visita ao Lago Janauari com almoço em restaurante flutuante. Passeio pelo encontro dos rios Negro e Solimões. Saídas diárias exceto às segundas-feiras.
Inclui: Serviços em veículo compartilhado. Traslado Hotel/Porto/Hotel. Guia local nos idiomas português, inglês e espanhol. 
 
Encontro das Águas (privativo)
 
Obs.: Excursão de 4 horas. Visita à comunidade flutuante Catalão. Visita ao Lago Janauari. Passeio pelo do encontro dos rios Negro e Solimões. Horário sugerido de saída (manhã às 8:00 e tarde às 13:00).
Inclui: Serviços em veículo privativo. Traslado Hotel/Porto/Hotel. Guia local nos idiomas português, inglês e espanhol. 
 
MUSA Museu da Amazônia 
 
Obs.: Excursão de 3 horas. Visita ao Museu da Amazônia (trilhas e torre de observação). Saídas diárias exceto às quartas-feiras. Horário sugerido de saída (manhã às 8:00 e tarde às 13:00).
Inclui: Serviço em veículo privativo. Taxa de entrada. Guia local nos idiomas português, inglês e espanhol.

 

Depoimentos

  • Elias e Lucia
    Oi, Thida,
     
    Correu tudo bem em nossa viagem.
    Gostamos muito de Mamirauá e da Pousada Uacari.  
    Foi uma experiência diferente estar numa instalação flutuante.  As acomodações são rústicas, mas confortáveis.  À noite, o ranger e bater das madeiras atrapalha quem tem sono leve.  Por outro lado, o ruído da água passando "por baixo" do quarto é relaxante.
     
    O período que ficamos (4 noites) não foi suficiente para entediar.  Ao contrário, poderíamos ter ficado mais alguns...
    + Leia Mais
  • Rodrigo Otavio Londres
    A Pisa Trekking nos atendeu muito .Tivemos uma segunda experIência. A organização de hospedagem foi perfeita muito facilitado pelo aplicativo da PISA
  • Gertrudes Corção
    A viagem a Pousada Uacari é uma experiência inesquecível, o lugar é maravilhoso e toda equipe muito acolhedora. Conhecer a floresta Amazônica e as comunidades ribeirinhas foi maravilhoso.

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR